terça-feira, 28 de maio de 2013

Rogerinho sofre seis quebras e perde para letão em Roland Garros

Único brasileiro no simples no Grand Slam francês, tenista nº 2 do país cai na estreia para Ernests Gulbis e deixa Brasil com representantes só nas duplas

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


Único brasileiro na chave de simples de Roland Garros, Rogério Dutra da Silva não conseguiu ir além da primeira rodada em Paris. Segundo melhor tenista do Brasil e 94º colocado no ranking mundial, o paulista perdeu nesta segunda-feira para Ernests Gulbis, número 40 do mundo. Com seis quebras conquistadas durante o duelo, o letão garantiu a vaga na segunda rodada em sets diretos, com as parciais de 6/1, 7/6(4) e 6/3.

No geral, Gulbis foi superior ao brasileiro, convertendo seis das nove oportunidades de quebra que teva na partida. O letão cometeu menos erros não forçados (26 contra 32) e construiu a vitória em cima de 40 winners, contra somente 17 do paulista.

- Comecei um pouco devagar e ele acelerado. Depois voltei, tive umas chances, mas não aproveitei. Mas no geral foi uma bela partida, consegui subir meu nível e isso me deixa contente - avaliou Rogerinho.

Rogerinho primeira rodada Roland Garros (Foto: AFP)Rogerinho caiu novamente na primeira rodada em Roland Garros (Foto: AFP)

Essa foi a segunda vez que Rogerinho entrou direto na chave principal de um Grand Slam. A primeira foi no US Open do ano passado, quando, depois de passar pelo russo Teymuraz Gabashvili, foi eliminado pelo sérvio Novak Djokovic na segunda rodada. Em 2012, Rogerinho também caiu na primeira rodada em Roland Garros, após passar pelos três compromissos do qualifying.

Melhor tenista do Brasil, Thomaz Bellucci não disputa o Grand Slam de Roland Garros neste ano por não ter se recuperado de uma lesão abdominal que o tirou do ATP 500 de Barcelona, em abril.

Agora o tênis brasileiro está representado somente na chave de duplas, por Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá. Soares e Melo podem, inclusive, se encontrar na terceira rodada.

O jogo

Deslocando Rogerinho de um canto a outro da quadra, Gulbis jogou muito no primeiro set. O letão começou a partida já quebrando o saque do brasileiro e abrindo 3/0. O paulista pontuou apenas 13 vezes no set e foi dominado pelo adversário, que mandou 12 winners. Confirmando apenas um game de serviço na parcial, o segundo melhor tenista do Brasil saiu atrás no duelo por 6/1 e tomando duas quebras.

Ernests Gulbis primeira rodada Roland Garros (Foto: AFP)Gulbis mandou 40 bolas vencedoras na partida
contra Rogerinho (Foto: AFP)

Rogerinho enfim entrou no jogo no segundo set. Mais regular na troca de bolas, ele se viu com um duplo break point no terceiro game. Gulbis estava com o saque calibrado e conseguiu evitar a quebra, mas cada vez mais abria brecha para o brasileiro crescer na partida. O grande porém é que o tenista paulista não teria tantas chances claras até o 4/4. Rogerinho e Gulbis então travaram uma batalha até o 40-40. Por duas vezes o brasileiro cedeu a vantagem no game de serviço para o letão, que, na segunda oportunidade, aproveitou uma bola flutuando e soltou o winner na paralela para conquistar a quebra. Na pressão do 5/4 contra, Rogerinho se saiu muito bem. Beneficiado por dois erros não forçados seguidos do oponente, o paulista devolveu a quebra e deixou o game empatado.

O equilíbrio se seguiu até o tie-break. No game de desempate, Rogerinho saiu atrás com uma bola para fora, mas se recuperou com um lob do adversário também para fora. O brasileiro, porém, acabou cometendo mais erros não forçados que o letão, que subindo bem à rede, venceu o tie-break por 7 a 4 com o quarto ace dele na partida.

Precisando da reação para continuar vivo em Roland Garros, Rogerinho começou o terceiro set com propriedade. Pontuando quatro vezes seguidas, ele quebrou de primeira o serviço do oponente. Só que a alegria do brasileiro durou pouco, pois Gulbis devolveu a quebra após o ataque do paulista parar na rede. Determinado a não sofrer como no set anterior, o letão abriu 4/1 com a quinta quebra dele no jogo. Rogerinho esboçou uma reação quebrando o saque do rival após uma grande devolução de saque e uma bola do letão para fora. No entanto, Gulbis foi buscar pela sexta vez a quebra e em seguida fechou a partida com uma devolução do paulista na rede.

Confira os principais resultados desta segunda-feira:

Rafael Nadal (ESP) 3 x 1 Daniel Brands (ALE) - 4/6, 7/6(4), 6/4 e 6/3
Tomas Berdych (TCH) 2 x 3 Gael Monfils (FRA) - 7/6(8), 6/4, 6(3)/7, 6(4)/7 e 7/5
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 3 x 0 Aljaz Bedene (ESL) - 6/2, 6/2 e 6/3
Sergiy Stakhovsky (UCR) 0 x 3 Richard Gasquet (FRA) - 6/1, 6/4 e 6/3
Ernests Gulbis (LET) 3 x 0 Rogério Dutra da Silva (BRA) - 6/1, 7/6(4) e 6/3


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/rogerinho-sofre-seis-quebras-e-perde-para-letao-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: