terça-feira, 28 de maio de 2013

De olho em primeiro título de Roland Garros, Djokovic bate belga na estreia

Melhor nos momentos decisivos, sérvio tem trabalho, mas despacha candidato a surpresa do Grand Slam francês, sua prioridade na temporada

Por GLOBOESPORTE.COM Paris, França


Novak Djokovic tênis contra David Goffin Roland Garros (Foto: Reuters)Novak Djokovic despacha candidato a surpresa
David Goffin em Roland Garros (Foto: Reuters)

Novak Djokovic comemorava discretamente cada bola vencedora e se irritava muito a cada erro nesta terça-feira. O sérvio estava concentrado, decidido a passar por David Goffin e avançar em Roland Garros. Ele teve de suar e se esforçar para bater o belga, 58º tenista do ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e dar seu primeiro passo na tentativa de conquistar seu primeiro título do Grand Slam francês. Agressivo e concentrado, o número 1 do mundo despachou o candidato a surpresa do principal torneio de saibro do circuito e estreou com vitória por 3 a 0 - parciais de 7/6 (7/5), 6/4 e 7/5.

- Foi um jogo duro, eu precisei lutar em todo set. Meu adversário jogou muito bem, e eu estava ciente das suas qualidades. Tive de jogar meu melhor tênis - disse Djoko.

Goffin não se intimidou com o sérvio. O jovem de 22 anos queria repetir o sucesso que teve em 2012 na competição de Paris. Ele havia entrado na chave principal como “Lucky Loser” - tenista que perde na última rodada do qualifying, mas conta com uma desistência para seguir no torneio - e alcançou a quarta rodada, sendo eliminado por Roger Federer. O belga fez um jogo parelho com o número 1 do mundo, mas não resistiu aos ataques potentes do adversário.

O título de Roland Garros é o único que falta para o sérvio ter os quatro grandes torneios do circuito no seu currículo pelo menos uma vez - ele tem quatro conquistas do Aberto da Austrália, uma de Wimbledon e uma do US Open. Por isso, o sérvio colocou a competição como sua prioridade em 2013. Em seu caminho em Paris, Djokovic agora tem o argentino Guido Pella. O número 83 do ranking superou o croata Ivan Dodig por 3 a 2, também nesta terça-feira.

Toma lá dá cá

Muito concentrado, Djokovic mostrou agressividade desde o começo da partida, confirmando o seu saque. Só que David Goffin não se intimidou com o rival, líder do ranking da ATP. O belga entrou no saibro da quadra 1 disposto a ser a grande surpresa de Roland Garros pelo segundo ano consecutivo.  O jovem de 22 anos sequer deixou o sérvio pontuar no segundo game. Foi só um aperitivo. Goffin se deu bem nas subidas à rede e contou com a sorte de a bola tocar na rede por duas vezes.

Djoko manteve a calma, mostrou habilidade para responder ao belga, inclusive com um slice desconcertante para fechar o nono game. Nenhum jogador deu chances de quebra para o adversário. No tie-break, o equilíbrio prevaleceu. Apesar de o sérvio ter conseguido quebrar o saque de Goffin logo no início, o belga devolveu. Só que na hora da decisão, a experiência de Djoko falou mais alto. Goffin cometeu a primeira dupla falta da partida e permitiu que o número 1 do mundo confirmasse seu saque para levar o set em 7/6 (7/5).

A derrota no set inicial parecia ter abalado o belga. Ele evitou quatro quebras logo no primeiro game, mas não resistiu aos potentes ataques de Djoko no terceiro. Foi a primeira quebra do jogo. Goffin, porém, não entregou o jogo. Ele devolveu a quebra no oitavo game para empatar em 4/4. Só que o sérvio mostrou por que é o número 1 do mundo. Ele aproveitou os erros do adversário para conseguir uma nova quebra logo na sequência e chegou a abrir 40 a 0 no game seguinte. O belga se esforçou, evitou quatro pontos do set, mas Djokovic estava focado em seu caminho para seu primeiro título de Roland Garros. O sérvio fechou a parcial em 6/4.

O número 1 do mundo voltou melhor ao terceiro set. Ele teve três chances de quebrar o saque do belga no segundo game, mas não conseguiu concretizar o feito. Goffin não se entregava. A exemplo da primeira parcial, os dois tenistas confirmavam seus saques e estavam empatados em 5 a 5. Foi quando a experiência do sérvio voltou a ser decisiva. Ele abriu 40 a 0 novamente e, desta vez, conseguiu a quebra. O belga vendeu caro o último game, estava vencendo, mas Djoko virou para fechar a última parcial em 7/5. O sérvio segue firme na trilha de seu primeiro título de Roland Garros.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/de-olho-em-primeiro-titulo-de-roland-garros-djokovic-bate-belga-na-estreia.html

Nenhum comentário: