sexta-feira, 7 de junho de 2013

América-MG abre três, cede empate, mas marca no fim e vence Oeste

Gol de Tiago Alves nos acréscimos transforma vexame em vitória épica do Coelho sobre o Rubrão, que perde a invencibilidade no Brasileiro Série B

 A 

CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Abrir 3 a 0 no primeiro tempo seria um roteiro sem emoção para o América. A vitória, com soberania, talvez não fosse tão importante para a reação do Coelho na Série B do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, permitir o empate do adversário depois de uma vantagem tão larga seria um vexame para o time e para alguns torcedores americanos que viajaram cerca de 120km de Belo Horizonte para Nova Serrana, no interior mineiro. Mas como toda emocionante história de ação tem seu herói, a vitória por 4 a 3 do América sobre o Oeste também teve seu protagonista.

Tiago Alves, aos 46 do segundo tempo, transformou a decepção em um resultado épico, que encostou o time mineiro no G-4 da campetição. Com o resultado, o América vai a 9 pontos, mesmo número do Figueirense, Palmeiras e Joinville, mas perde saldo de gols. Já o Oeste, que perdeu pela primeira vez no torneio, fica com 8, ainda próximo da zona de acesso à elite nacional.

Antes da paralisação para a Copa das Confederações, o Oeste recebe o São Caetano, na próxima terça-feira, às 19h, em Itápolis, e o América vai a Florianópolis enfrentar o Avaí.

Rodriguinho jogo América-MG contra Oeste (Foto: Agência Estado)Sete gols deram emoção para América-MG e Oeste (Foto: Agência Estado)

Blitz americana

O fator "casa" a favor do América nem pesava tanto. Também não havia uma grande energia vindo das arquibancandas. Mesmo assim, o Coelho parecia estar em uma potência de um carro de corrida, enquanto o Oeste caminhava em campo.

O gol até demorou para sair, mas quando a rede balançou pela primeira vez, a porteira do Oeste escancarou. Apenas aos 31 minutos o placar foi inaugurado. Em jogada de contra-ataque, Doriva passou cruzado para Nikão. O atacante americano chutou no canto do goleiro Fernando Leal e fez 1 a 0 para o time da casa.

Rodriguinho, meia do América-MG (Foto: Reprodução PremiereFC)Rodriguinho balançou a rede duas vezes
(Foto: Reprodução PremiereFC)

Aos 34 minutos, Rodriguinho recebeu passe de Willians e aproveitou que nenhum defensor itapolitano pegou na bola e chutou no canto de Fernando Leal, ampliando o placar para o América.

O jogo caminhava tão bem para o América, que Rodriguinho nem precisou tocar na bola para se desmarcar da zaga do Oeste. Aos 43, ele fez seu segundo gol, saindo da área para buscar a bola, mas apenas tocando nela para chutar com felicidade, colocando o Coelho com três gols de vantagem.

O vento parou de soprar a favor do América nos acréscimos do primeiro tempo. Andrei puxou Fernandes pela camisa, levou o segundo amarelo e foi expulso da partida. Com dez em campo, o Coelho veria o tempo fechar por quase toda a etapa final.

Invencibilidade derrubada por um herói

Das quatro primeiras partidas do Oeste na Série B, em três o Rubrão esteve atrás no placar e conseguiu evitar a derrota – uma, inclusive, com gol de goleiro. Não era porque o time estava perdendo por três gols que os jogadores da equipe de Itápolis deixariam de acreditar.

Mas força de vontade não bastava. Além de técnica, também era necessária muita sorte. O Oeste mostrou pontaria firme para buscar o resultado. Lelê, aos 7 minutos, recebeu passe de Wanderson, dominou bem na entrada da área e chutou forte no ângulo.

O belo gol de Bruno Nunes, três minutos depois, recolocou o Oeste na partida. O atacante do Rubrão, na quina da grande área, bateu cruzado. A bola desviou em Jaílton e foi parar mais uma vez no ângulo do goleiro Matheus: 3 a 2.

O América ligou o sinal de alerta e se fechou. Com isso, os visitantes passaram a arriscar mais de fora da área. Aos 20 minutos, um chute de longe de Piauí, à la Roberto Carlos, foi parar nas redes. O resultado mantinha o Rubrão invicto na competição.

O Coelho, que já havia visto sua vantagem desaparecer, voltou a se colocar no campo de ataque e voltou a ameaçar. Com o tempo regulamentar esgotado, Tiago Alves se viu obrigado a tentar de onde era possível e teve sucesso. Um golaço para corar a épica vitória americana por 4 a 3.


Nenhum comentário: