sexta-feira, 7 de junho de 2013

Nadal segura a reação de Djokovic e vai à oitava final de Roland Garros

Sérvio comete erros não forçados em demasia, leva duelo para quinto set, mas espanhol bate rival em longa parcial e mantém sequência de decisões no ano

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Era um duelo incomum entre Novak Djokovic e Rafael Nadal em Roland Garros, nesta sexta-feira, já que os dois se encontravam antes de uma final após 11 partidas. Porém, a rivalidade e a intensidade do confronto foram as mesmas. Esforçado, o sérvio se virou como pôde para tentar a classificação para a decisão do torneio, teve momentos de grande confiança no jogo, mas esbarrou nos excessivos erros não forçados cometidos na partida (75 contra 44 do espanhol). Mais regular que o adversário, o Touro Miúra quase mandou um "pneu" (6/0), segurou uma reação do adversário e conquistou a vaga suada na oitava final dele em Roland Garros por 3 sets a 2, com parciais de 6/4, 4/6, 6/1, 6(3)/7 e 9/7, em quatro horas e 37 minutos de confronto.

Tênis Rafael Nadal roland garros (Foto: Agência Reuters)Nadal comemora bastanta a vitória em intenso duelo com Djokovic (Foto: Agência Reuters)

Nadal ampliou a vantagem nos confrontos diretos com Djokovic. O espanhol agora tem 20 vitórias em 35 duelos contra o número 1 do mundo, sendo que nunca foi derrotado por Nole em Roland Garros nas cinco vezes em que se encontraram. Por pouco, o atual 4º do ranking também não conquistou um feito inédito no histórico entre eles. No circuito profissional, nenhum dos dois conseguiu aplicar um "pneu" contra o outro.

Sete vezes campeão em Roland Garros, o Miúra ainda obteve a 58ª vitória dele na competição. Ele igualou o recorde de Roger Federer, conquistado recentemente, do argentino Guillermo Villas e do italiano Nicola Pietrangeli. Caso vença novamente o Grand Slam francês, o ex-número 1, além de ampliar o domínio em Paris para oito títulos, vai se tornar o maior vencedor de partidas do torneio. Ele ainda pode ser o primeiro tenista a ganhar um único Grand Slam oito vezes.

Em grande momento na temporada, Nadal vai disputar a nona final consecutiva em nove torneios disputados em 2013. Ele sofreu apenas duas derrotas, para o argentino Horacio Zeballos em Viña del Mar, no Chile, e para o próprio Djokovic em Monte Carlo. O Miúra tem seis títulos neste ano (Aberto do Brasil, Acapulco, Indian Wells, Barcelona, Madri e Roma), tudo isso voltando de lesão no joelho esquerdo que o deixou sete meses afastado dos torneios oficiais.

A final de Roland Garros será disputada no domingo, às 10h (horário de Brasília), e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real. Em busca do oitavo título do Grand Slam francês, Nadal encara na decisão o espanhol David Ferrer, que superou em sets diretos o francês Jo-Wilfried Tsonga. O número 5 do mundo disputa a primeira decisão dele em Grand Slams.

Djokovic peca nos erros não forçados

Djokovic começou a partida pontuando cinco vezes consecutivas. No primeiro ponto de Nadal no jogo, o sérvio foi buscar uma difícil bola de backhand do rival, mas acabou devolvendo-a para fora. Apesar do início promissor do número 1 do mundo, o Miúra tratou de equilibrar a partida soltando os potentes ataques de esquerda. Nole, por sua vez, ia se destacando pela intensa correria com que chegava nas bolas, sem se dar por vencido em nenhum ponto. Em uma das jogadas, no sexto game, ele até pareceu sentir a coxa ao botar a mão na região após deslizar no saibro para alcançar uma bola curta do adversário.

Somente no sétimo game veio o primeiro break point da partida, quando o líder do ranking passou a cometer erros não forçados em demasia. Djokovic arriscou uma paralela de backhand, mas o ataque foi para fora. O sérvio se safou com um forte saque, mas o espanhol continuou pressionando. Na terceira oportunidade de quebra que teve, o Miúra contou com mais uma bola do rival para fora, agora para definitivamente converter o break point. O espanhol manteve a vantagem em mãos e saiu na frente, cometendo apenas nove erros não forçados, contra 14 do oponente.

tênis Novak Djokovic Roland garros (Foto: Agência Reuters)Ponto fraco de Djokovic foi o alto número de erros não forçados cometidos na partida (Foto: Agência Reuters)

Sérvio reage e empata

No segundo set, Djokovic se irritou justamente com as próprias falhas. No segundo game, ele gritou inconformado consigo mesmo, devido a um backhand na paralela que foi para além dos limites da quadra. O sérvio ainda tomou outra quebra, no quinto game: depois de parar na rede, ele arriscou uma deixadinha com o break point contra; Nadal aproveitou que a bola estava flutuando e soltou o winner na paralela para ficar em vantagem. Porém, Djokovic se recuperou rapidamente. Na segunda chance de quebra no jogo, ele foi beneficiado por uma paralela do espanhol para fora e empatou a parcial: 3/3.O sérvio não baixou o ritmo e obteve outra quebra matando um rali com um winner angulado de direita. Depois, ele só confirmou o serviço sacando para o set, numa sequência de quatro games vencidos de forma seguida.

tênis Rafael Nadal Roland garros (Foto: Agência Reuters)Por pouco Nadal não aplicou um 'pneu' inédito
contra Djokovic (Foto: Agência Reuters)

Nadal quase consegue 'pneu'

Se o segundo set foi bom para Djokovic, o terceiro foi desastroso. No primeiro game de saque, o sérvio foi quebrado com uma bola polêmica. O número 1 evitara a quebra, mas depois do desafio de Nadal, o juiz de cadeira deu bola fora. Nole reclamou da mudança de marcação e foi vaiado pelo público. O sérvio teve inclusive que se desculpar pela atitude. No quarto game, Djokovic tentou adivinhar o lado de um dos golpes do rival e se deu mal. Com novo break point contra, ele tomou outra quebra com uma bola para fora.

Nadal então abriu 5/0 sobre o líder do ranking. O sérvio acabou permitindo o duplo break e set point ao adversário, em um game em que falhou num lob, e o espanhol soltou uma grande cruzada de backhand. Nole forçou os golpes e o saque, pontuou quatro vezes seguidas e fugiu do "pneu". Mas não evitou que o rival levasse o game seguinte e a vitória no set.

Miúra saca para o jogo, mas leva empate

Djokovic precisava de outra reação, mas esbarrava nos erros não forçados. Ao término do terceiro set já eram 38 cometidos, contra somente 20 de Nadal. Apesar disso, o jogo era competitivo. Os dois até proporcionaram um lindo duelo de deixadinhas, que Djokovic matou após lançar uma bola no fundo da quadra e definir então de voleio. A partida seguiu disputada até o sexto game.

tênis Novak Djokovic Roland garros (Foto: Agência Reuters)Inconstante, Djokovic foi buscar vitória no tie-break
do quarto set (Foto: Agência Reuters)

No entanto, o sétimo game parecia ser decisivo, assim como foi no set inicial. Com a parcial em 3/3, o sérvio permitiu o duplo break point. Nole salvou um com um winner angulado, mas pegou mal na raquete no ponto seguinte e deu o game de graça para o oponente. A história da primeira parcial poderia mesmo se repetir, só que Nadal pecou nos erros não forçados, e Djokovic devolveu a quebra.

A confiança de Nole cresceu, mas teve um repentino baque depois do 5/5. Quando ele mandou uma bola na rede e permitiu um break point ao rival, levou as mãos à cabeça já prevendo o pior. O sérvio então exagerou na força e atacou para fora no ponto seguinte. Era o 53º erro não forçado dele no embate. Sacando para o jogo, Nadal se afobou e também falhou em quadra. Djokovic não perdeu as esperanças e devolveu a quebra com um winner na paralela. Em alta, ele sobrou no tie-break: 7 a 3.

Djokovic sai na frente, mas Nadal vence longo set

A grande reação inspirou o número 1 para o último set, que não tem tie-break. Nadal pareceu sentir o peso da virada e, num game em que cometeu a segunda dupla falta no jogo, se viu com o triplo break point contra. Nole precisou da terceira oportunidade para forçar uma devolução do espanhol na rede e começar o último set já pontuando no game de serviço do adversário. O sérvio também dava pinta do que mostrou até então na partida, mandando um fácil smash para fora e fornecendo o 30-40 para o espanhol. Nole, porém, manteve a quebra de frente.

Nadal resolveu arriscar tudo no oitavo game, quando Djokovic sacava com a vantagem de 4/3. Acelerando as bolas, o espanhol rapidamente chegou ao 0-30. Mais adiante ele fez 30-40, porém mandou uma esquerda torta e alta, desperdiçando a chance de quebra. O Miúra ganhou mais uma oportunidade depois que o sérvio, mesmo fazendo todo o esforço do mundo, tocou com o corpo na rede após cravar um smash. Somente na terceira vez que tinha o break point é que Nadal obteve a quebra, contando com uma bola do oponente na rede.

O confronto passou a ficar à feição do espanhol, que chegou a estar a dois pontos da vitória no décimo game. Porém, Djokovic teimava em se manter na disputa, ainda que brecando nos erros não forçados - cometeu o 70º dele no 13º game. Quando o jogo se aproximava das 4h30m de duração, o sérvio inclusive soltou um smash na rede após um Gran Willy (movimento de costas, com a raquete entre as pernas) do espanhol. A partida só foi definida no 16º game. Com dois erros não forçados de Nole, Nadal alcançou o triplo break e match point. Com mais uma bola fora do sérvio, o espanhol enfim fechou o jogo e conquistou a vaga na final.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/em-jogo-duro-nadal-segura-reacao-de-djokovic-e-vai-8-final-de-r-garros.html

Nenhum comentário: