quarta-feira, 31 de julho de 2013

GUIA DA RODADA#10: na luta contra o Z-4, dois times estreiam treinadores

Vanderlei Luxemburgo e Guto Ferreira vão fazer seus primeiros jogos por Fluminense e Portuguesa, respectivamente. Cruzeiro tenta manter a liderança

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

A dança das cadeiras não para no Campeonato Brasileiro. E a décima rodada começa com mais duas mudanças: sai Abel Braga no Fluminense, entra Vanderlei Luxemburgo; sai Edson Pimenta na Portuguesa, entra Guto Ferreira. São dez mudanças em nove rodadas disputadas. Nesta quarta-feira, na abertura da décima, metade dos 20 times que disputam a competição já terá trocado de comandante.

A estreia de Luxemburgo, aliás, será diante do Cruzeiro, no Maracanã. O treinador vai pegar um Flu na zona de rebaixamento, com cinco derrotas seguidas. Em contrapartida, para os mineiros a vitória garantirá a manutenção da liderança isolada, assumida no último fim de semana. Na Portuguesa, a situação é ainda mais crítica. Guto Ferreira pega o time na lanterna com a dura missão de tirar a Lusa da zona de rebaixamento.

Outro jogo que promete fortes emoções é Botafogo x Vitória. Terceiro colocado, o Glorioso teve o gostinho da liderança até os 49 minutos do segundo tempo contra o Flamengo, mas o empate não permitiu ao time segurar a ponta. Em contrapartida, os baianos tentam voltar ao G-4. O Inter é outro que poderia ter chegado ao topo, mas perder para o Náutico freou a boa sequência colorada.

FLUMINENSE x CRUZEIRO

Confronto bolinhas Guia da Rodada fluminense x cruzeiro (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 19H30M - MARACANÃ
O momento é de renovação no Fluminense. Durante a semana, o técnico Abel Braga foi demitido. Menos de 24 horas depois, surgiu o anúncio do acerto com Vanderlei Luxemburgo. O trabalho começa já nesta quarta-feira, no Maracanã. Sem perder tempo, Luxa participou do treino de terça e vai para o campo comandar o desafio de tirar o time da zona de rebaixamento. São cinco derrotas seguidas e o alerta está ligado nas Laranjeiras. Em contrapartida, o Cruzeiro só pensa em uma coisa: manter a liderança. O momento é dos melhores. O time assumiu a primeira posição logo depois de uma goleada por 4 a 1 sobre o arquirrival e atual campeão da Libertadores, o Atlético-MG.

Cartola FC: lutando para deixar o Z-4, o Flu terá a volta de Fred (C$ 20,59), que cumpriu suspensão e volta a ser a esperança de gols. Se achar muito caro, o lateral Carlinhos (C$ 13,51) tem se mostrado uma aposta segura neste ano em que já fez três gols no Brasileirão. O Cruzeiro vem bem, e, já que os meias brilharam no clássico mineiro, a hora pode ser de apostar nos atacantes Luan (C$ 9,96) e Vinícius Araújo (C$ 5,77), que se desvalorizaram no fim de semana, caso eles se mantenham na equipe titular.
Na TV: SporTV (menos RJ) e PremiereFC 2: Luiz Carlos Júnior e Roger Flores.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO) apita o jogo, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva (GO) e João Patricio de Araújo (GO).
Você sabia que...  em brasileiros, a última vez que o Fluminense foi derrotado em seis partidas consecutivas foi há dez anos? Aconteceu na edição de 2003. O Tricolor perdeu para Ponte Preta, São Paulo, Coritiba, Santos, São Caetano e Juventude, em sua pior sequência em nacionais.



ATLÉTICO-MG x ATLÉTICO-PR

Confronto bolinhas Guia da Rodada atletico-mg x ATLÉTICO-PR (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 19H30M - INDEPENDÊNCIA 
Na tabela do Campeonato Brasileiro, a pontuação é a mesma. Ambos os Atléticos somam dez pontos. O número de vitórias separa um do outro. Mas o 13º, o Atlético-MG, além de estar acima, ainda não viu parar o clima de comemoração pelo título da Libertadores. Cuca vem utilizando o time reserva, o que custou caro no último fim de semana, com derrota por 4 a 1 para o Cruzeiro. Para o Atlético-PR, a competição vale uma chance para dar alegria à torcida. Mas o que se vê até então é um 16º colocado bem na beirada da zona de rebaixamento, apesar da vitória na rodada passada sobre a Portuguesa. Vencer os campeões sul-americanos, porém, pode mudar o rumo.

Cartola FC: A dupla de zaga do Galo deve voltar ao time titular neste meio de semana. Réver (C$ 15,46) e Leonardo Silva (C$ 9,86), além de terem boas chances de deixar o placar em branco, ainda aparecem com frequência no ataque com finalizações e gols. O jovem meia Bernard (C$ 17,45) é outra ótima aposta para a rodada, já que, por enquanto, não vai deixar o clube.
Na TV: PremiereFC 5: Jaime Júnior e Léo Figueiredo.
Arbitragem: Paulo Cesar Oliveira (Fifa/SP) apita o jogo, auxiliado por Alberto Poletto Masseira (SP) e Vanderson Antônio Zanotti (ES).
​Você sabia que... o último empate sem gols entre Atlético-MG e Atlético-PR pelo Campeonato Brasileiro aconteceu há 25 anos (ou 28 jogos)? Este último 0 a 0 aconteceu no dia 15 de dezembro de 1988, no Mineirão.

PORTUGUESA x CRICIÚMA
 

Confronto bolinhas Guia da Rodada PORTUGUESA X CRICIÚMA (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 19H30M - CANINDÉ
Existe algo pior que iniciar uma rodada na última posição? Foi o que aconteceu com a Portuguesa. A derrota para o Atlético-PR não permitiu somente a troca de posições com o Náutico. Segurar a lanterna acendeu uma luz. E a luz que a diretoria apostou para iluminar o caminho da Lusa foi Guto Ferreira. O novo treinador entra na vaga deixada por Edson Pimenta. Se para os paulistas o clima é de decepção, do outro lado um time viveu uma gangorra de emoções. Uma vitória sobre o Grêmio elevou o ânimo no Criciúma, mas em seguida surgiu um balde de água fria contra o Vasco. Apesar de chegar a empatar a partida em São Januário, os cariocas conseguiram fazer 3 a 2 e deixar os catarinenses com dez pontos, na 14ª posição. Qualquer tropeço pode aproximar a equipe da zona de rebaixamento.

Cartola FC: estreia de técnico pode motivar a Lusa. Ainda mais jogando em casa. Pelos primeiros treinamentos, Guto Ferreira deve dar novas oportunidades a dois meias que estavam amargando a reserva: Henrique e Moisés. Se confiar na recuperação dos atletas, são apostas bem baratas: Moisés custa C$ 4, e Henrique, apenas C$ 0,98.
Na TV: PremiereFC 7: Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Grazianni Maciel Rocha (RJ) apita o jogo, auxiliado por Jackson Massarra dos Santos (RJ) e Francisco Pereira de Sousa (RJ).
​Você sabia que... Portuguesa e Criciúma não se enfrentam pela Série A do Campeonato Brasileiro há 16 anos? O último confronto na primeira divisão aconteceu no dia 2 de novembro de 1997 no Parque São Jorge, campo do Corinthians. As duas equipes empataram por 2 a 2, gols de Rodrigo Fabbri e Leandro Amaral para a Lusa e Magno Alves para o time catarinense.


CORITIBA x PONTE PRETA
Confronto bolinhas Guia da Rodada CORITIBA X PONTE PRETA (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 21H - COUTO PEREIRA
O Couto Pereira vibrava com a esperança da retomada da liderança. Em caso de vitória em casa, o Coritiba voltaria a liderar o Campeonato Brasileiro. Mas a bola teimou em não entrar, e o time não saiu do 1 a 1 com o Vitória no domingo passado. Em terceiro, Alex e companhia têm uma nova chance de voltar ao topo. Para isso, é necessária a conquista dos três pontos contra a Ponte Preta e a torcida para que Cruzeiro e Botafogo não passem de um empate em seus jogos. O problema é que a Macaca vem com a motivação do 1 a 0 sobre o Santos. Desde que voltou da parada para a Copa das Confederações, os paulistas ainda não perderam.

Cartola FC: Alex (C$ 21,48) vem se mostrando a aposta mais segura para os cartoleiros. O meia tem feito gols, distribuído assistências e finalizado bastante, o que lhe garantiu uma média de 8.3 pontos nas nove rodadas que passaram. Se acreditar mais na Ponte, o impetuoso atacante Rildo (C$ 9,62) também acumula uma boa média de pontos - 4.09 - e é promessa de muitos chutes e faltas sofridas a cada partida.
Na TV: PremiereFC 6: Felipe Lestar e Edson Militão.
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA) apita o jogo, auxiliado por José Carlos Oliveira dos Santos (BA) e José Raimundo Dias da Hora (BA).
Você sabia que... apenas em duas oportunidades a equipe visitante saiu de campo com a vitória na história dos confrontos entre Coritiba e Ponte Preta pelo Campeonato Brasileiro? A Ponte Preta ganhou de 2 a 1 em Curitiba no Brasileirão 2001, e o Coxa venceu por 3 a 0 em Campinas no Brasileiro 2005.


CORINTHIANS x GRÊMIO
Confronto bolinhas Guia da Rodada CORINTHIANS X GRÊMIO (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 21H50M - PACAEMBU
Aquele Corinthians campeão da Libertadores, Mundial e da Recopa Sul-Americana ainda não se encontrou no Brasileiro. A oscilação entre vitórias, derrotas e empates, como o 0 a 0 com o São Paulo, não permite a saída do time da zona intermediária da tabela. Uma coisa que não muda é a disposição da torcida para ir ao estádio. Com a média de 30.132 pagantes por partida, o bando de loucos terá uma nova chance de encher o Pacaembu, agora contra o Grêmio, nesta quarta-feira. Mas o aproveitamento no estádio não é tão empolgante. Foram dois empates, uma vitória e uma derrota. Portanto, é a chance de o Grêmio melhorar seu desempenho como visitante. Ainda não houve vitória. Foram duas derrotas e dois empates. Apesar dos poucos gols (11) marcados, os gaúchos costumam chutar muito a gol. E de 98 deles, 40 foram parar na direção do gol do adversário (40,8%).
Cartola FC: especialista alvinegro nas roubadas de bola, o volante Ralf (C$ 19,60) tem uma boa oportunidade de mostrar serviço contra um adversário difícil, mesmo jogando no Pacaembu. Se achar que os visitantes podem surpreender o Timão, o meia Zé Roberto (C$ 25,04), apesar do preço salgado, acabou de desvalorizar e sempre chega com categoria à frente. Os laterais gremistas Pará (C$ 11,13) e Alex Telles (C$ 11,23) também têm dado retorno a quem aposta neles.
Na TV: Globo para SP, Ituiutaba e Uberlândia (MG), Salvador (BA), TO e Regiões Sul e Centro-Oeste: Cleber Machado, Casagrande e Leonardo Gaciba. PremiereFC 1: Odinei RIbeiro e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Alício Pena Junior (MG) apita o jogo, auxiliado por Márcio Estáquio Santiago (MG) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ).
Você sabia que... faz tempo que uma partida entre Corinthians e Grêmio não termina sem vencedor? O último empate aconteceu dia 2 de dezembro de 2007, pelo returno do Brasileirão: 1 a 1 no Olímpico, gols de Jonas, para o Tricolor, e Clodoaldo, para o Timão. Vale lembrar que este jogo decretou o rebaixamento do time paulista para a Série B em 2008.


BAHIA x FLAMENGO
Confronto bolinhas Guia da Rodada bahia X flamengo (Foto: Editoria de Arte)QUARTA-FEIRA, 21H50M - FONTE NOVA
A cada rodada que passa, a confiança aumenta. Cristóvão Borges tem acertado a mão ao armar o Bahia. Ao menos os números da tabela indicam um time agarrado no G-4, só uma posição abaixo, em quinto. Um problema, no entanto, precisa ser corrigido antes que crie problemas para o Tricolor. A equipe ocupa o posto de mais indisciplinada da competição, com 188 faltas cometidas (média de 18,8 por jogo) e 33 cartões amarelos (média de 3,3 por jogo). Atenção redobrada para os pendurados Anderson Talisca, Jussandro e Ryder.  O ponto a favor é que o adversário também tem seus defeitos. Um deles é a pontaria. De 151 finalizações, apenas nove entraram, média de 16,8 chutes a cada gol marcado pelo Flamengo. Contra o Botafogo, na última rodada, foram 18 até sair o gol no fim da partida. Por outro lado, o aproveitamento rubro-negro fora de casa é bom: duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Cartola FC: Diante de seu ex-clube, o goleiro Marcelo Lomba (C$ 17,18), que vem fazendo um excelente Brasileirão, vai querer mostrar serviço. Já foram 18 defesas difíceis até agora no fantasy game, e a tendência é que ocorram mais algumas na quarta-feira. No Fla, o atacante Marcelo Moreno (C$ 7,45) não marca há três jogos e vai fazer de tudo para acabar com o jejum. Só um dos dois deve ir bem na rodada. Aposta no goleiro tricolor ou no centroavante rubro-negro?
Na TV: Globo para RJ, MG (menos Ituiutaba e Uberlândia), ES, BA (menos Salvador), CE, RN, AL, MA, PB, SE, PI e Região Norte (menos TO): Luis Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho. PremiereFC 2: Thiago Mastroianni e Darino Sena.
Arbitragem: Héber Roberto Lopes (Fifa/SC) apita o jogo, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC).
Você sabia que... duas das maiores torcidas do Nordeste do Brasil, Bahia e Flamengo sempre levaram multidões aos estádios? O maior público registrado foi no Brasileirão de 1993 quando 73 mil pessoas lotaram a Fonte Nova no feriado de 7 de setembro para assistir ao empate por 1 a 1, gols de Casagrande para o Fla e Marcelo para o Bahia.



BOTAFOGO x VITÓRIA

Confronto bolinhas Guia da Rodada BOTAFOGO X VITÓRIA (Foto: Editoria de Arte)QUINTA-FEIRA, 19H30M - MARACANÃ
Sabe aquele empate que dói na alma do torcedor? Pois é. Ele aconteceu. E da forma mais dolorida possível, aos 49 minutos do segundo tempo. E contra o maior rival. Quando encerrou o clássico empatado por 1 a 1 com o Flamengo, o Botafogo ficou com o gosto amargo. Não  apenas pelo resultado, mas por ter perdido a chance de manter a liderança. Mas não há tempo para lamentação. O adversário de quinta está em sexto e pronto para dar o bote. O Vitória faz boa campanha e tem o artilheiro Maxi Biancucchi. O que falta ainda é aprimorar o quesito finalizações. Com 85 chutes, os baianos só não finalizaram menos que a Portuguesa (77).

Cartola FC: desvalorizados ao sofrer gol no finzinho contra o Fla, os zagueiros botafoguenses Dória (C$ 14,82) e Bolívar (C$ 8,33) tendem a melhorar em mais um jogo no Maracanã. O goleiro Jefferson (C$ 18,01) é outro que pode recuperar pontuação e cartoletas. Se achar que o ataque do Vitória pode furar a defesa alvinegra, o meia Escudero (C$ 13,97) e o atacante Maxi Biancucchi (C$ 20,32) têm sido boas apostas nesta temporada.
Na TV: PremiereFC 1: Eduardo Moreno e Edinho.
Arbitragem: Flávio Rodrigues Guerra (SP) apita o jogo, auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
Você sabia que... o Botafogo não enfrenta uma equipe de fora do Rio no Maracanã há seis anos (ou 32 jogos)? A última partida aconteceu dia 10 de novembro de 2007, pelo Campeonato Brasileiro, com vitória por 3 a 2 sobre o Paraná.


GOIÁS x VASCO
Confronto bolinhas Guia da Rodada goias X vasco (Foto: Editoria de Arte)QUINTA-FEIRA, 21H - SERRA DOURADA
O navio vascaíno tomou um novo rumo. Os ventos mudaram. A embarcação agora tem um rei. Juninho Pernambucano, o Reizinho, chegou ao clube e ajudou a conquistar as duas vitórias nos dois últimos jogos (Fluminense e Criciúma). Para animar ainda mais os cruz-maltinos, a diretoria tenta regularizar Guiñazu, Montoya e Willie para aumentar as opções de Dorival Júnior. O Goiás também torce por mais opções. Uma delas é Vítor, recuperado de lesão no tornozelo. A expectativa é de que ele jogue e ajude a retomar o caminhos das vitórias do Esmeraldino.

Cartola FC: uma das boas apostas do Goiás neste ano vem sendo o lateral William Matheus (C$ 8,30), que vai encarar justamente o seu ex-clube, fator motivacional para mais uma boa atuação do atleta esmeraldino. Do outro lado, a aposta certa cruz-maltina vem sendo o meia Juninho Pernambucano (C$ 12,86), que rendeu mais de 10 pontos a quem apostou nele nas duas rodadas em que atuou nesta campeonato.
Na TV: SporTV (menos GO) e PremiereFC 2: Jader Rocha e Lédio Carmona.
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES) apita o jogo, auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Fábio Rogério Baesteiro(SP).
Você sabia que... o Goiás não vence o Vasco há sete anos? A última vitória foi no dia 14 de maio de 2006, por 2 a 0, gols de Vítor e Souza.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/07/guia-da-rodada10-na-luta-contra-o-z-4-dois-times-estreiam-treinadores.html

Nenhum comentário: