quarta-feira, 5 de junho de 2013

Nadal e Djokovic vencem em Paris e se reencontram nas semifinais

Espanhol bate Stanislas Wawrinka, enquanto sérvio derruba Tommy Haas, ambos por 3 sets a 0, e reeditam na semi a final de Roland Garros de 2012

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


tênis rafael nadal roland garros (Foto: Agência Reuters)Rafael adal bate Wawrinka e vai à semi para pegar
o sérvio Novak Djokovic (Foto: Agência Reuters)

Rafael Nadal e Novak Djokovic vão medir forças mais uma vez em Roland Garros. Mas ao contrário do ano passado, quando o espanhol venceu o sérvio na decisão, agora o número 4 e o número 1 do mundo vão duelar pelas semifinais. E com grandes objetivos pela frente. Enquanto o espanhol busca o oitavo título no saibro francês, o sérvio quer a taça que ainda não tem em seu currículo para tornar-se o oitavo jogador na história a conquistar todos os quatro Grand Slams do tênis mundial.

Os rivais já se enfrentaram 34 vezes: 19 vitórias de Nadal e 15 de Djokovic. Em 2013, só um duelo entre os dois. Apenas Nole, em Monte Carlo, e Horacio Zeballos, em Viña del Mar, conseguiram derrotar o espanhol na atual temporada. O Miúra tem seis títulos e chegou em todas as decisões dos torneios que disputou. Djokovic levantou três taças no ano, incluindo o primeiro Grand Slam, na Austrália.

Nesta quarta-feira, Nadal não teve dificuldades para vencer o suíço Stanislas Wawrinka (9º), por 3 sets a 0, com parciais de 6/2, 6/3 e 6/1. Na quadra ao lado, Djokovic também confirmou seu favoritismo e bateu o alemão Tommy Haas (14º) por 3 sets a 0 - 6/4, 7/6 (5) e 7/5. A outra semifinal será entre o francês Jo-Wilfried Tsonga (8º) e o espanhol David Ferrer (5º).

Nadal passa fácil por Wawrinka


Disposto a confirmar logo sua vaga nas semifinais, Rafael Nadal começou avassalador. Com seis minutos, já tinha quebrado o saque de Wawrinka e confirmado seu serviço, abrindo 2/0. Com dificuldade, o suíço ainda conseguiu confirmar um saque, mas depois apenas viu Nadal jogar. Com mais duas quebras, o espanhol abriu 5/1, e seu rival se desesperou.

No sétimo game, com o saque, Wawrinka tentou uma deixadinha, respondida com maestria por Nadal. Na tentativa de contra-atacar, Stanislas deixou a bola na boa para o espanhol, que dificultou as coisas e viu seu rival acertar a rede. Revoltado com o erro, Wawrinka jogou sua requete no chão, quebrando-a e sendo vaiado. A fúria ao menos funcionou. Ele confirmou seu serviço no game seguinte, mas depois perdeu o set por 6/2.

tênis raquete Stanislas Wawrinka roland garros (Foto: Agência Reuters)Stanislas Wawrinka perdeu a paciência e quebrou sua raquete no primeiro set (Foto: Agência Reuters)

O segundo set começou mais equilibrado. Mas, no seu segundo game, Wawrinka teve o serviço quebrado, e logo viu Nadal abrir 3/1. A vantagem, porém, não durou tanto tempo. O suíço conseguiu quebrar o serviço de Nadal, fez 3/3, só que viu o espanhol confirmar mais um saque e minutos depois fechar o set em 6/3 com mais uma quebra.

No último set, entregue, Wawrinka não demonstrou resistência. Ele viu Nadal "passear". Com 18 minutos, o espanhol abriu logo 3/0 e passou a administrar o placar. Em mais oito minutos, a parcial já estava em 5/0, com mais uma quebra de serviço. Depois, bastou confirmar seu saque e fechar em 6/1, após o suíço vencer seu único game no set.

Novak Djokovic vence Tommy Haas


No outro duelo da chave, o número 1 do mundo, o sérvio Novak Djokovic fez um jogo equilibrado com Tommy Haas, mas confirmou o favoritismo e eliminou o rival por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6(5) e 7/5. Assim, segue em busca do único título de Grand Slam que ainda não tem: Roland Garros.

O melhor tenista do mundo na atualidade teve amplo domínio logo no primeiro set. Sem levar sustos, o sérvio fechou com a vantagem de 6/3 em apenas 30 minutos. Djokovic acertou quatro aces e teve 14 winners.

tênis novak djokovic roland garros (Foto: Agência Reuters)Djokovic foi muito bem no saque e não teve dificuldades para vencer Tommy Haas (Foto: Agência Reuters)

No segundo set, não houve a mesma facilidade. Tommy Haas conseguiu impor seu ritmo e fez frente ao sérvio. No entanto, os erros do alemão - 16 não forçados - acabaram sendo cruciais para desequilibrar a etapa para o lado de Djokovic, que fechou o set no tie-break por 7/6 (5).

Djokovic começou o terceiro set mantendo o bom ritmo nos três primeiros games, sacando com grande categoria. Mas Tommy Haas não se abateu com facilidade. Mesmo em desvantagem, ele conseguiu empatar com o sérvio no quinto game. Em resposta, Djokovic mostrou toda sua força, quebrou o saque do oponente e confirmou seu serviço em seguida, carimbando presença na fase semifinal de Roland Garros: 7/5.

É a quinta vez que Djokovic chega a uma semifinal de Roland Garros. Ele foi eliminado nesta fase nos anos de 2007, 2008 e 2011, mas chegou à decisão em 20012, quando foi derrotado por Nadal, que se sagrou heptacampeão do Slam francês.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/06/nadal-e-djokovic-vencem-em-paris-e-se-reencontram-nas-semifinais.html

Nenhum comentário: