sábado, 7 de janeiro de 2017

Sem Paula, Brasília Vôlei não resiste ao Pinheiros e perde a primeira no DF





SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI



Desfalcado da principal referência, time candango pega a equipe paulista em noite inspirada e acaba derrotado no tie-break em grande partida na capital federal




Por
Taguatinga, DF



O Pinheiros jogou um balde de água fria no caldeirão do ginásio do Sesi de Taguatinga. Na noite deste sábado, a equipe paulista surpreendeu o Brasília Vôlei, que atuou sem Paula Pequeno, e acabou com a invencibilidade do time candango no Distrito Federal. Com Babi inspirada, as visitantes conseguiram se impor desde a primeira parcial, controlar os nervos nos momentos decisivos e vencer por 3 sets a 2, em grande partida pela rodada de abertura do returno: parciais de 25/21, 19/25, 25/23, 20/25 e 16/14.

Brasília Vôlei x Pinheiros - Babi (Foto: Felipe Costa / Ponto MKT)
Ex-jogadora do Brasília Vôlei, a oposto Babi 
foi destaque na vitória do Pinheiros no DF 
(Foto: Felipe Costa / Ponto MKT)


Com dores no joelho esquerdo, Paula acabou tendo que acompanhar o jogo do banco, de onde viu a ex-companheira de time, Bárbara, comandar o triunfo das visitantes, que encerrou a sequência invicta de quatro jogos do Brasília no DF no primeiro turno. Com 19 pontos, a sempre vibrante Babi embalou a equipe do Pinheiros, que teve ainda a líbero Ju Paes eleita a melhor jogadora da partida. No lado do Brasília, destaque para Amanda, que anotou 21 pontos.

-Foi uma vitória importante. Temos um time jovem, que está amadurecendo a cada jogo que passa. Se formos analisar, a saída de jogo foi ruim dos dois lados. Mas o que determinou foi quem teve mais equilíbrio no final. Foi o que deu certo para a gente, principalmente no tie-break. Começamos a defender umas bolinhas que não estávamos defendendo em toda a partida e isso foi determinante - avaliou o técnico do Pinheiros, Paulo de Tarso.

Brasília Vôlei x Pinheiros - Paula Pequeno foi poupada com dores no joelho (Foto: Felipe Costa / Ponto MKT)Referência do Brasília Vôlei, Paula Pequeno foi poupada com dores no joelho (Foto: Felipe Costa / Ponto MKT)


Com o resultado, o Pinheiros ganhou uma posição provisoriamente na tabela: subiu do 7º para o 6º lugar, com 18 pontos. No entanto, a equipe pode ser ultrapassada pelo Minas, que joga em casa contra o Bauru na rodada. Já o Brasília fica na 4ª colocação, com 24 pontos, mas também corre o risco de ser ultrapassado pelo Bauru.

- Precisamos trabalhar e recuperar as atletas do banco. Faltou um pouco de discernimento para fecharmos o jogo no tie-break. Vamos ter que jogar com as peças que temos e é preciso consertar os erros para o próximo jogo - disse o treinador do Brasília, Anderson Rodrigues.
O Brasília Vôlei volta a jogar na próxima sexta-feira, quando vai até São Paulo para enfrentar o Sesi, penúltimo colocado da Superliga. No mesmo dia o Pinheiros terá uma pedreira pela frente: o vice-líder Osasco, também em SP.


O jogo
Com boas passagens de Vivian e Amanda pelo saque, o Brasília Vôlei se impôs no início e abriu 8/4 rapidamente. No entanto, os ataques seguros de Paula Pequeno fizeram falta ao time candango, que acabou permitindo virada do Pinheiros: 10/8. Após um bloqueio solo da substituta de Paula, Mari Helen, o Brasília conseguiu voltar para a partida e abrir frente (15/11), mas novamente os erros voltaram a aparecer e as paulistas empataram o placar: 20/20. Foi então que o Pinheiros encaixou ótima sequência de bloqueios para fechar em 25/21.

O bom momento do time visitante continuou no início do segundo set e o Pinheiros abriu a parcial com 5/0. Foi então que o técnico Anderson resolveu mexer no Brasília e colocou Sabrina para fazer o papel que seria de Paula Pequeno. A mudança deu certo: a ponteira de 25 anos virou logo sua primeira bola e as candangas cresceram: 6/6. Dois pontos seguidos da levantadora Macrís em bolas de segunda ajudaram o time da casa a assumir a ponta e começar a se descolar no placar: 16/11. Daí para a frente, o Brasília apenas controlou a diferença para fechar em 25/19 com mais uma "largadinha" de Macrís.

Brasília Vôlei x Pinheiros - Andreia (Foto: Felipe Costa / Ponto MKT)
O Brasília Vôlei sofreu a primeira derrota 
jogando no Distrito Federal nesta 
temporada (Foto: Felipe Costa 
/ Ponto MKT)


Disposto a virar o placar, o Brasília entrou com tudo no terceiro set, que começou com duas grandes bolas da central Roberta. No entanto, o Pinheiros soube manter a tranquilidade e explorar os erros do Brasília para fazer 9/5 no embalo de Babi. O bloqueio do Brasília começou a funcionar e, somado ao saque potente de Amanda, fez a diferença para as donas da casa retomarem a frente: 16/13. Maira tratou de colocar as visitantes novamente no set, que chegou ao final empatado em 20/20. Mais regular, o Pinheiros levou a parcial com linda bola na paralela de Babi: 25/23.

O jogo pegou fogo no quarto set. Em uma sequência de grandes ralis e jogadas plásticas de ambos os lados, as equipes se alternaram na liderança do placar. Enquanto o Pinheiros contava com a eficiência dos ataques de Maira e Babi, o Brasília respondia nas bolas rápidas da levantadora Macrís. Os ânimos ficaram mais exaltados quando o Pinheiros se revoltou com uma marcação da arbitragem de bola na rede e acabou sendo punido com cartão vermelho, que ajudou o Brasília a abrir 19/15. O lance pareceu ter mexido com o psicológico das paulistas, que não reagiram mais e viram as donas da casa levarem o jogo para o tie-break ao vencer a parcial por 25/20.

A partida continuou pegada no set desempate. Babi colocou o Pinheiros em vantagem, mas Sabrina virou bolas importantes para evitar que as rivais deslanchassem no placar: 5/4. Destaque do Brasília na temporada, Roberta apareceu e, com a "china" fatal e o Brasília voltou a liderar: 8/7. Em mais uma passagem de Amanda pelo saque, o time colocou fogo no ginásio ao abrir dois de vantagem (10/8). No entanto, dois erros de serviço nos momentos finais permitiram a reação do Pinheiros, que conseguiu manter a tranquilidade para fechar em 16/14 e vencer a partida após um rali emocionante no último ponto.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/df/volei/noticia/2017/01/sem-paula-brasilia-nao-resiste-ao-pinheiros-e-perde-primeira-no-df.html

Nenhum comentário: