Após três meses de pesquisa e trabalho duro, Ique revela resultado de obra que será inaugurada em fevereiro, após a reforma do estádio
- É incrível porque é uma preocupação mesmo de filho e eu quero as etapas todas, porque esse filho tem que parecer comigo no final, não pode parecer com o vizinho - afirmou.
A tarefa de Ique é reproduzir o brasileiro mais famoso do mundo em uma estátua de bronze. Ele se inspirou na comemoração célebre de Pelé após o gol que o Rei do futebol marcou contra a Tchecoslováquia, na estreia da Copa do Mundo de 1970. Para isso, o escultor utilizou fotos de todos os ângulos do ex-atleta e reproduziu fielmente todos os detalhes, do cabelo geométrico, até os dentes levemente tortos.
- Ele tem que se sentir fazendo este gol, comemorando este gol. É isso que eu quero, que ele olhe e fale: "Poxa, esse sou eu".
O processo de fabricação da estátua é lento e exigiu três meses de trabalho (Foto: Arte SPORTV.COM)
Para o mais novo filho do escultor vir ao mundo, a obra passa por várias fases durante sua fabricação. A primeira versão é em miniatura, feita em plastilina, uma massa. Depois ela passa por um molde com negativo e vira cera. Em outro molde, a cera vai para o forno e derrete deixando uma matriz.
Ique dá os retoques finais na escultura de Pelé
em seu ateliê (Foto: Divulgação)
em seu ateliê (Foto: Divulgação)
Com a versão pequena pronta, todo o processo precisa ser repetido em escala real. Ique precisou pesquisar para descobrir a exata altura de Pelé e encontrou registros entre 1,72m e 1,75m. Como a estátua reproduz o momento do salto e do soco no ar, a obra está na ponta do pé esquerdo, o que aumentou o tamanho do ex-jogador em alguns centímetros. No total, a escultura tem 1,84m e pesa 200kg.
No dia 20 de janeiro, a obra será entregue para o Governo do Rio de Janeiro e, no dia 28 de fevereiro será instalada no Maracanã, palco do milésimo gol do Rei do futebol, marcado em 1969.
FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/ta-na-area/noticia/2012/12/ique-mostra-fabricacao-de-escultura-de-pele-que-ficara-no-novo-maracana.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário