sábado, 7 de janeiro de 2017

Djoko bate Murray e é campeão em Doha em prévia do Aberto da Austrália





TÊNIS


Sérvio vence número 1 do mundo por 2 sets a 1 no primeiro torneio dos rivais no ano



Por
Doha, Catar



Novak Djokovic na final do ATP de Doha contra Andy Murray tênis (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)Djokovic comemora ponto na final do ATP de Doha contra Murray (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)



Andy Murray e Novak Djokovic começaram a temporada de 2017 da mesma forma que em 2016: se enfrentando em uma final. Se na decisão da ATP Finals, em Londres, em novembro, o escocês venceu e confirmou a liderança do ranking mundial, neste sábado foi Nole quem se deu bem ao bater o rival por 2 sets a 1 - 6/3, 5/7 e 6/4, em 2h54 de jogo, e conquistar o ATP 250 de Doha.

Foi uma prévia do que pode vir no Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano, a partir do dia 16 de janeiro, quando o sérvio vai defender o título de um torneio em que ele é o atual campeão e já venceu seis vezes, contra um Murray que vai tentar levantar o troféu pela primeira vez.

Campeão do torneio catarino em 2016, Djoko chegou à final longe de seu melhor tênis, às vezes penando para vencer - na semifinal contra Fernando Verdasco ficou à beira da eliminação, mas salvou cinco match points. Sabia que diante de Murray, mais conciso durante a semana, precisava estar bem o tempo inteiro, se movimentando mais. E assim foi no primeiro set.

Quando o sérvio era pressionado no fundo da quadra, forçava o saque. Murray levou uma paralela e uma deixadinha desconcertantes. Também tomou um lobby e vários smashes durante o jogo. Do outro lado, Murray desacelerava a partida com deixadas do fundo da quadra e também explorava bem o seu saque, tendo uma chande de quebra desperdiçada. Mas no oitavo game, o líder do ranking perdeu a chance de confirmar o seu saque com 40/15 quando não matou uma bola fácil, enfileirou uma sequência de erros e acabou tomando a quebra. Seguiu errando, se irritando, e Nole fechou o primeiro set com 6/3.

Novak Djokovic cai em quadra na final do ATP de Doha contra Andy Murray tênis (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)
Djokovic cai em quadra e bate a cabeça no 
chão na final do ATP de Doha contra 
Murray (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)


Para reagir, Murray precisava jogar como verdadeiro número um do mundo. No sexto game do segundo set veio outra chance de quebrar Nole. O escocês distribuiu belas passadas, contou com a sorte para marcar pontos, mas o sérvio confirmou o seu serviço com muito esforço. Já que Murray não se impôs, Djoko chegou à nova quebra fazendo 4/3. Os erros não forçados eram obstáculo para o escocês. Sacando para o título, o número 2 do mundo abriu 30/0, mas Murray arriscou e chegou ao break point, salvo por Nole. Game eletrizante. Murray salvou três match points e na segunda chance da quebra acertou uma bela passada para fazer 5/5.

Andy Murray na final do ATP de Doha contra Novak Djokovic tênis (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)Murray devolve bola na final do ATP de Doha contra Djokovic (Foto: KARIM JAAFAR / AFP)


A quebra deu a moral que faltava para Murray. O Sir ganhou pontos incríveis no game seguinte e tirou a paciência de Djokovic. Ao devolver uma bola fácil, o sérvio quebrou a raquete, e como já havia sido advertido antes perdeu o ponto e o game, ficando atrás do placar em 6/5. E foi nesse ritmo que o escocês alcançou nova quebra, venceu o set e empatou o jogo.

A intensidade do final do segundo set diminuiu no terceiro. Os serviços foram sendo confirmados até o sexto game, quando Murray teve a chance da quebra, salva por Djokovic. No game seguinte, o escocês arriscou, cometeu erros e foi quebrado pelo rival. Os erros se seguiram de ambos os lados.
Com muito esforço, Djokovic confirmou o seu saque e levou seu 67º título na carreira com 6/4. A vitória no Catar foi a 25ª em 36 jogos do sérvio contra Murray. Como se trata de um torneio 250 de ATP, o ranking pouco vai mudar.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/djoko-bate-murray-e-e-campeao-em-doha-em-previa-do-aberto-da-australia.html

Nenhum comentário: