terça-feira, 25 de junho de 2013

Treinos pesados marcam início da pré-temporada no Praia Clube

Spinning, jump e pilates estão entre as atividades extra quadra das atletas praianas. Previsão de término das aulas é até início de agosto

Por Caroline Aleixo Uberlândia, MG


Treinos mais intensos, atividades fora de quadra diáriamente e carga maior dos treinos físicos fazem parte da rotina das atletas do Praia Clube na pré-temporada. O intuito é conseguir a resistência do corpo de forma mais rápida para depois focar nos treinos táticos antes da Superliga 2013/2014, assim que todo o grupo estiver completo.

A condição física é trabalhada de forma mais puxada porque há a necessidade de garantir uma base cardiorrespiratória e muscular a fim de que a equipe aguente os treinamentos táticos, técnicos e jogos ao longo da competição.

Carga de treinos físicos intensa marca pré-temporada do Praia Clube (Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)Aulas de spinning são realizadas todas as semanas no cronograma de treinos físicos  (Foto: Caroline Aleixo/GLOBOESPORTE.COM)

Aulas de pilates, jump e spinning também estão cronograma das atletas. Segundo o preparador físico do time, Eduardo Rodrigues, além de agregar ao condicionamento físico ajuda a evitar o desgaste psicológico das jogadoras habituadas aos exercícios de musculação e quadra.

- A gente procura desenvolver essa variedade de atividades diferentes para dar ânimo e uma motivação a mais para elas neste começo de temporada. Trabalhamos o pilates, por exemplo, que ajuda no fortalecimento da região do abdômen e lombar, que é uma musculatura muito exigida no vôlei pelos saltos e posturas de defesa. Então variamos o máximo possível para promover qualidades físicas e movimento às meninas – esclareceu.

Como o grupo ainda está dividido, uma vez que parte da equipe ainda não se apresentou ou disputa competições internacionais, a comissão técnica trabalha para dar homogeneidade ao nível de condicionamento à medida que as atletas vão chegando.

As estrangeiras Kim Glass e Herrera terão uma avaliação e treinamentos individuais para, até outubro, estarem em mesmo nível de condicionamento físico. Enquanto que Hage, Monique e Michelle Pavão que estão na seleção brasileira, além de Juliana Carrijo e Mayhara que voltarão do Mundial Universitário no próximo mês, estarão em bom rendimento e não precisarão de atividades específicas.  

Outro ponto importante a ser priorizado pelo preparador é a questãode haver um grupo de alto nível e outro que veio da base e não tem a mesma experiência.

Eduardo Rodrigues, preparador físico do Praia Clube (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)Preparador explica cronograma de atividades (Foto: Felipe Santos/GLOBOESPORTE.COM)

- Cada uma veio de um tipo de preparação física e treinamento. Nós tentamos adaptar e analisar cada situação. Fizemos exames e teste sanguíneo para ver como elas estão. Também conversamos muito com elas para saber como respondem à carga de exercícios – salientou Eduardo.

As quatro atletas que eram das categorias de base iniciaram os treinos com o clube em fevereiro, por isso foram para a equipe adulta com um mínimo de treinamento, facilitando na adaptação. O planejamento da comissão é de que os treinos físicos mais intensivos ocorram até as duas primeiras semanas de agosto, dependendo de quando o restante do grupo vai chegar.

Nenhum comentário: