terça-feira, 25 de junho de 2013

Após eliminação inédita, Nadal tenta manter otimismo: 'A vida continua'

Espanhol evita responsabilizar lesão no joelho esquerdo por derrota para número 135º do ranking e diz que resultado ruim também faz parte do esporte

Por SporTV.com Londres


A inesperada derrota de Rafael Nadal para o belga Steve Darcis, número 135º do ranking mundial, dificilmente será superada como maior zebra da edição 2013 de Wimbledon. Após um longo período de afastamento das quadras para se recuperar de uma lesão no joelho, o ex-número 1 parecia ter reencontrado a boa forma, com vitórias consecutivas no circuito da ATP e o oitavo título de Roland Garros. Mas logo em sua estreia no All England Club, o espanhol foi atropelado por 3 sets a 0. Depois do desastre, Nadal procurou minimizar o impacto do resultado e tentou manter o otimismo:

- É claro que não estou feliz, mas a vida continua. Duas semanas atrás, eu estava em uma situação fantástica, vencendo um torneio. Duas semanas depois, eu fui derrotado na primeira rodada de outro. Esses são os pontos positivos e negativos do esporte. É difícil perder assim, na estreia, mas a temporada continua. Esse é um esporte de vitórias, não um esporte de derrotas. Ninguém se lembra das derrotas. Eu não quero me lembrar das derrotas - desabafou Nadal.

Após a derrota inesperada, Nadal evitou colocar a culpa na lesão do joelho (Foto: Getty Images)Após a derrota inesperada, Nadal evitou colocar a culpa na lesão do joelho (Foto: Getty Images)

O espanhol, atual número 5 do mundo, ficou sete meses afastado das competições para tratar a grave lesão no joelho esquerdo, ocasionada pela síndrome de Hoffa, uma inflamação na gordura dos joelhos, atrás do tendão patelar. Quando retornou, no início da temporada, Nadal chegou a atingir 95% de aproveitamento, vencendo seis dos oitos torneios disputados até o início de junho. A consagração veio com o tetracampeonato em Roland Garros. Diante do retrospecto recente, o tenista descartou responsabilizar o problema no joelho pela derrota em Londres.

- Não quero falar sobre meu joelho, porque tudo o que eu disser vai soar como desculpa, e eu não gosto de desculpas. Darcis mereceu ganhar, independente da minha situação. Hoje, apresentei 100% do que eu era capaz de mostrar. Não tenho nada ou nenhuma lesão que já não tinha em Roland Garros. Mas, mesmo assim, não encontrei a minha força habitual para buscar a vitória. Eu estava mal, é simples assim. A resposta não é tão complexa como as raízes quadradas da matemática - refletiu o espanhol.


Na estreia em Wimbledon, o espanhol jogou com uma faixa sobre o joelho (Foto: Getty Images)Na estreia em Wimbledon, o espanhol jogou com uma faixa sobre o joelho (Foto: Getty Images)

O ex-número 1 do mundo preferiu não antecipar de que forma a derrota em Wimbledon poderia alterar a escala de sua temporada. Apesar do baque pelo resultado desta segunda-feira, Nadal descartou qualquer intenção de se ausentar do US Open, último Grand Slam da temporada, no final de agosto. Se seguir o cronograma original, o próximo compromisso do espanhol será no Masters 1.000 do Canadá, no início de agosto, em piso duro.

- Não estou em condições de decidir sobre qual será meu calendário. Acabo de perder um torneio importante, não sei como as coisas vão acontecer. Pretendo reunir minha equipe e refletir sobre o que podemos fazer para conquistarmos mais objetivos. Eu me sinto bem mentalmente, mas não posso tomar decisões no calor do momento - analisou Nadal.

Na quarta-feira, o algoz de Nadal enfrenta o polonês Lukasz Kubot, pela segunda rodada de Wimbledon. O SporTV2 transmite ao vivo o torneio, que segue até o dia 7 de julho, a partir das 9h (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/06/apos-eliminacao-inedita-nadal-tenta-manter-otimismo-vida-continua.html

Nenhum comentário: