sexta-feira, 7 de junho de 2013

Troféu Armando Nogueira - Armandão: com direito a seu 400º gol, Alex é o craque da rodada #4

Meia dá assistência e marca um lindo gol, num chutaço de fora da área, contra o Fluminense e ajuda a colocar o Coritiba na liderança do Brasileiro

Por SporTV.com Rio de Janeiro



Ao acertar um chutaço, aos 42 minutos do segundo tempo, e decretar a vitória do Coritiba por 2 a 1 sobre o Fluminense, o meia Alex não venceu apenas Ricardo Berna. Superou, ali, outros três goleiros, que até então lideravam a disputa para ver quem seria o craque da quarta rodada do Brasileirão 2013. Michel Alves (Vasco), Wilson (Vitória) e Fábio (Cruzeiro) se destacaram, todos com notas 8,0. Mas foi pouco perto do brilhantismo do ídolo alviverde. O gol, nada menos que o 400º de sua carreira, pôs o Coxa na liderança do campeonato e coroou uma atuação que já tinha na conta uma bela assistência para o gol de Robinho. Com uma nota 8,5, Alex leva o Armandinho de melhor jogador da rodada.

Na avaliação dos jurados do Troféu Armando Nogueira, o atacante Fernandão (Bahia), autor de dois gols sobre o Botafogo, mereceu 7,5, assim como Dagoberto (Cruzeiro) e Otávio (Internacional), escolhidos para serem seus companheiros de ataque, com a mesma nota.  Elano (Grêmio), que começou entre os reservas e entrou para marcar o golaço de falta sobre o Vitória, também recebeu 7,5. O Vasco, aliás, foi o time com mais indicados à seleção da rodada. Além do goleiro Michel Alves, emplacou o lateral-direito Elsinho, com 7,0, e o volante Abuda, também com 7,0.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.

Seleção da rodada 4 Brasileirão 2013 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

GOLEIRO


Foi possivelmente a melhor atuação de Michel Alves com a camisa cruz-maltina. O goleiro foi autor de nada menos que cinco defesas difíceis na partida contra o Atlético-MG. Segurou dois chutes fortes de Luan, ganhou o duelo cara a cara com Leandro Donizete e salvou o Vasco ao espalmar as cabeçadas de Jô e Alecsandro. Nota 8,0 para o camisa 1, que foi decisivo para a vitória de sua equipe e superou outros dois destaques de sua posição nos jogos de meio de semana, Fábio (Cruzeiro) e Wilson (Vitória), que também ganharam nota 8,0. Fábio, porém, fez menos defesas difíceis (três) e Wilson acabou não conseguindo evitar a derrota para o Grêmio.

LATERAL-DIREITO

Iniciar o contra-ataque e dar a assistência na jogada que valeu ao Vasco o segundo gol sobre o Atlético-MG - àquela altura, aos 48 minutos do segundo tempo, garantindo a vitória por 2 a 0 - não foram os únicos motivos para que Elsinho vencesse como melhor lateral-direito da quarta rodada do Brasileirão 2013. Aplicado taticamente, o jogador roubou seis bolas e sofreu cinco faltas, dando conta de marcar Richarlyson. Nota 7,0 para ele, numa noite em que poucos laterais-direitos se salvaram e ficaram entre os melhores de suas equipes, casos, por exemplo, de Luís Ricardo (Portuguesa), Alessandro (Corinthians) e Lucas Botafogo), todos com 6,0.

ZAGUEIROS


A disputa no alto foi com um zagueiro campeão mundial: Lúcio. Rodrigo, do Goiás, levou a melhor, desviou de cabeça e colocou a bola no cantinho. Absolutamente decisivo na vitória esmeraldina por 1  a 0 sobre o São Paulo, em pleno Morumbi. Nota 7,0 para o defensor, que faz a dupla de zaga da rodada com Gil, do Corinthians, que não conseguiu evitar a derrota de sua equipe para o Cruzeiro, mas foi um dos destaques do Timão em Sete Lagoas, ganhando quase todas as jogadas e mereceu a mesma nota 7,0 de Rodrigo. Lima (Portuguesa) e Dedé (Cruzeiro) também se destacaram, com a mesma nota dos dois eleitos.
LATERAL-ESQUERDO


O destaque da rodada na posição foi Carlinhos, do Fluminense. Foi umas das principais armas ofensivas do Tricolor contra o Coritiba. Constante no apoio, ainda marcou um gol. Mereceu um 7,0 dos jurados do Armandão. Outro destaque foi Fabrício, do Internacional. Foi ele quem iniciou a jogada que resultou no gol colorado, de Rafael Moura, no empate em 1 a 1 com a Portuguesa. Nota 6,5. Além deles, poucos foram os laterais-esquerdos que chamaram a atenção desta vez.
VOLANTE


O volante da rodada foi Abuda. Ele saiu do banco de reservas para matar o jogo contra o Atlético-MG com um chute cruzado após arrancar por cerca de 40 metros. Nota 7,0 para o jogador vascaíno. Destaques de Bahia e Internacional, respectivamente, Helder e Airton também merecem uma menção especial, com ambos tendo fechado suas participações igualmente com um 7,0. Com uma média razoável de 6,0 ficaram Egídio (Cruzeiro), Raul (Bahia), Pedro Botelho (Atlético-PR) e William Matheus (Goiás).

MEIAS


Alex fez exatamente o que se espera da estrela de uma companhia. Num jogo complicado diante do atual campeão brasileiro, o camisa 10 assumiu a responsabilidade desde o início, obrigando Ricardo Berna a espalmar uma bola que entraria no ângulo. Depois, não só deu a assistência para o gol de Robinho - que abriu o placar - como desempatou o jogo, aos 42 minutos do segundo tempo, num chutaço de fora da área. Esse gol foi o de número 400 da carreira de Alex. Além de especial para o meia, foi responsável direto por colocar o Coxa na liderança. Merecidamente levou um 8,5. Seu companheiro no setor de armação é Elano, que saiu do banco de reservas para resolver o jogo contra o Vitória. Poupado por Luxemburgo sob a alegação de que o Brasileirão é um campeonato ganho com elenco, o meia mostrou que seu talento individual é imprescindível. O jogo era duro, com o goleiro Wilson pegando tudo. Ele só não alcançou a cobrança de falta perfeita de Elano. O tiro no ângulo e o restante de sua atuação lhe valeram um 7,5. Souza, da Portuguesa, também foi bem, revivendo seu melhor futebol, com a mesma nota de Elano, embora não tenha sido tão decisivo. A Lusa não foi além do 1 a 1 com o Internacional.

ATACANTES


O trio ofensivo da rodada tem em Fernandão, do Bahia, o seu homem de referência. Num jogo que se desenhava difícil, contra o até então invicto Botafogo, o camisa 9 foi o grande responsável pela virada tricolor, com dois gols na vitória por 2 a 1. Oportunismo puro e nota 7,5 para ele. Ao seu lado, com a mesma pontuação, Dagoberto, que também foi determinante para o triunfo de sua equipe, o Cruzeiro, fazendo o único gol do jogo contra o Corinthians. Completando o ataque, o jovem Otávio, que também recebeu 7,5. Algo justo pela assistência para o gol do Inter no 1 a 1 contra a Lusa. Foi o melhor do time de Dunga.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2013/06/armandao-com-direito-seu-400-gol-alex-e-o-craque-da-rodada-4.html

Nenhum comentário: