quarta-feira, 5 de junho de 2013

Em meio a ajustes, Arena Fonte Nova recebe simulado para Confederações

Sem 'áreas generosas' ao redor, estádio recebe instalação de equipamentos provisórios, enquanto acerta problema na cobertura

Por Eric Luis Carvalho Salvador


A Arena Fonte Nova recebeu uma simulação de jogo da Copa das Confederações, nesta quarta-feira. Em um tour restrito à imprensa e autoridades, o estádio baiano pôde viver um pouco da experiência que viverá em três partidas da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 a 30 de junho, em seis cidades brasileiras. A simulação abordou desde a recepção dos torcedores até os caminhos da imprensa credenciada dentro do estádio. Membros do alto escalão do COL - o diretor-executivo Ricardo Trade, o gerente de operação Tiago Paes e o gerente de segurança Hilário Medeiros - participaram do evento.

fonte nova tour (Foto: Eric Luis Carvalho)Fonte Nova recebeu tour para mostrar operação na Copa das Confederações (Foto: Eric Luis Carvalho)

Ainda na área externa do estádio, torcedores serão recebidos por orientadores, com megafones. Em português e em inglês, eles indicarão as entradas a serem seguidas. No acesso ao estádio, os torcedores passarão por uma minuciosa revista com detectores de metais. Não será permitido o acesso ao estádio com objetos metálicos cortantes, lasers, instrumentos musicais, armas de fogo, rojões, alimentos e garrafas de água, entre outros.

fonte nova tour (Foto: Eric Luis Carvalho)Lista de proibições estará na entrada
da Arena (Foto: Eric Luis Carvalho)

Após essa primeira triagem, os torcedores ganham acesso à sua respectiva entrada, que pode ser preferencial ou estabelecida através da bagagem que o torcedor carrega. Depois disso, os torcedores apresentam os ingressos nas catracas para adentrar ao estádio.

Do lado de fora será instalada uma área de entretenimento e comércio com a venda de produtos licenciados pela Fifa, além de uma reivindicação dos baianos, o acarajé, comida típica do estado que. Os detalhes sobre a venda da comida típica serão divulgados nesta quinta-feira.

Mudanças na cultura do torcedor

Dentro do estádio, planos de segurança e modelos de comportamento do torcedor foram apresentados. Os membros da imprensa ganharam ingressos fictícios, mas numerados, e foram convidados a sentarem no local designado. Para sorte dos convidados, ninguém tinha um ingresso da fileira A do segundo anel do estádio, que se encontrava completamente alagado devido à chuva que caiu na capital baiana nas primeiras horas do dia.

Na ocasião, o COL simulou uma cena em que um torcedor senta em um local que não é o indicado no seu ingresso. Um orientador solicita ao torcedor que se retire. Ainda assim, o homem se recusa a sair. O orientador da Fifa então sai de cena. Entra em ação o steward, segurança privado do evento. Cabe a ele o “confronto” com o torcedor que não cumpre as regras.


fonte nova tour (Foto: Eric Luis Carvalho)Coletiva no final do tour explicou detalhes como informações dos ingressos (Foto: Eric Luis Carvalho)

Gerente geral do COL, Tiago Paes destacou a importância na mudança da cultura de torcer com o ingresso numerado. Além disso, ele pediu que torcedores cheguem cedo e aproveitem as regalias que o estádio vai fornecer.

- A cultura do lugar marcado precisa ser colocada em prática. Os portões abrem três horas antes do jogo. A checagem da segurança é rigorosa, por isso é importante que o torcedor chegue cedo. As ruas do entorno vão estar fechadas, então usem o transporte público. O estádio terá uma área comercial na área externa, além disso, terá a animação de DJ, muita música e entretenimento. No final do jogo, o estádio vai continuar aberto para diminuir o fluxo de saída. No final tem aquele problema de sair todo mundo junto, então vamos criar medidas para prender o torcedor no estádio – contou o dirigente na coletiva, após a visita.

O funcionamento dos bares e dos serviços de limpeza também foram apresentados. Cada banheiro terá um funcionário cuidando permanentemente da limpeza. Além disso, haverá coleta seletiva de lixo.


fonte nova tour (Foto: Eric Luis Carvalho)Parte da cobertura que rompeu na semana passada
passa por ajustes (Foto: Eric Luis Carvalho)

Problemas e ajustes

Restando 15 dias para receber o primeiro jogo, o confronto entre Uruguai e Nigéria, no dia 20, a Arena Fonte Nova corre contra o tempo para ficar 100% pronta para o evento teste para a Copa do Mundo de 2014. Nesta quarta, o buraco na cobertura do estádio, aberto há pouco mais de uma semana, ainda continua lá.

A cobertura passa por reparos. Na manhã desta quarta-feira não havia homens trabalhando no local por conta da chuva, explicou o representante do consórcio Arena Fonte Nova e responsável pela manutenção durante o período em que o estádio está sob tutela da Fifa.

Além da cobertura, muitas goteiras eram vistas no estádio neste dia chuvoso na capital baiana. Algumas fileiras de arquibancada do estádio ficaram alagadas. Outros pontos do estádio também apresentavam poças de água. Paralelo ao tour de imprensa e autoridades, funcionários trabalhavam para minimizar os impactos da chuva.

- Até o final da semana vamos concluir a cobertura. Em relação às goteiras estamos monitorando. São setores localizados, mas estamos trabalhando nisso. Inclusive estamos aproveitando a chuva para fazer esse monitoramento – garantiu José Luís Góes, representante da Arena Fonte Nova.


fonte nova tour (Foto: Eric Luis Carvalho)Filas mais próximas do parapeito ficaram alagadas (Foto: Eric Luis Carvalho)

Além disso, uma recomendação da Fifa que tinha restrição da Fonte Nova será seguida. Os vidros que separam os torcedores no estádio serão retirados por indicação da entidade máxima do futebol. A Arena Fonte Nova tentou manter os vidros, mas decidiu ceder. O custo com a operação é de R$ 250 mil e será da Arena.

- Vamos retirar os vidros e vamos recolocá-los somente após a Copa do Mundo. Essa operação vai custar R$ 250 mil e será custeada pela Arena. Durante a Copa das Confederações vamos observar o comportamento do torcedor sem os vidros – disse Góes.
 

fonte nova tour (Foto: Eric Luis Carvalho)Bancos de reservas já estão no nível do gramado
(Foto: Eric Luis Carvalho)

O banco de reservas foi alterado e entrou nos padrões da Fifa. O fosso ganhou um tablado para ficar no nível do campo. A estrutura da cobertura foi alterada para um nova e transparente, permitindo que o torcedor que fica atrás do banco consiga ver o campo através da estrutura.

Sem "áreas generosas", como foram chamadas pelo secretário Ney Campelo as regiões do entorno, a Fonte Nova tem recebido estruturas temporárias no seu interior. O estádio está recebendo uma sala de coletivas com capacidade ampliada em relação às salas originais do projeto, assim como uma central de mídia para receber 400 profissionais: 300 jornalistas e 100 fotógrafos.


Os dois equipamentos estão em fase de montagem. Centenas de profissionais trabalham no local para deixar tudo pronto para o dia 19, quando as seleções do Uruguai e da Nigéria estarão no estádio fazendo reconhecimento do gramado e em seguida falarão com a imprensa no local.

fonte nova tour (Foto: Eric Luis Carvalho)Central de mída está em fase de montagem e ficará na área de um dos estacionamentos (Foto: Eric Luis Carvalho)

- Não seria justo pedir uma central de imprensa e uma sala de coletiva que no modo legado não teriam utilização, por isso, as estruturas temporárias são justas. Tenho certeza que vocês (baianos) vão dar show - afirmou Ricardo Trade.

A tour de experiências pelos estádios da Copa das Confederações já passou por Fortaleza e Recife, além de Salvador. Brasília e Belo Horizonte receberão a comitiva nos próximos dias.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ba/noticia/2013/06/em-meio-ajustes-arena-fonte-nova-recebe-simulado-para-confederacoes.html

Nenhum comentário: