sábado, 10 de outubro de 2015

Renascimento: era Mano faz jogadores "esquecidos" ressurgirem no Cruzeiro


Willian, Allano, Fabiano e Fabrício são casos de atletas que melhoraram rendimento com o técnico. Arrascaeta, Damião e Marinho são outros nos planos do comandante




Por
Belo Horizonte


O Renascimento foi um importante movimento cultural e artístico, que representou uma ruptura de ideias e valores cultuados pelo período medieval, período histórico que perdurou até meados do Século XIV. Com ideias que valorizavam o humanismo e o conhecimento, destituindo valores ligados ao feudalismo, o Renascimento trouxe de volta alguns valores ligados à era greco-romana. A era Mano Menezes não teve, nem de longe, o mesmo rompimento que o período histórico descrito acima, mas vem fazendo alguns jogadores do time celeste renascerem na temporada. Exemplos não faltam: Willian, Allano, Fabrício e Fabiano ressurgiram com o novo treinador celeste. Outros estão no mesmo projeto, como Leandro Damião, Arrascaeta e Marinho, por exemplo.

Mano Menezes comandou seu primeiro treino no Cruzeiro (Foto: Pedro Vilela/LightPress/Cruzeiro)
Aos poucos, Mano Menezes vai dando chances 
e recuperando jogadores do elenco  
(Foto: Pedro Vilela/Light Press)


Desde o primeiro jogo no comando do Cruzeiro, Mano Menezes tem mostrado que, além de tentar tirar o time da luta contra o rebaixamento, também tem o objetivo de recuperar atletas. Eles não vinham tendo boas atuações ou sequer chances no time principal. Mas o treinador, sabendo do potencial deles, apostou suas fichas.


E recebeu a resposta logo na primeira partida. Na goleada por 5 a 1 sobre o Figueirense, viu Willian, que não vinha balançando as redes e, muitas vezes estando no banco de reservas, marcar quatro vezes, pontuando de maneira recorde no Cartola e comandando a vitória cruzeirense (relembre no vídeo clicando no LINK da FONTE. no final da Postagem abaixo).


LEIA MAIS

>> Damião não se incomoda com jejum, e fala com cautela sobre permanência
>> Auxiliar de Mano grava treino para ajudar técnico a corrigir erros do time
>> Marinho celebra oportunidade entre os titulares e espera repetir filme
>> Um vai, outro não: Mano conta com Arrascaeta para quarta, mas Mena fica


No jogo contra a Chapecoense, mostrou que também a confiança tinha voltado. Arriscou um petardo de fora da área e abriu o placar para o Cruzeiro na vitória por 2 a 0 (veja os gols da partida no vídeo abaixo). No mesmo jogo, Allano começou como titular e não saiu mais do time nas partidas contra Coritiba e Grêmio. Mesmo caso do lateral Fabrício, situação comentada por Mano.

- O Fabrício tem um histórico que atrapalha um pouco a imagem, que ele contribuiu para que acontecesse, tem valências, estatura, é um jogador de qualidade - analisou o treinador quando perguntado das qualidades do jogador.


O volante Henrique sempre foi mantido nas escalações de Mano Menezes, portanto não é um exemplo de atleta ressurgido. Mas o jogador avalia que o trabalho e a filosofia de Mano Menezes fizeram o Cruzeiro reagir no Campeonato Brasileiro

- Nós, atletas, temos que confiar no trabalho do treinador, se adequar à maneira que ele pede, e ele (Mano Menezes) trabalhou para isso. Isso vai fortalecendo, vai fazendo a equipe crescer no campeonato - avalia o volante Henrique.

Nós, atletas, temos que confiar no trabalho do treinador, se adequar à maneira que ele pede, e ele (Mano Menezes) trabalhou para isso. Isso vai fortalecendo, vai fazendo a equipe crescer no campeonato
Henrique

Diante do Grêmio, no último domingo, Mano Menezes promoveu o retorno de Leandro Damião, que estava machucado, e também de Gabriel Xavier e Arrascaeta - ambos entraram no segundo tempo. O uruguaio estava nos planos de Mano para ser testado entre os titulares contra o Atlético-PR, mas a convocação do jogador para sua seleção nacional fez outro atleta ganhar uma nova chance: Marinho.

Indicado por Vanderlei Luxemburgo, o atacante não vinha atuando com Mano Menezes, muitas vezes sequer treinava entre os reservas. Com Arrascaeta na seleção, Willian suspenso, além de Marquinhos, Alisson e Júlio Baptista no departamento médico abriram espaço para Marinho. Ele deve formar dupla com Leandro Damião na partida contra o Atlético-PR, na próxima quarta-feira, na Arena da Baixada. A esperança do torcedor é que, além do time, outros atletas também renasçam na Toca da Raposa.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2015/10/renascimento-era-mano-faz-jogadores-esquecidos-ressurgirem-no-cruzeiro.html

Nenhum comentário: