sexta-feira, 24 de maio de 2013

Baladas em iates e noitada liberada: Fórmula 1 faz a festa em Mônaco


Sem treinos na sexta, até os pilotos 'aceleram' em outras pistas na quinta em festas privadas de iates como o Indian Empress, de R$ 300 milhões

Por Rodrigo França Monte Carlo, Mônaco

Se no futebol jogador na balada é sinônimo de encrenca, no GP de Mônaco de Fórmula 1 as coisas são bem diferentes. Principalmente se for na quinta-feira à noite, quando, na única vez no ano, os pilotos não apenas estão liberados como muitas vezes têm compromisso para aparecer em outro tipo de “pista”. Baladas milionárias em iates, agitadas noitadas em clubes e discotecas ou até mesmo uma festa particular em casa até o sol raiar fazem parte da tradição da corrida mais charmosa e esperada da temporada.

Festa no iate 'Indian Empress', do milionário Vijay Mallya, dono da force India  (Foto: Divulgação)Festa no iate  do milionário Vijay Mallya, dono da force India, é a mais badalada (Foto: Divulgação)

Não por acaso, este é a única prova do ano em que os treinos livres são antecipados em um dia, dando assim a sexta-feira como dia de “folga” para os pilotos – que podem aparecer mais tarde no paddock. Com isso, todos ganham passe livre para aproveitar a famosa noite de quinta-feira em Monte Carlo.

- Existem sim compromissos para os pilotos na sexta-feira, porque temos que trabalhar no ajuste do carro. Mas, como temos um dia a mais, tudo pode ser feito mais tranquilamente, explica Sam Michael, diretor da McLaren.

A concorrência por festas é tanta que a agenda dos pilotos fica lotada. Duas das mais concorridas ocorrem lado a lado na marina de Monte Carlo. Em meio a uma incrível concentração de barcos luxuosos (cenário já familiar para o fã de F-1, acostumado com as imagens aéreas da corrida), o maior de todos é o “Indian Empress”, de propriedade do bilionário Vijay Mallya.

Festa no iate 'Indian Empress', do milionário Vijay Mallya, dono da force India (Foto: Divulgação)Iate 'Indian Empress', do milionário Vijay Mallya, dono da Force India (Foto: Divulgação)

Príncipe Albert II, Princesa Charlene e Sir Cliff Richards entre os convidados de honra

Dono da equipe Force India, o indiano corresponde com perfeição ao estereótipo de milionário excêntrico típico dos homens mais ricos do mundo. Mesmo em meio a um noticiário recente de crise econômica, Mallya mais uma vez promoveu uma festa tipicamente indiana ontem à noite em seu iate, avaliado em cerca de R$ 300 milhões. Ocupando “um quarteirão” na marina, com 311 pés (cerca de 95 metros de extensão), o barco tem cinco andares, sendo três com amplos deques externos. E nem adianta oferecer dinheiro por um convite, já que a festa é apenas para convidados – e, convenhamos, lucrar alguns milhares de euros por cabeça não faria diferença em meio a tanta ostentação.

Festa iate Vijay Mallya dono da Force india GP de mônaco príncipe albert (Foto: Divulgação)Vijay Mallya recebe o Príncipe Albert II e a Princesa Charlene de Mônaco em festa (Foto: Divulgação)

Festa iate Vijay Mallya dono da Force india GP de mônaco Paul di resta e sir cliff richards (Foto: Divulgação) Paul di Resta aproveita para tietar cantor Cliff Richards na 'festinha' privée (Foto: Divulgação)

Festa iate Vijay Mallya dono da Force india GP de mônaco Adrian Sutil (Foto: Divulgação) Adrian Sutil com o chefão Vijay Mallya na festa no iate em Monte Carlo (Foto: Divulgação)

michael schumacher monaco noite formula 1 (Foto: Getty Images)Descalço,Schumacher tambem já participou de
festas em iates em Mônaco (Foto: Getty Images)

Pés descalços

Logo na entrada, o convidado tem que deixar seu sapato (uma espécie de “valet shoe parking”). Você entrega seus calçados e ganha um número para pegá-los de volta na saída, se você não estiver bêbado o suficiente para sair descalço ou de meia. Mesmo conseguindo um convite, há ainda uma área ainda mais “exclusiva” (a que este repórter, por exemplo, não tem acesso). Com uma decoração que parece um hotel de cinco estrelas, os halls privados têm quadros que fariam bonito em qualquer museu do mundo, com artistas renomados como Chagall e Renoir.

É lá onde pessoas como o próprio Mallya, Bernie Ecclestone, diretor comercial da F-1, pilotos e até outros bilionários, como Richard Branson, costumam todos os anos aproveitar a festa, enquanto do lado de fora os “comuns” se divertem com modelos, dançarinas. Pessoas de todas as idades dançam ao som de música eletrônica. Em 2011, por exemplo, o DJ pegou um voo de Mumbai (Índia) só para tocar na festa, que mais lembra uma balada em Ibiza (Espanha) do que propriamente um iate ancorado a poucos metros da pista mais famosa da F-1.Como em uma boa festa, na alta madrugada, os deques mais afastados viram cenário perfeito para os casais (de ocasião ou não) em meio ao mar iluminado pela lua cheia e com os belos prédios de Monte Carlo, como o do Casino, ao fundo.
 

'Democracia' na festa da RBR no 'Energy Station'

Enquanto a festa do dono da Force India rouba a cena desde 2008 pela ostentação, a da equipe RBR, a poucos metros dali na mesma marina de Monte Carlo, é mais “democrática”, recebendo desde os próprios pilotos da equipe até outros profissionais que trabalham com a F-1. Ela acaba servindo como um bom “esquenta” para as festas que adentram a madrugada. O motorhome flutuante, que tem até uma piscina (onde Vettel e Webber, por sinal, já comemoraram conquistas em Mônaco pulando de macacão e tudo), reúne centenas de convidados, que chegam em trajes informais e a pé – ao contrário da festa de Mallya, onde há filas de Ferrari, Porsche e Lamborghinis na porta.

Sebastian Vettel comemora vitória no GP de Mônaco de 2011 pulando na piscina (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel comemorando vitória no GP de Mônaco de 2011 pulando na piscina (Foto: Getty Images)

A badalação no “Energy Station” da RBR e da festa da Force India resume bem o espírito de Mônaco, onde a própria F-1 e as equipes conseguem fisgar novos investidores na categoria justamente pelo deslumbre com a concentração de riqueza e poder no final de semana em que Monte Carlo vira festa o tempo inteiro.

festa RBR GP de Mõnaco (Foto: Agência Getty Images)'Energy Station' da RBR, onde são realizadas as festas do time austríaco em Mônaco (Foto: Getty Images)

Tanto que hoje, dia de folga em Mônaco, outro imponente iate, o Force Blue, do polêmico Flavio Briatore, foi palco de uma recepção para convidados em almoço e “happy hour “à tarde. Afinal, sexta-feira é o dia em que ninguém parece ter pressa, já que todos aceleraram forte na noite anterior, e, no sábado, até mesmo em Monte Carlo a vida volta ao ritmo normal da F-1.

Rubens barrichello e popó bueno festa GP de Mõnaco (Foto: Rodrigo França)Rubinho e Popó Bueno (Foto: Rodrigo França)
Rubinho comanda festa brasileira

Além das concorridas festas em iates e clubes, a quinta-feira também teve a festa de aniversário de Rubens Barrichello em Mônaco. O ex-piloto de F-1 e agora comentarista da TV Globo comemorou a data junto com Popó Bueno, piloto da Stock Car e que também está na F-1 acompanhando seu amigo Felipe Massa.

- Já virou tradição e, como em Mônaco a sexta-feira não tem treinos, até mesmo os pilotos podem ficar até tarde curtindo sem se preocupar com horários - disse Popó, que recebeu os amigos no apartamento de seu pai, Galvão Bueno, no condomínio localizado no bairro vizinho a Monte Carlo, Fontvielle, onde também reside Felipe Massa.

festa iate GP de Mõnaco (Foto: Agência AFP)Iates e prédios compõem a paisagem única do GP de Mônaco de Fórmula 1 (Foto: AFP)

06_circuito_monaco-3 (Foto: Infoarte / GLOBOESPORTE.COM)
FONTE:

Nenhum comentário: