quarta-feira, 5 de junho de 2013

GUIA DA RODADA #4: o melhor time de todos os tempos da última semana

Brasileirão entra na quarta rodada sem uma equipe que seja unanimidade. Destaque nesta quarta-feira para Cruzeiro x Corinthians

Por Alexandre Alliatti Rio de Janeiro


Montagem Dagoberto e Pato, Cruzeiro x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)Dagoberto e Pato: Cruzeiro x Corinthians é um dos
bons jogos da rodada (Foto: Editoria de Arte)

Desafie-se a escolher o melhor time brasileiro neste 5 de junho de 2013. Difícil. Não sem razão, muitos podem pensar no Atlético-MG, salvador da pátria brasileira na Libertadores da América. Verdade, mas o sofrimento contra o Tijuana e a conquista de apenas um ponto nos dois jogos que disputou no Brasileirão colocam poréns na certeza. Outros podem lembrar do São Paulo, dono de sete pontos em três rodadas, responsável por golear o Vasco, por vencer a Ponte Preta fora de casa e por empatar justamente com o Galo. Fato, mas a recente queda na Libertadores ainda deixa uma coleção de pulgas atrás das orelhas são-paulinas.

E o Botafogo? Campeão carioca com soberania, outro dono de sete pontos em nove disputados no Brasileiro. Mas, e sempre parece existir um "mas", o resultado contra o Cruzeiro (2 a 1) na última rodada foi bastante melhor do que a atuação alvinegra - o Cruzeiro, aliás, é mais um em quem se pode depositar alguma esperança.

Inter? Conseguiu perder pro Bahia. Corinthians? Nos últimos sete jogos, está invicto, mas só ganhou dois. Fluminense? Duas vitórias em dois jogos no Brasileirão, mas ainda sob análise depois da eliminação na Libertadores. Vitória? Ótima arrancada, mas elenco aparentemente incapaz de seguir assim até o final.

O Brasileirão entra em sua quarta rodada sem ter seu tradicional melhor time de todos os tempos da última semana (com o perdão pelo roubo da frase dos "Titãs"). O equilíbrio, uma marca do campeonato, parece inabalável, pelo menos até a parada de um mês para a Copa das Confederações, no fim de semana. Serão nove jogos nesta quarta-feira e mais um na quinta. Destaque para Cruzeiro x Corinthians, às 22h, na Arena do Jacaré, e para a agonia precoce de Flamengo e Náutico, adversários também às 22h, em Florianópolis.

SÃO PAULO X GOIÁS
Guia da Rodada - São Paulo x Goiás (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 19H30M - MORUMBI

Ó o São Paulo fazendo campanha de novo. É batata: basta dar um campeonato de pontos corridos pro clube do Morumbi, e ele se sente em casa. O time de Ney Franco talvez tenha a largada mais representativa do recém-nascido Brasileirão 2013. Quando jogou em casa, goleou; quando saiu, venceu e empatou. Paulo Henrique Ganso e Luis Fabiano, desfalques no 0 a 0 com o Atlético-MG, voltam ao time para enfrentar o Goiás. O Esmeraldino, na zona de rebaixamento, ainda tenta se encontrar no campeonato, depois da paulada que levou na estreia (5 a 0 para o Cruzeiro) e dos dois empates posteriores (com Corinthians e Coritiba). Enderson Moreira terá que dar um jeito de anular o setor ofensivo do Tricolor. E não terá os volantes Amaral e Dudu Cearense na tarefa. 
Cartola FC: O São Paulo é franco favorito em casa diante do Goiás e pode ter duas novidades no time titular: Paulo Henrique Ganso (C$ 18.00) e Luis Fabiano (C$ 23.29). Ambos são caros e ainda não foram confirmados por Ney Franco. As apostas mais seguras podem ser o lateral Juan (C$ 8.47) e o volante Wellington (C$ 6.91).

Na TV: Premiere FC, com Jota Jr. e Belletti.
Arbitragem: Francisco Carlos Nascimento (AL), com Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Rondinelle dos Santos Tavares (AL).
Você sabia que... o São Paulo tem o dobro de vitórias do que o Goiás nos confrontos entre as duas equipes por Brasileiros? Dezesseis contra oito, além de dez empates.


CRICIÚMA X SANTOS
Guia da Rodada - Criciuma x Santos (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 19H30M - HERIBERTO HÜLSE

Não é de hoje que o fator local é um diferencial do Criciúma. E, pelo visto, o Tigre dependerá do Heriberto Hülse, e da torcida que costuma lotá-lo, para sobreviver no Brasileirão. Bastou sair de sua toca para o time catarinense enfraquecer. A vitória sobre o Bahia na estreia foi abafada pelas derrotas para Inter e Fluminense. Agora, a equipe comandada por Vadão volta a ter dois jogos em casa. Precisa pontuar. Começa a missão contra o Santos, perdido na temporada - especialmente depois da saída de Neymar. O Peixe ainda não encontrou um substituto para Muricy Ramalho. O interino Claudinei Oliveira segue no comando do time, que busca a primeira vitória no campeonato. Ele tenta tirar o mínimo de rendimento de uma equipe que ainda não tem Montillo com a bola que a torcida espera dele.
Cartola FC: É um jogo com tabu, já que o Tigre nunca venceu o Peixe no Brasileiro, enquanto a equipe alvinegra não vem fazendo um início de campeonato dos mais empolgantes. Se achar que vai ser 0 a 0, o zagueiro Matheus Ferraz (C$ 6.93), do time da casa, é uma boa opção, assim como Durval (C$ 11.75) pelo lado dos visitantes. Se achar que os ataques vão funcionar aposte no santista Neilton (C$ 5.31) ou no seu adversário Lins (C$ 20.43), que está caro, mas valeu boa pontuação no último jogo no Heriberto Hulse.
Na TV: SporTV (menos SC), com Odinei Ribeiro e Wagner Vilaron.
Arbitragem: Pablo dos Santos Alves (ES), com Fabiano da Silva Ramires (ES) e Ramires Santos Cândido (ES).
Você sabia que... o Criciúma nunca venceu o Santos no Brasileirão? Em oito jogos, foram seis triunfos do Peixe e dois empates.


PORTUGUESA X INTER
Guia da Rodada - Portuguesa x Internacional (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 19H30M - CANINDÉ

Está com problemas? Seu time vai mal? O rebaixamento é um risco? Temos a solução: enfrente o Inter! Exagero, claro, mas ô time que gosta de alimentar zebras... No ano passado, os colorados já viram derrotas para adversários como Atlético-GO, Figueirense, Náutico, Portuguesa - todos lutando para não cair. Veio 2013, e quando o Bahia parecia a equipe mais bagunçada da Série A, foi lá e ganhou do Inter. E fora de casa. Ou seja: boa notícia para a Portuguesa, dona de apenas um pontinho em dois jogos. No Canindé pela primeira vez na competição, a Lusa tenta avisar que não está nesse grupo de possíveis rebaixados. Mas a tarefa é dura. Apesar da derrota da última rodada, os gaúchos têm um bom time, com padrão de jogo. Problema é a ausência de Leandro Damião. Rafael Moura, seu substituto, não tem conseguido dar resposta. Forlán, a serviço da seleção uruguaia, é outro desfalque. A Portuguesa tem a volta de Diogo.

Cartola FC: É uma boa partida para apostar na equipe visitante. O Inter perdeu em casa e precisa se recuperar imediatamente se não quiser ficar para trás na classificação geral. O meia D'Alessandro (C$ 18.85) é o atleta que mais deu assistências até agora. Se precisar fazer dinheiro, pense em atletas que se desvalorizaram na rodada passada como o goleiro Muriel (C$ 9.08).
Na TV: Premiere FC, com Bacchin Jr. e Müller.
Arbitragem: Wagner Reway (MT), com Paulo Cesar Silva Faria (MT) e Fabio Rodrigo Rubinho (MT).
Você sabia que... Portuguesa e Inter têm o mesmo número de gols em 2013? São 46 bolas na rede para cada time. A diferença é que a Lusa foi a campo mais vezes: 31, contra 27 do Colorado.


GRÊMIO X VITÓRIA
Guia da Rodada - Grêmio x Vitória (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - ARENA

Jogo promissor. São duas equipes que começaram bem o campeonato. Ainda não perderam - o Grêmio tem só duas partidas, uma a menos que o Vitória. Será a primeira vez que o time gaúcho jogará em sua Arena na história do Brasileirão. Lá, buscará um rendimento mais convincente. Na última rodada, contra o Santos, poderia ter vencido, não fosse o recuo exagerado nos minutos finais. Kleber Gladiador é novidade na equipe, já que Vargas está a serviço da seleção chilena. Desfalques também não faltam ao Vitória, sem dois de seus principais jogadores no setor ofensivo: Renato Cajá e Maxi Biancucchi. Os baianos terão certamente seu teste mais complicado no campeonato até agora, pela combinação de dois fatores: a força do adversário e o mando de campo.
Cartola FC: Apesar do bom início do Vitória, o Grêmio entra como favorito e aqui vão duas boas opções que estão em conta: o meia Souza (C$ 12.26) e o atacante Kleber (C$ 11.23). Só torça muito para o Gladiador não perder a cabeça e acabar expulso. Se quiser apostar em mais um time baiano fazendo a festa no Rio Grande do Sul, o meia Escudero (C$ 16.52) surge como boa aposta para surpreender os tricolores.
Na TV: Premiere FC, com Fernando Zanuzo e Batista.
Arbitragem: Marcos Andre Gomes da Penha (ES), com Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Leonardo Mendonça (ES).
Você sabia que... o Grêmio não perde em Porto Alegre para o Vitória pelo Brasileirão há 31 anos? São 13 jogos, com oito vitórias tricolores e cinco empates.


PONTE PRETA X ATLÉTICO-PR
Guia da Rodada - Ponte Preta x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - MOISÉS LUCARELLI
Partida estratégica para duas equipes em busca de tranquilidade na folga de um mês que se avizinha, consequência da Copa das Confederações. Ponte Preta e Atlético-PR têm começo instável no Brasileirão. A Macaca, porém, deu mais sinais de força, ao vencer o Flamengo fora de casa e depois quase roubar pontos do Corinthians no Pacaembu - perdeu por 1 a 0. A equipe de Campinas volta a jogar em casa, onde levou 2 a 0 do São Paulo na estreia. Está em momento de decidir em qual metade da tabela vai pensar até idos de julho, quando o campeonato voltará. No Furacão, é preciso começar a se preocupar com o desperdício de pontos. Foram só dois conquistados em três partidas, sendo que duas delas foram em casa. O time rubro-negro, apesar dos resultados ruins, anima o técnico Ricardo Drubscky, que o vê "envolvente, ofensivo e compacto". As qualidades observadas pelo treinador serão postas à prova contra um adversário que, novamente, deve ter três volantes, dada a carência de meias de criação no elenco.

Cartola FC: Mesmo com a Macaca em casa, o Furacão costuma se dar bem em Campinas. Se acreditar que a defesa alvinegra segura o time visitante, vale uma aposta no goleiro Edson Bastos (C$ 8.85) e no zagueiro Cléber (C$ 14.59). Se achar que os paranaenses vão buscar a vitória, as barbadinhas ficam por conta do meia João Paulo (C$ 9.59) e do atacante Marcão (C$ 9.18).
Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Lins e Renato Leal.
Arbitragem: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Clovis Amaral da Silva (PE).
Você sabia que... as duas equipes não se enfrentam pela Série A há sete anos? Os últimos confrontos foram em 2006, com vitória de 3 a 0 do Furacão em Curitiba e empate por 1 a 1 em Campinas.


VASCO X ATLÉTICO-MG
Guia da Rodada - Vasco x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 21H - RAULINO DE OLIVEIRA

Os opostos se atraem ao gramado do Raulino de Oliveira nesta quarta-feira. Enquanto o Vasco começa a ver confirmados seus maiores temores, o Atlético-MG carrega o sangue doce de quem está nas semifinais da Libertadores. O curioso é que, na frieza da tabela, os cariocas estão na frente do time mineiro - com a ressalva de que o Galo tem um jogo a menos. Com apenas um ponto, a equipe de Cuca tenta começar a fazer uma pontuação confortável no campeonato, ao passo que o Vasco, com três, precisa justamente evitar o desconforto depois de duas derrotas seguidas. O Cruz-Maltino tem como novidade o retorno de Carlos Alberto, recuperado de lesão e absolvido da acusação de doping. Eder Luis, lesionado, está fora. O Galo vai a campo sem quatro de seus principais jogadores: Réver e Bernard, na seleção brasileira, Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli, preservados. Os visitantes irão a campo com três volantes - Pierre, Leandro Donizete e Josué. Guilherme será o armador.

Cartola FC: O momento das equipes apontaria um favoritismo para o Atlético-MG, mas os mineiros estão desfalcados de Ronaldinho e Diego Tardelli, poupados, além de Bernard, convocado para a Seleção. Talvez valha a pena apostar em cruz-maltinos como o meia Fellipe Bastos (C$ 15.38), que tem boa média de pontos, ou no atacante Edmilson (C$ 5.53), que está devendo uma boa atuação. No entanto, se achar que o Galo vence de qualquer maneira, o centroavante Jô (C$ 14.49) vai para o jogo, assim como o lateral Marcos Rocha (C$ 13.67).
Na TV: Premiere FC, com Junior Oliveira e Edinho.


Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Rogério  Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Você sabia que... Vasco e Atlético-MG jamais se enfrentaram em Volta Redonda? Pelo Brasileirão, será o sétimo estádio que sediará o encontro entre as duas equipes, que já jogaram no Maracanã, no Mineirão, em São Januário, no Independência, no Ipatingão e no Castelão.


FLAMENGO X NÁUTICO
Guia da Rodada - Flamengo x Náutico (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 22H - ORLANDO SCARPELLI

O Náutico é o pior time deste início de campeonato. Tem apenas um ponto em nove disputados. Em casa, levou 3 a 0 do Vitória e não foi além de um empate com a Portuguesa - além da derrota para o Grêmio fora. Resultado: Silas demitido. O cenário é bom para o Flamengo, com a ressalva de que o time rubro-negro está longe de ser animador. Na última rodada, pelo menos os comandados de Jorginho tiveram poder de reação contra o Atlético-PR, transformando derrota de 2 a 0 em empate por 2 a 2. Os cariocas novamente estarão longe de casa, mesmo como mandantes do jogo. Claro, terão maioria absoluta da torcida em Florianópolis. A equipe rubro-negra não terá González, Ramon e Marcelo Moreno. No Timbu, o interino Levi Gomes deve sacar um atacante e reforçar o meio-campo com mais um volante, Rodrigo Souto.

Cartola FC: Por mais que o Fla venha decepcionando até agora, a equipe carioca é favorita em relação ao Náutico, que amarga a lanterna do Brasileirão. Se achar que a defesa rubro-negra segura o placar em branco, vá de Renato Santos (C$ 11.79) na zaga. Se preferir confiar no ataque, o Brocador Hernane (C$ 11.85) terá nova oportunidade entre os titulares.

Na TV: TV Globo (para PE), com Rembrandt Júnior e Lúcio Surubim, e Premiere FC, com Jader Rocha e Roger Flores.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com João Patrício de Araújo (GO) e Marco Mello Moreira (GO).
Você sabia que... o Flamengo tem retrospecto negativo jogando em Santa Catarina pelo Brasileiro? São seis vitórias, sete derrotas e oito empates.


BAHIA X BOTAFOGO
Guia da Rodada - Bahia x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 22H - BATISTÃO

Aracaju deve receber um dos melhores jogos da rodada. O Bahia vive seu momento de maior alívio na temporada depois da vitória fora de casa sobre o Inter - só um tricolor muito otimista poderia imaginá-la. Surge esperança no trabalho de Cristóvão Borges. Novo triunfo poderá tirar de vez a nuvem negra que cobre o clube baiano neste 2013. Uma pena para o Bahia não jogar diante de seu torcedor - a Arena Fonte Nova já está reservada para a Copa das Confederações. Bom para o Botafogo, firme e forte no campeonato, mas necessitado de um rendimento melhor do que aquele apresentado na vitória de 2 a 1 sobre o Cruzeiro, sob pena de perder pontos. O Alvinegro terá que lidar com a ausência de Lodeiro, um de seus alicerces, agora dedicado à seleção uruguaia. Por outro lado, deve ter o retorno de Fellype Gabriel, fundamental para o funcionamento do meio-campo. Já o Bahia deve repetir o time da última rodada.

Cartola FC: O Tricolor se empolgou após vencer o Inter fora de casa e, para aproveitar o momento, aposte nos atacantes Ryder (C$ 8.42) e Marquinhos Gabriel (C$ 8.61). O jogo, porém, será em campo neutro, em Sergipe, e quem sabe não chegou a hora da primeira grande atuação de Seedorf (C$ 16.55) neste Brasileirão. O jovem atacante Vitinho (C$ 7.26) também pode aprontar se tiver espaço.

Na TV: TV Globo (para RJ, ES, RN, AL, PB, SE, PI, AM, RO, AC, RR, AP, Balsas-MA e Santarém-PA) e Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Jorge Allan.


Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), com Kleber Lucio Gil (SC) e Carlos Berkenbrock (SC).


Você sabia que... o primeiro jogo entre Bahia e Botafogo na história aconteceu em 1935? Foi um amistoso em Salvador, e os cariocas venceram por 4 a 3.


CRUZEIRO X CORINTHIANS
Guia da Rodada - Cruzeiro x Corinthians (Foto: Editoria de Arte)QUARTA, 22H - ARENA DO JACARÉ

Jogão. O Cruzeiro merecia melhor sorte contra o Botafogo, um dos melhores times do país. Perdeu em Volta Redonda por causa de erros individuais - um recuo errado de Leandro Guerreiro e um pênalti desnecessário de Nilton. Agora, busca recuperar os pontos perdidos contra o campeão mundial, que ainda precisa engrenar no Brasileirão. O Corinthians já viveu momentos melhores, mas é um candidato óbvio ao título. Tite vem sendo obrigado a mexer constantemente no time, e não será diferente para o duelo em Minas Gerais. As boas novas são os retornos de Alessandro e Paulo André. Edenilson, lesionado, está fora. Como Guerrero defende a seleção peruana, o ataque terá Emerson Sheik e Alexandre Pato. Na Raposa, a equipe deve ser a mesma da derrota para o Botafogo.

Cartola FC: É o confronto mais equilibrado da rodada e as duas equipes lutam para alcançar os líderes. Em casa, a Raposa vai querer se impor e precisa de boas atuações de atletas como os meias Diego Souza (C$ 14.86) e Éverton Ribeiro (C$ 8.86). O Timão, porém, tem armas para contra-atacar com muita habilidade e boas opções passam a ser Alexandre Pato (C$ 13.90) e o meia Danilo (C$ 3.88), que deve voltar ao time e está muito barato.

Na TV: TV Globo (para SP, MG, DF, RS, PR, SC, BA, CE, GO, MT, MS, TO, MA - menos Balsas - e PA - menos Santarém), com Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Jaime Júnior e Léo Figueiredo.


Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), com Fábio Pereira (TO) e Luiz Carlos Silva Teixeira (BA).
Você sabia que... as duas equipes já se enfrentaram 50 vezes no Brasileirão? Leve vantagem corintiana, com 19 vitórias, 18 derrotas e 13 empates.


CORITIBA X FLUMINENSE
Guia da Rodada - Coritiba x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)QUINTA, 22H - COUTO PEREIRA

Outro duelo de invictos no único jogo da rodada na quinta-feira. O Coritiba não vem chamando muito a atenção, e talvez seja um erro não colocar a equipe alviverde entre as melhores deste começo de caminhada no Brasileirão. Somam-se dois empates à vitória sobre o Atlético-MG na estreia. A equipe capitaneada por Alex tem agora um teste esclarecedor sobre sua real capacidade na disputa. Afinal, o Fluminense é o único com 100% de aproveitamento no campeonato (cabe lembrar que disputou apenas dois jogos) e dá sinais de que a eliminação para o Olimpia na Libertadores ficou para trás. O Tricolor é forte mesmo sem Diego Cavalieri, Jean e Fred, todos convocados para a Seleção. Agora, também terá que lidar com a ausência de Wellington Nem, negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O Coxa ainda analisa se usará Deivid, com dores na planta do pé.

Cartola FC: O Coritiba teve um bom início e precisa fazer valer o mando de campo diante de um adversário direto pelas primeiras posições. O meia Alex (C$ 13.15) ainda não disse a que veio neste Brasileirão e o meia Rafinha (C$ 5.00), recuperado, deve finalmente estrear no campeonato. No Tricolor carioca, o atacante Rhayner (C$ 8.18) costuma pontuar bem, assim como o lateral Carlinhos (C$ 11.44).

Na TV: SporTV (menos PR), com Luiz Carlos Jr. e Lédio Carmona.
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO), com Cristhian Passos Sorence (GO) e Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO).
Você sabia que... o Fluminense venceu os dois jogos contra o Coritiba no Brasileirão passado? Foi 2 a 0 no Paraná e 2 a 1 no Rio.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/06/guia-da-rodada-4-o-melhor-time-de-todos-os-tempos-da-ultima-semana.html

Nenhum comentário: