quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sharapova leva 'pneu', se recupera e encontra Azarenka na semi em Paris

Tenista russa sofre 'pane', mas consegue virada sobre Jankovic em Roland Garros. Atleta de Belarus, por sua vez, supera Maria Kirilenko e avança

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Tudo indicava que o dia não seria dos melhores para Maria Sharapova em Roland Garros. Depois de levar um baile, com direito a "pneu", no primeiro set diante de Jelena Jankovic (18ª), a russa mostrou seu poder de recuperação e virou a partida para 2 sets a 1 (parciais de 0/6, 6/4 e 6/3). Com a vitória, Sharapova avançou às semifinais em Paris e agora enfrenta pela primeira vez no ano Victoria Azarenka. A atleta de Belarus superou Maria Kirinlenko (12ª) na outra partida válida pelas quartas, por 2 sets a 0 - 7/6 (3) e 6/2.

- Desde o começo do jogo, Jankovic foi muito agressiva. Tive que mudar uma série de coisas para vencer o jogo. Sabia que tinha que me movimentar e seguir em frente para mudar o jogo. Sabia que podia - disse Sharapova, após a vitória.

tênis Sharapova Roland garros (Foto: Agência EFE)Sharapova levou um baile no primeiro set, mas se recuperou em Roland Garros (Foto: Agência EFE)

A tenista da Sérvia deu um passeio na número 2 do ranking no primeiro set. Sharapova, que parecia dispersa, demorou para entrar no ritmo do jogo e não conseguiu ganhar nenhum game sequer, chegando a cometer impressionantes 20 erros não forçados. Jankovic, por sua vez, apresentava um jogo consistente, com apenas quatro erros na primeira etapa da partida.

No entanto, Sharapova não jogou a toalha e enfim acordou no segundo set. E foi o suficiente para ter o domínio. Com direito ao backhand poderoso, a russa chegou a abrir boa vantagem diante dos erros da rival. No entanto, Jankovic não entregou os pontos com facilidade e chegou a encostar no placar, com 5/4. Mas a russa, dessa vez, não desperdiçou e deixou tudo igual, fechando o set com 6/4.

O terceiro set foi marcado pelo equilíbrio. No entanto, quando o placar estava empatado em 3/3, a russa mostrou toda sua categoria e quebrou o saque da adversária. A musa alcançou a marca de 12 winners no terceiro set. No momento decisivo do jogo, Jankovic acabou cometendo muitos erros e não conseguiu segurar a russa, que fechou o set em 6/3 e o jogo em 2 a 1.

Azarenka vence Kirilenko e também vai à semifinal

Na outra partida das quartas de final da chave, a bielorussa Victoria Azarenka, número 3 do mundo, teve do outro lado a número 12 da WTA, a russa Maria Kirilenko. Em duelo disputado no primeiro set, mas tranquilo para Azarenka no segundo, a vitória da bielorussa veio por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (3) e 6/2.

Tênis victoria azarenka roland garros (Foto: Agência Reuters)Azarenka venceu e avanlou às semifinais de Roland Garros (Foto: Agência Reuters)

O primeiro set foi equilibrado e longo. Com as duas tenistas confirmando seus serviços, a primeira quebra veio apenas no 11º game. Azarenka dominou Kirilenko, apostou nas devoluções forçadas e venceu o game. O troco veio em seguida, com Kirilenko devolvendo a quebra e levando o jogo para o tie-break, vencido por Azarenka, por 7/6 (3).

No segundo set, Azarenka entrou de vez na partida e não deu espaço para a número 12 do mundo. Com três quebras de serviço contra, Kirilenko não conseguiu se recuperar e viu a tenista de Belarus fechar o set (6/2) e o jogo: 2 a 0.

Azarenka x Sharapova: vantagem para Vika

Maria Sharapova e Victoria Azarenka ainda não se enfrentaram em 2013. No ano passado, as duas tenistas fizeram seis confrontos, com quatro vitórias da atleta de Belarus contra apenas dois da musa. No geral, Azarenka também leva vantagem, com sete vitórias sobre a russa, que venceu cinco vezes.

Nesta temporada, Azarenka faturou dos títulos: o Grand Slam da Austrália e o WTA de Doha. Sharapova, por sua vez, venceu em os WTAs de Stuttgart e de Indian Wells.

A outra partida válida pela semifinal do Grand Slam de Roland Garros será entre a tenista americana Serena Williams, primeira colocada do ranking, e a italiana Sara Errani, número 5.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/sharapova-leva-pneu-se-recupera-e-encontra-azarenka-na-semi-em-paris.html

Nenhum comentário: