sexta-feira, 7 de junho de 2013

Na mira do Santos, Marcelo Bielsa deixa o comando do Athletic Bilbao

Presidente do clube basco, Josu Urrutia confirma dispensa de El Loco em entrevista coletiva. Técnico comandou a equipe em duas temporadas

Por GLOBOESPORTE.COM Bilbao, Espanha


Marcelo Bielsa em treino do Athletic Bilbao (Foto: Getty Images)Após duas temporadas, Bielsa deixa o Athletic.
Santos tem interesse (Foto: Getty Images)

Marcelo Bielsa não é mais treinador do Athletic Bilbao. Nesta sexta-feira, o presidente do clube basco, Josu Urrutia, concedeu uma entrevista coletiva para confirmar a saída do técnico argentino, cujo contrato termina em junho. Assim, El Loco tem o caminho livre para assinar com o Santos, que já demonstrou interesse em contratá-lo.

De acordo com Urrutia, a decisão de não renovar o compromisso com Bielsa foi um consenso na diretoria. Durante a semana, o mandatário se reuniu duas vezes com o argentino.

- Acreditamos que, para os interesses do Athletic, o melhor é uma mudança. Entendo que haja torcedores que queiram a permanência de Bielsa. O futuro dirá se estamos nos equivocando ou não – disse Urrutia.

O presidente afirmou ainda que não decidiu quem será o substituto de Bielsa. Entretanto, de acordo com a imprensa local, Ernesto Valverde, que dirigiu o Valencia no último Campeonato Espanhol, já teria chegado a um acordo para comandar os Leones.

- Não decidimos ainda quem será o substituto. A partir de amanhã começaremos a analisar as alternativas. Buscamos um perfil que se integre à instituição o mais cedo possível e que, no âmbito esportivo, faça com que o Athletic siga como protagonista.

Bielsa comandou o Athletic durante duas temporadas. Na primeira, a equipe brilhou e, jogando um futebol ofensivo, chegou às finais da Liga Europa e da Copa do Rei, mas foi derrotada, respectivamente, por Atlético de Madri e Barcelona. No segundo ano, os bascos não repetiram as boas atuações e chegaram a brigar contra o rebaixamento no Campeonato Espanhol.

Com o fim do vínculo com o Bilbao, Bielsa fica livre para negociar com outras equipes. Besiktas e Roma já apareceram como interessados no argentino, assim como o Santos. O primeiro contato com El Loco, porém, assustou os dirigentes do Peixe: o técnico pediu um salário anual de R$ 11 milhões e só quer assumir o time em janeiro de 2014.

FONTE::
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/06/na-mira-do-santos-marcelo-bielsa-deixa-o-comando-do-athletic-bilbao.html

Nenhum comentário: