sexta-feira, 7 de junho de 2013

Brasil cede um set, mas passa pela Polônia na estreia da Liga Mundial

Em seu primeiro jogo oficial do ciclo olímpico de 2016, seleção derrota a atual campeã da competição; no domingo, as equipes voltam a se enfrentar

Por GLOBOESPORTE.COM Varsóvia



As peças mudaram. Não havia mais Serginho, Giba, Rodrigão e Ricardinho. Mas sobrava a vontade de suprir a falta dos quatro medalhões e iniciar o novo ciclo olímpico com o pé direito. Mesmo que do outro lado estivesse a Polônia, a atual campeã da Liga Mundial. Nesta sexta-feira, em Varsóvia, apesar de um momento de desconcentração no terceiro set, a reformulada seleção brasileira venceu a partida por 3 sets a 1, parciais de 25/22, 25/20, 22/25 e 25/15. Um dos grandes nomes do confronto foi o caçula Lucarelli. O ponteiro de 21 anos, que estreou no torneio como titular, superou o nervosismo inicial e terminou o confronto como o maior pontuador, com 17 acertos. 

Ricardo Souza vôlei Brasil contra Polônia (Foto: EFE)Em sua estreia, Lucarelli terminou como o maior pontuador  (Foto: EFE)

As equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 15h (de Brasília), na cidade de Lodz. O SporTV transmite ao vivo e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

- Estamos felizes pela vitória. Vencemos uma equipe importante, que é a Polônia, na casa deles e na estreia. Vimos alguns erros, mas vimos também uma equipe equilibrada. Isso é importante porque sabemos a dificuldade da nossa chave e do caminho até Mar del Plata, onde vai ser disputada a fase final da competição. Domingo teremos uma partida totalmente diferente. A Polônia vai entrar em quadra mordida, sabendo que pode jogar e nos pressionar muito mais. Sabemos que eles vão crescer, mas nós também podemos jogar melhor. São três pontos importantes, que não dão confiança, mas temos que estar atentos ao próximo jogo - disse Bernardinho.

O jogo

Com Lucão e Eder fazendo bom trabalho pelo meio, o Brasil fugiu sem muita dificuldade no placar (6/2). Foi o suficiente para Andrea Anastasi pedir tempo. Depois dali, seus comandados passaram a se organizar melhor em quadra. O bloqueio fechou a porta para Lucarelli, que parecia pouco à vontade em sua estreia com titular. Além de Kurek, a Polônia encontrava facilidade pelo meio de rede, foi encostando no placar e não demorou para tomar o comando do marcador (10/9). Um toque na rede de Bruninho, um novo bloqueio sobre Lucarelli, um erro de saque de Lucão foram enchendo ainda mais os adversários de confiança (14/11).

O Brasil se aproximava novamente, e William Arjona deixou o banco e vibrou ao conseguir, no primeiro levantamento em sua estreia na competição, deixar Lucão livre para empatar. Depois da chamada de Bernardinho, Lucarelli também respondeu. Com um bloqueio simples, fez 18/17 para a seleção. Os donos da casa reagiram, mas não tiveram como evitar o bom momento brasileiro na reta final do primeiro set. Um ataque para fora da Polônia, Bruninho e seus companheiros comemoravam: 25/22.

Éder vôlei Brasil contra Polônia (Foto: EFE)Éder encara o bloqueio duplo da Polônia
(Foto: EFE)

Na parcial seguinte, Bruninho distribuía bem as bolas, Lucarelli arrancava pontos preciosos no saque, e Dante encontrava espaços para manter o Brasil em vantagem (12/8). Do outro lado, Kurek chamava a responsabilidade e equilibrava novamente o jogo. Mozdzonek também subia sem marcação, e o adversário dava pontos de graça com erros de saque e desperdiçando ataques. Um ace de Bartman  e lá estava outra vez a Polônia na cola (17/16). O Brasil não se abateu e encontrou em Vissotto a melhor opção para sair do sufoco. Mário Junior também fazia boas defesas, e a equipe vibrava. Com Lucão, o segundo set foi para o bolso: 25/20.
  
Polônia esboça reação, mas Brasil fecha a conta

Anastasi pedia mais agressividade aos seus comandados após ver o Brasil abrir 4/1. Aos pouquinhos, os anfitriões iam recuperando a confiança. Tiravam proveito das bobeadas da seleção, apostavam no saque e ganhavam fôlego. A virada veio. Kubiak subia de produção, e o time agradecia (13/10). O Brasil tentava se ajustar e contou com as falhas do adversário para retomar o controle da partida (19/18). Kurek pedia bola, mantinha viva a esperança polonesa. O saque de Lucão que parou na rede fez a arquibancada respirar aliviada: 25/22.

O Brasil retomou a concentração e começou melhor o quarto set. A  boa passagem de Lucarelli pelo saque devolveu o sorriso aos rostos dos jogadores. Com a vantagem rodando na casa dos cinco pontos, a seleção via Kurek sentir a pressão. Já errava saque, um ataque aqui e outro ali e ainda dava um toque na rede. Para piorar, Bartman não conseguia passar pelo bloqueio de Lucão (17/9). Sem sustos, a equipe verde-amarela caminhou para a vitória. No último lance do jogo, Bruninho levantou para Lucarelli, que acertou uma cortada na diagonal, com muita categoria, coroando a estreia pela Liga Mundial em grande estilo. 

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/06/brasil-cede-um-set-mas-passa-pela-polonia-na-estreia-da-liga-mundial.html

Nenhum comentário: