terça-feira, 28 de maio de 2013

Pedido de suspensão preventiva pode tirar Caio Torres e Marcelinho da final

Presidente do STJD do basquete avaliará soicitação da Procuradoria nesta terça, e decisão pode desfalcar o Flamengo para decisão contra Uberlândia

Por Vicente Seda Rio de Janeiro


A confusão em quadra no jogo 4 da semifinal do NBB, entre São José e Flamengo, ainda pode trazer consequências negativas para os rubro-negros na final contra o Uberlândia, neste sábado, às 10h, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do basquete denunciou na manhã desta terça-feira os atletas Marcelinho Machado, Caio Torres e Kojo, além de três membros da comissão técnica e o próprio Flamengo. Para os dois primeiros atletas, além de denúncia, foi feito um pedido de suspensão preventiva, o que pode tirá-los da decisão. Marcelinho, no entanto, já não vem jogando desde a segunda rodada, devido a uma grave lesão no joelho. Ele tem ficado no banco de reservas apenas para incentivar os companheiros.

Do São José, foram denunciados Dedé, Murilo e Álvaro, além de um auxiliar técnico e do clube. O árbitro da partida, Cristiano Maranho, também está relacionado na denúncia. O armador Fulvio, do São José, um dos pivôs da briga, foi citado apenas como testemunha. Assina o documento o procurador Rafael Terreiro Fachada.

O presidente do STJD do basquete, Fabrício Dazzi, informou anteriormente que não haveria tempo hábil para que o julgamento fosse marcado antes da decisão por conta do feriado. Contudo, a denúncia da Procuradoria do Tribunal pede a suspensão preventiva de alguns dos acusados, decisão que cabe exclusivamente a Dazzi, com efeito imediato. No documento, é requerida a suspensão preventiva dos atletas rubro-negros Marcelinho Machado e Caio Torres, além do preparador físico da equipe, Rafael Bernardelli, e do árbitro Cristiano Maranho.

- Já recebi a denúncia, estou analisando as imagens novamente e devo decidir sobre o pedido da Procuradoria até o fim do dia (terça-feira) - informou Dazzi.

Denúncia basquete nbb são josé e flamengo (Foto: Reprodução)A denúncia e o pedido de suspensão preventiva feitos pelo procurador (Foto: Reprodução)
O procurador Rafael Fachada explicou o motivo do armador Fulvio, do São José, não estar entre os denunciados:


- Na imagem a gente não conseguiu identificar nenhuma ofensa do Fulvio ao Marcelinho, e na súmula também não consta nenhuma ação do Fulvio. Pedi como testemunha porque quero entender melhor qual foi a dinâmica do fato entre ele e o Marcelinho. O que foi falado, quem falou primeiro... Ele pode vir a ser denunciado depois, mas primeiro temos de compreender o que ocorreu - esclareceu Rafael Fachada.

Marcelinho e Caio Torres foram denunciados nos artigos 254-A (praticar agressão física durante a partida) e 257 (participar de rixa, conflito ou tumulto, durante a partida) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Kojo entrou apenas no artigo 257, mas não está entre os relacionados no pedido de suspensão preventiva. Bernardelli, além do 254-A e do 257, foi denunciado no artigo 243-F (ofender alguém em sua honra, por fato relacionado diretamente ao desporto). O supervisor André Guimarães também foi enquadrado no artigo 257, o fisioterapeuta Ricardo Machado no 258 (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras) e o Flamengo no 257, 213 (deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir) e 258-D, que permite aplicação de multa além das sanções previstas nos demais artigos. Os pedidos de suspensão preventiva se referem apenas a Marcelinho, Caio Torres e Bernardelli, do Flamengo, e ao árbitro Maranho.

O pedido de suspensão preventiva de Marcelinho Machado, que ficou no banco do Flamengo nos playoffs, mas não vem sendo utilizado porque ainda está em fase de recuperação de uma cirurgia no joelho que o afastou da temporada, é justificado dessa forma: "Com sua atuação foi responsável por desencadear toda a confusão que se verificou nas provas apresentadas, sendo responsável pelo caos instaurado". O nome de Caio Torres está acompanhado da seguinte explicação para o pedido: "Teve atuação destacada na confusão, sendo de imensa gravidade os atos praticados pelo denunciado, como pode ser visualizado pelos relatórios e pela prova de vídeo, quando o mesmo agride diversos atletas adversários".

No caso do árbitro Cristiano Maranho a acusação é de omissão. Ele já fora denunciado pela Procuradoria em outro caso recente, o da suspensão de Jeff Agba, do Bauru. Diz o pedido de suspensão preventiva para o árbitro: "Claramente omitiu-se, sendo um dos grandes responsáveis pela confusão instaurada, e deve ser preventivamente suspenso até que este STJD possa avaliar a fundo e de forma completa sua responsabilidade".

São José Flamengo NBB confusão 3 (Foto: Reprodução SporTV)Jogadores e comissão técnica de Flamengo e São José brigam (Foto: Reprodução SporTV)

A confusão em detalhes: a súmula do jogo

O relatório disciplinar da partida traz detalhes da confusão. O árbitro relata que não sabe precisar com exatidão o que ocorreu entre os atletas Marcelinho e Fulvio, mas acusa Murilo, do São José, de pegar Marcelinho "pelo pescoço, por trás, com uma mão e puxar". Ele relata que o jogador do Flamengo ainda lhe disse antes de sair de quadra que "o Fulvio não pode fazer o que ele fez". O árbitro afirma ainda que tentou, sem sucesso, separar os atletas: "Tentei separar os jogadores para apaziguar os ânimos, mas percebi que não seria possível e continuei caminhando para o vestiário", diz Maranho no documento.

Súmula basquete nbb são josé e flamengo (Foto: Reprodução)Súmula basquete nbb são josé e flamengo (Foto: Reprodução)

O relatório disciplinar do comissãrio Marcos Almeida é mais minucioso ao apontar os responsáveis pela confusão. Confira a íntegra do relato:

"Após o encerramento do jogo, enquanto as equipes se cumprimentavam no centro da quadra, presenciei que o atleta Marcelo Magalhães Machado (n°4) – Flamengo, foi em direção ao atleta Fulvio Chiantia de Assis (n°11) – São José/Unimed, com dedo em riste, e ambos começaram a discutir. Não pude ouvir o que falaram. Porém, em seguida o Marcelo Magalhães Machado (n°4) – Flamengo fez um movimento de cabeçada atingindo a testa do Fulvio Chiantia de Assis (n°11) – São José/Unimed.

Em seguida, o Murilo Becker da Rosa (n°21) – São José/Unimed, pegou o Marcelo Magalhães Machado (n°4) – Flamengo, pelo pescoço, por trás, e puxou em sua direção. Neste momento, o preparador físico do Flamengo, Rafael Bernardelli, que durante todo o jogo estava sentado atrás da tabela, fora da quadra de jogo, invadiu a quadra e empurrou o peito do Murilo Becker da Rosa (n°21) – São José/Unimed, com suas mãos, a partir desta situação, ele (Rafael Bernardelli) começou a dar socos e chutes para todos os lados, atingindo alguns membros da equipe de São José/Unimed. Destaco que Rafael Bernardelli não estava entre os 7 (sete) membros da comissão técnica relacionados para este jogo.

Logo após, notei um outro início de confusão, onde o atleta Caio A. D. Silveira Torres (n°13) – FLAMENGO, desferiu socos de cima para baixo, onde um destes socos atingiu o atleta Jefferson William Andrade da S. Antonio (n°10) – São José/Unimed. Quando a situação parecia ter acalmado, uma outra discussão foi iniciada entre Paulo Cezar Martins (Assistente Técnico) – São José/Unimed e André Guimarães (Supervisor) – Flamengo, começando um novo
princípio de confusão entre as equipes, contido pelos seguranças".


O Flamengo enfrenta o Uberlândia neste sábado, às 10h, na Arena da Barra, pela final da temporada 2012/2013 do NBB, com transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTV. O GLOBOESPORTE.COM  acompanha tudo em tempo real com vídeos. A venda de ingressos para sócios-torcedores e clientes do banco HSBC começou nesta terça-feira. Nesta quarta, o público em geral terá acesso à venda dos bilhetes.

Nenhum comentário: