quarta-feira, 5 de junho de 2013

Com gol de Luis Suárez, Uruguai vence a França no Centenário

Atacante do Liverpool entra na etapa final e encerra jejum de quatro jogos sem gols entre as equipes. Franceses visitam o Brasil no próximo domingo

Por GLOBOESPORTE.COM Montevidéu, Uruguai


A excursão da França pela América do Sul começou com derrota. Nesta quarta-feira, os franceses perderam para o Uruguai por 1 a 0, no estádio Centenário, em Montevidéu. O único gol do jogo foi marcado por Luis Suárez, que entrou no segundo tempo para dar a vitória aos donos da casa. O atacante deu fim ao jejum de gols em encontros entre as seleções, que durava desde 1985 (totalizando quatro jogos).

A equipe de Didier Deschamps terá pela frente a seleção brasileira no próximo domingo, às 17h (de Brasília), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Já o Uruguai volta a campo, na próxima terça-feira, pelas eliminatórias da América do Sul. A Celeste encara a Venezuela, às 21h, no estádio Cachamay, longe de casa. A equipe de Óscar Tabárez está em sexto lugar, com 13 pontos. Já os rivais estão em quinto, com 15 somados. Pela Copa das Confederações, o Uruguai estreia diante da Espanha, no dia 16 de junho, na Arena Pernambuco.


Destaques de Botafogo e Internacional, Lodeiro e Forlán iniciaram a partida como titulares. Porém, com o rendimento discreto dos donos da casa no confronto, foram sacados no intervalo. Com um problema no joelho, Karim Benzema, do Real Madrid apenas acompanhou o duelo do banco de reservas. O atacante está sendo preparado para o compromisso em solo brasileiro.

Domínio da França não se traduz em gols

Sem atuar no Uruguai desde 1930 (quando disputou a primeira Copa do Mundo), a França se mostrou um visitante ingrato para celeste nos primeiros 45 minutos. O jogo começou à feição dos franceses. Mesmo jogando fora de casa, o time de Didier Deschamps encontrou o caminho para dominar as ações. Os chutes de fora da área foram uma constante e, não fosse a boa atuação de Muslera na etapa inicial, poderia ter ido ao vestiário ao menos com um gol.

Chances não faltaram. E boa parte delas passou pelos pés do meia Payet. Logo no primeiro minuto de jogo, o camisa 7 arriscou de fora da área e a bola passou à direita do gol do Uruguai. Era um anúncio do que viria na sequência. Depois, Valbuena aos sete minutos, do mesmo lugar, também proporcionou susto ao arqueiro.


Nicolas Lodeiro jogo Uruguai e França (Foto: AFP)Lodeiro realiza marcação em Payet. Meia do Botafogo foi sacado no intervalo do jogo (Foto: AFP)

A melhor oportunidade dos Bleus, no entanto, parou nos pés de Gourcuff. Num dos raros contragolpes na partida, Payet deixou o companheiro livre para marcar dentro da área. Mas parou nas mãos de Muslera, que saiu do gol para salvar o lance. Logo em seguida, o próprio camisa 7 fez uma bela jogada. Tirou dois marcadores com habilidade e bateu colocado à direita do goleiro uruguaio, que se esticou para realizar a defesa.

O Uruguai sentiu falta de criatividade no meio-campo no primeiro tempo. Mesmo com o trio ofensivo formado por Forlán, Lodeiro e Cavani, a Celeste não incomodou Mandanda. A melhor oportunidade saiu de bola alçada na área, quando Coates cabeceou por cima da meta da França.


Luis Suárez entra e acaba com a seca

Insatisfeito com o rendimento do Uruguai, Óscar Tabárez mandou quatro nomes diferentes a campo no segundo tempo. Diego Godín, Gaston Ramirez, Sebastián Eguren e Luis Suárez foram os escolhidos. Saíram Arévalo Ríos, Diego Lugano, Forlán e Lodeiro.

Deu resultado. No primeiro lance do atacante do Liverpool, o Centenário vibrou. Depois de passe na medida de Maxi Pereira pelo lado direito, o camisa 9 se livrou do zagueiro para bater rasteiro para vencer Mandanda aos quatro minutos.

O atacante só começou no banco de reservas por estar suspenso para o duelo da próxima semana pelas eliminatórias. Com o gol, Suárez chegou aos 32º pela Celeste. O atacante, agora, está a apenas um de Diego Forlán, que é o maior artilheiro da história da seleção uruguaia.

No decorrer da etapa final, os times passaram por inúmeras modificações e o jogo perdeu em intensidade. Com mais de 10 alterações em campo, os treinadores tiraram os minutos finais para realizar observações e dar ritmo aos atletas.  Por conta da falta de entrosamento, foram poucos os lances de perigo. No fim, o Uruguai se fechou no campo de defesa e conseguiu sair com a vitória em casa.


Luiz Suarez comemora, Uruguai x França (Foto: AFP)Luiz Suárez entra na segunda etapa e garante vitória da Celestre sobre a França (Foto: AFP)

FONTE:

Nenhum comentário: