terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Escultor dá retoques finais em estátua de Pelé para o novo Maracanã


Após três meses de pesquisa e trabalho duro, Ique revela resultado de obra que será inaugurada em fevereiro, após a reforma do estádio

Por SporTV.com Rio de Janeiro

Conhecido por retratar com ilustrações bem-humoradas momentos marcantes e polêmicos da história do Brasil nos últimos 35 anos, há três meses o cartunista e o escultor Ique se dedica ao seu mais novo 'filho'. O mais recente desafio do chargista, que iniciou carreira no "Jornal do Brasil" e venceu dois Prêmios Esso de Jornalismo, é esculpir uma estátua de Pelé, que será instalada no Maracanã em fevereiro (assista ao vídeo).

- É incrível porque é uma preocupação mesmo de filho e eu quero as etapas todas, porque esse filho tem que parecer comigo no final, não pode parecer com o vizinho - afirmou.

A tarefa de Ique é reproduzir o brasileiro mais famoso do mundo em uma estátua de bronze. Ele se inspirou na comemoração célebre de Pelé após o gol que o Rei do futebol marcou contra a Tchecoslováquia, na estreia da Copa do Mundo de 1970. Para isso, o escultor utilizou fotos de todos os ângulos do ex-atleta e reproduziu fielmente todos os detalhes, do cabelo geométrico, até os dentes levemente tortos.

- Ele tem que se sentir fazendo este gol, comemorando este gol. É isso que eu quero, que ele olhe e fale: "Poxa, esse sou eu".

O processo de fabricação é lento e demorou três meses para a obra ficar pronta (Foto: Arte SPORTV.COM)O processo de fabricação da estátua é lento e exigiu três meses de trabalho (Foto: Arte SPORTV.COM)

Além de charges premiadas, Ique já retratou outras personalidades em esculturas, como Michael Jackson, que está no Morro Santa Marta (Botafogo, Zona Sul do Rio), João Saldanha, no Maracanã e Martinho da Vila, em Duas Barras (RJ).

Para o mais novo filho do escultor vir ao mundo, a obra passa por várias fases durante sua fabricação. A primeira versão é em miniatura, feita em plastilina, uma massa. Depois ela passa por um molde com negativo e vira cera. Em outro molde, a cera vai para o forno e derrete deixando uma matriz.

Foto mostra Ique trabalhando na escultura em seu ateliê, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)Ique dá os retoques finais na escultura de Pelé
em seu ateliê (Foto: Divulgação)

- A cera sendo perdida, é fundido o metal em alto-forno e esse metal incandescente, líquido é derramado aqui dentro, preenchendo o espaço. Depois de preenchido esse espaço, esse material esfria e com uma marreta você quebra esse material e, lá dentro está o bronze.

Com a versão pequena pronta, todo o processo precisa ser repetido em escala real. Ique precisou pesquisar para descobrir a exata altura de Pelé e encontrou registros entre 1,72m e 1,75m. Como a estátua reproduz o momento do salto e do soco no ar, a obra está na ponta do pé esquerdo, o que aumentou o tamanho do ex-jogador em alguns centímetros. No total, a escultura tem 1,84m e pesa 200kg.

No dia 20 de janeiro, a obra será entregue para o Governo do Rio de Janeiro e, no dia 28 de fevereiro será instalada no Maracanã, palco do milésimo gol do Rei do futebol, marcado em 1969.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2012/12/ique-mostra-fabricacao-de-escultura-de-pele-que-ficara-no-novo-maracana.html

Nenhum comentário: