sexta-feira, 24 de maio de 2013

Brasilidades: estudo e treino integral, a dura rotina de Thiago Silva no Sul


No início da carreira no Rio Grande do Sul, zagueiro tinha dificuldades para trabalhar e se manter acordado nos bancos do colégio

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

02_Header-Materia_THIAGO-SILVA (Foto: Infoesporte)

Boa parte dos brasileiros vive a necessidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Além da carga horária no emprego, mais algumas horas na sala de aula. Não foi diferente com o zagueiro Thiago Silva, capitão da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain, da França. Antes de se firmar no futebol e se tornar uma estrela mundial, o defensor, nascido no Rio de Janeiro, dividia seus dias entre os treinos integrais do RS Futebol Clube (atualmente Pedrabranca Futebol Clube, da cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul) e os bancos do colégio.

E a vida não era fácil. Por conta dos treinos, Thiago Silva tinha problemas de concentração na sala de aula. Não conseguia prestar atenção nos professores. Por conta disso, o defensor repetiu o 1º ano do Ensino Médio duas vezes.

- Tínhamos uma semana dura de trabalho no RS. Jogávamos todo domingo. Treinávamos duas vezes por dia. E eu dormia na escola, não conseguia me manter acordado, concentrado. Os professores me deixavam dormir. Não me incomodavam - relembrou.

Mosaico_THIAGO-SILVA (Foto: Infoesporte)

Além do apoio do zagueiro Naldo, que também atuou no Pedrabranca e atualmente defende o Wolfsburg, Thiago Silva contou com uma ajuda preciosa em sua passagem pela escola.

- Tinha um casal de namorados que me ajudava muito. Enquanto eu dormia, eles anotavam tudo e me passavam para eu copiar na concentração. Não lembro o nome deles, mas queria muito agradecer tudo o que eles fizeram por mim. Se eles lerem a matéria, claro que vão se lembrar de toda essa história. Não conseguia fazer nada na sala de aula. Daí surgiu o momento em que eu pensei: "Tenho que parar de estudar" - contou nostálgico o zagueiro.

Foi a partir do momento em que largou os estudos que Thiago Silva se deu conta de que o futebol seria mesmo o seu meio de vida.

Depois que eu parei de ir à escola consegui me concentrar muito mais naquilo que eu sabia fazer, que era jogar futebol"
Thiago Silva

- Depois que eu parei de ir à escola consegui me concentrar muito mais naquilo que eu sabia fazer, que era jogar futebol. Foi a minha escolha naquele momento. Embora tenha sido errada, graças a Deus deu certo. Tenho o segundo grau para fazer ainda, já que eu não consegui terminar. Repeti o primeiro ano duas vezes porque viajava muito.

Mas as dificuldades de Thiago Silva não aconteceram apenas em sua passagem pelo Rio Grande do Sul. No Rio de Janeiro, frequentar a escola também não era fácil.

- Quando consegue vencer, você olha para trás e pensa: passei por tudo isso e consegui chegar até aqui. Até o meu sonho. A dificuldade que eu tinha para ir ao treino, de voltar. Quando estava no América, no juvenil, eu saía de Santa Cruz às 4h30m, chegava às 6h em Cascadura, pegava um trem. A volta era a mesma coisa. Saía de casa e gastava R$ 1 para comer um salgado e um suco. Usava a camisa da escola para guardar o dinheiro do ônibus. Tenho orgulho de ter passado por esse tipo de situação até chegar onde cheguei - contou o defensor do PSG.

Após tanto sacrifício, Thiago Silva agora vive em Paris. Acabou de ser campeão do Campeonato Francês com o PSG. Em casa, recebe o apoio da esposa Isabele e dos filhos Isago, de 4 anos, e Iago, de 2. E foi justamente com a família que o defensor superou momentos ruins e se alegrou com os bons, entre eles a convocação para a disputa da Copa das Confederações, que será disputada no Brasil, de 15 a 30 de junho.

02_Linha-Tempo_THIAGO-SILVA (Foto: Infoesporte)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/05/brasilidades-estudo-e-treino-integral-dura-rotina-de-thiago-silva-no-sul.html

Nenhum comentário: