terça-feira, 28 de maio de 2013

Em busca do octo, Nadal bate alemão de virada na estreia em Roland Garros

Espanhol supera os potentes saques de Daniel Brands e vence por 3 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6(4), 6/4 e 6/3, e avança à segunda rodada do Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Paris


A potência do saque de Daniel Brands deu um susto em Rafael Nadal, mas o espanhol se recuperou a tempo de evitar uma zebra em sua estreia em Roland Garros. Em busca do oitavo título no Grand Slam, o atual número 4 do mundo superou os aces do alemão Daniel Brands - foram 10 em toda a partida - e, de virada (4/6, 7/6(4), 6/4 e 6/3), avançou à segunda rodada. Na próxima fase no saibro francês, Nadal enfrentará o vencedor do confronto entre o eslovaco Martin Klizan e o americano Michael Russel.

Heptacampeão em Paris (2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011 e 2012), o espanhol busca seu sétimo título em 2013. Desde seu retorno às quadras após recuperar-se de lesão no joelho esquerdo, o tenista disputou oito finais e levantou o troféu em seis delas, tendo 95% de aproveitamento na temporada.

rafael nadal x Daniel Brands roland garros tenis (Foto: Getty Images)Nadal vira muito com virada sobre Daniel Brands na estreia em Roland Garros (Foto: Getty Images)

Nadal supera saque alemão e vira o jogo

Apostando na potência de seu saque, Brands usou a eficiência de seu primeiro serviço (de 100% em quase todo o set) para bater de frente com Nadal. O espanhol teve duas chances de quebrar o saque do rival, mas não aproveitou. Quando o número 4 do ranking cometeu duas duplas faltas, o alemão não desperdiçou a oportunidade e quebrou o serviço de Nadal. Brands sacou para o set e, com uma bela paralela no fundo de quadra, confirmou a vitória parcial em 6/4.


rafael nadal x Daniel Brands roland garros tenis (Foto: Getty Images)Nadal se esforça para defender: espanhol sofreu
com saques de Brands (Foto: Getty Images)

No segundo game do segundo set, Nadal salvou três game points de Brands e teve mais uma chance de quebra – novamente não aproveitada. Com mais dois aces, o alemão reverteu a situação e confirmou seu serviço. O jogo seguiu parelho até o 12º game, quando Nadal novamente ameaçou o alemão. Pressionado, ele tirou dois aces da manga para levar o jogo para o tie-break. No desempate, o número 59 do mundo abriu 3 a 0, mas cedeu a virada em 4 a 3. O espanhol manteve a dianteira e, em devolução perfeita, surpreendeu o avanço de Brands e fechou em 7/6(4) após 1m07m de jogo apenas neste set.

Uma quebra logo na abertura deixou Nadal em vantagem na terceira parcial. O alemão teve três break points na sequência, mas desperdiçou a chance de devolver a quebra. Nadal teve novamente a chance de pontuar no serviço do rival no quinto game, mas Brands, com ace, salvou o ponto. O alemão teve mais uma chance de quebrar o serviço do espanhol e empatar o jogo no oitavo game, mas desta vez foi Nadal que brilhou no saque para manter sua vantagem. Com uma bela paralela, o atual campeão de Roland Garros vibrou com a virada: 6/4.

Assim como na parcial anterior, Nadal quebrou o saque de Brands já no princípio do quarto set e largou com 2 a 0. No terceiro game, o espanhol voltou a ameaçar o adversário, que se salvou. Mais tranquilo, o número 4 do ranking mundial soltou o braço no saque e viu seu aproveitamento no primeiro serviço também subir. No nono game, Nadal teve um duplo match point a seu favor. Brands mandou para fora, cedeu nova quebra e viu o espanhol saltar vibrando por toda a quadra: 6/3.


Confira os principais resultados desta segunda-feira:

Rafael Nadal (ESP) 3 x 1 Daniel Brands (ALE) - 4/6, 7/6(4), 6/4 e 6/3
Tomas Berdych (TCH) 2 x 3 Gael Monfils (FRA) - 7/6(8), 6/4, 6(3)/7, 6(4)/7 e 7/5
Jo-Wilfried Tsonga (FRA) 3 x 0 Aljaz Bedene (ESL) - 6/2, 6/2 e 6/3
Sergiy Stakhovsky (UCR) 0 x 3 Richard Gasquet (FRA) - 6/1, 6/4 e 6/3
Ernests Gulbis (LET) 3 x 0 Rogério Dutra da Silva (BRA) - 6/1, 7/6(4) e 6/3


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/05/em-busca-do-octa-nadal-bate-alemao-de-virada-na-estreia-em-roland-garros.html

Nenhum comentário: