segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Autuori exalta trajetória do Atlético-PR e vê "aprendizado" com irregularidade





ATLÉTICO-PR



Vitória contra o Sport deixou time como melhor mandante isolado do campeonato. Técnico minimiza críticas por campanha fora de casa e projeta lição para próximo ano




Por
Curitiba



atlético-pr x sport arena da baixada (Foto: Marco Oliveira/Atlético-PR)Autuori ressalta campanha geral do Furacão e pede análise do "todo" (Foto: Marco Oliveira/Atlético-PR)


A vitória por 2 a 0 contra o Sport, neste domingo, na Arena da Baixada, deixou o Atlético-PR mais uma vez como o melhor mandante do Campeonato Brasileiro. Esta foi a 15ª vitória do Furacão em 18 jogos em casa, número que contrasta com as onze partidas sem vencer como visitante. O técnico Paulo Autuori, contudo, prefere não fatiar a campanha do Rubro-Negro. "Ganhar fora de casa e não atingir o objetivo ou ganhar?", questiona o treinador.

– A campanha que o Atlético faz é muito difícil de ser feita. Nenhuma equipe tem isso. Neste campeonato, no fundo, fazemos tudo nele. Têm equipes que conseguiram muito mais vitórias fora e estão abaixo de nós. A ideia é o todo. Essa é uma situação que não vamos alterar mais, porque temos só mais um jogo fora de casa. Mas é um aprendizado para o próximo ano. Mesmo sem jogos fora de casa, nós podemos estar em uma situação de quinto lugar, porque eu tenho mais vitórias que os adversários. Ganhar fora de casa e não atingir o objetivo ou ganhar? Não ganhamos fora porque não fomos competentes, a grama (artificial) não influi em nada. É algo que podemos equilibrar no ano que vem – planeja. 

A vitória deixou o Atlético-PR ainda mais perto da vaga na Libertadores. Com 55 pontos, o Furacão termina a rodada na quinta colocação. Um resultado positivo na próxima rodada pode garantir o time com antecedência na competição continental. Para Autuori, depender de si mesmo é o grande mérito do Rubro-Negro nesta fase do Brasileiro. 

– O mais importante é depender de nós próprios, não ter que ficar preocupado com o resultado dos outros. Faltam dois jogos. Temos um jogo extremamente difícil contra o Corinthians, que também luta por uma vaga. Como eu falei, desde o meio do segundo turno, vai ser disputado até o fim, em todas as zonas da tabela. Era esperado que houvesse luta até o fim – avalia o técnico. 




Autuori avaliou o resultado deste domingo como "consistente". O treinador pesou as boas saídas do time, principalmente no primeiro tempo, e arriscou muito nas finalizações. Foram 13 chutes no total. A equipe também teve boa apresentação na defesa, com vinte desarmes em cima do time pernambucano. 

A equipe entrou muito bem defensivamente. Gosto desse resultado, 2 a 0. Demonstra consistência. Fez os gols necessários e não sofreu nenhum
Técnico Paulo Autuori, sobre vitória
em cima do Sport

– Taticamente, a equipe fez um jogo muito bom, de novo, sabendo entender a partida. Quando teve que forçar o jogo, forçou. A equipe trabalhou sabendo o que deveria fazer com a bola, preocupada com a transição do Sport, que é muito forte. Em todos os jogos, o Diego Souza tem condições de finalizar, mas conseguimos tirar ele da linha. A equipe entrou muito bem defensivamente. Gosto desse resultado, 2 a 0. Demonstra consistência. Fez os gols necessários e não sofreu nenhum – disse o técnico.

Sobre o conjunto atleticano, Autuori vê falhas pontuais, mas acredita que o time aprendeu a trabalhar com as limitações durante a temporada. De acordo com o treinador, o trabalho em grupo do Atlético-PR é o que fez a equipe chegar longe em 2016. 

– O mérito é a nossa equipe funcionar num todo. Quando algo impede isso, não conseguimos ser competitivos. Isso aconteceu mais nos jogos que fizemos fora de porta. É uma equipe que, taticamente, tem feito boa competição. Logicamente, tem suas limitações, mas que soube fazer das suas forças, que foi o fator determinante e o diferencial – disse Autuori. 

O próximo compromisso do Atlético-PR será contra o Corinthians, às 21h (horário de Brasília) de sábado, na Arena Corinthians, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Nesta partida, o Furacão luta para quebrar o jejum de vitórias como visitante e consolidar a vaga na Libertadores.


Confira mais notícias do esporte paranaense no globoesporte.com/parana


FONE:
http://globoesporte.globo.com/pr/futebol/times/atletico-pr/noticia/2016/11/autuori-exalta-trajetoria-do-atletico-pr-e-ve-aprendizado-com-irregularidade.html

Nenhum comentário: