segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Fora de 2016, Ricardo/Emanuel bate dupla olímpica e vence etapa em MG

Veteranos de 40 e 42 anos, que serão suplentes nas Olimpíadas, derrotam Pedro Solberg e Evandro no tie-break e garantem título em Contagem, no Circuito Brasileiro



Por
Contagem, Minas Gerais


Na quarta-feira, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) anunciou oficialmente as duplas que representam o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Com Bruno Schmidt e Alison já classificados, a entidade optou por Pedro Solberg e Evandro em detrimento de Ricardo e Emanuel, que ficaram como suplentes. Mas quis o destino que, neste fim de semana, os campeões olímpicos de Atenas pudessem "dar o troco" na final da etapa de Contagem, em Minas Gerais, no Circuito Brasileiro. Eles venceram por 2 a 1, no tie-break, 21/19, 16/21 e 15/13, e celebraram o feito. Léo Gomes e Bernat ficaram com o bronze após derrubar Luciano e Márcio Araújo por 2 a 0.

- Isso é muito importante, começar jogando bem. Eu e Ricardo tentamos fazer nosso melhor o tempo todo. Conseguimos jogar mais e acho importante manter a sequência. Nos momentos de dificuldade, tenho uma pessoa em quem posso me apoiar. Ricardo jogou muito bem hoje. Evandro e Pedro são uma dupla muito forte, foram indicados para representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e vamos torcer muito por eles - relatou Emanuel que, ao lado de seu parceiro, foi campeão na última temporada no torneio nacional.

- São dois times que se conhecem bastante, viemos no Circuito Brasileiro em um ritmo diferenciado e isso faz com que o jogo se torne ainda mais bonito para quem está assistindo - completou Ricardo, feliz pelo título e pelo grande duelo em quadra.


Ricardo e Emanuel celebram o título da etapa de Contagem (Foto: Divulgação / CBV)
Ricardo e Emanuel celebram o título da etapa 
de Contagem (Foto: Divulgação / CBV)


Evandro comemorou a vaga olímpica anunciada pela semana, mas lamentou o resultado.
- Essa semana foi maravilhosa. Nossa vaga nas Olimpíadas veio pelo bom trabalho que fizemos, e acho que a equipe está toda de parabéns, apesar de, infelizmente, termos perdido essa final, porque estamos bem. Um dia a gente perde, no outro, a gente ganha. Agora é voltar e trabalhar.

Foi o quarto encontro entre os dois times. Pedro Solberg e Evandro tinham vencido em duas outras ocasiões. Ricardo e Emanuel igualaram o retrospecto. Em Contagem, as duas duplas chegaram invictas à decisão, tendo vencido os dois jogos da fase de grupos, quartas de final e semifinal.

Cada dupla campeã de uma etapa do Open soma 400 pontos no ranking da temporada, além de levar para casa um prêmio de R$ 45 mil. Todas as equipes são premiadas e, somando os dois naipes, o torneio distribui mais de R$ 420 mil aos atletas.

O Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia terá nove etapas (cinco em 2015 e quatro em 2016) e uma edição do SuperPraia, com campeões independentes. Após Brasília e Contagem, o tour ainda passa por Goiânia (GO), Bauru (SP) e Curitiba (PR). As quatro etapas de 2016 e o SuperPraia, que reúne as oito melhores duplas da temporada, ainda terão suas cidades confirmadas.



O jogo

Ricardo e Emanuel entraram com bastante força na partida e dispostos a desbancar Pedro Solberg e Evandro. E, de início, mostraram a que vieram. Sem sentir o forte sol de Contagem, pareceram garotos. Os campeões olímpicos de Atenas 2004 cadenciaram o ritmo do confronto e, apesar da disputar no primeiro set ser ponto a ponto, eles se mantiveram na dianteira. Evandro, por sua vez, errou quatro saques. Assim, os veteranos fecharam o primeiro set em 21 a 19.

No segundo, começaram com a mesma pegada. Ricardo sobrou no bloqueio, enquanto Emanuel estava muito à vontade no ataque. Do outro lado da quadra, contudo, a atual dupla olímpica também tinha seus bons momentos no confronto e, depois de um início equilibrado, passaram a frente dos veteranos no placar quando Evandro brilhou em um belo bloqueio. Pedro Solberg explorou o bloqueio de Ricardo, e seu parceiro fez um ace na sequência.

Emanuel e Ricardo batem Pedro e Evandro no Circuito Brasileiro (Foto: Divulgação / CBV)
Emanuel e Ricardo batem Pedro e Evandro 
no Circuito Brasileiro (Foto: Divulgação / CBV)


Após abrirem vantagem de quatro pontos, entretanto, foi a vez de os campeões olímpicos correrem atrás para tentar equalizar o duelo. Eles até chegaram perto, mas uma bola boa de Pedro Solberg no fundo da quadra seguida de um bloqueio sobre Emanuel mostrou que o set era mesmo dos cariocas. Aliás, foram cinco nesse fundamento no segundo set. O 21º ponto, contudo, veio no ataq8e de Evandro: 21 a 16.

O tie-break foi disputado como os outros dois sets. Pedro se destacava no bloqueio, algo que já acontecia também no restante do confronto. Ricardo, chamado de "Block Machine" ("Máquina de Bloqueio"), fazia jus ao apelido também. Evandro, contudo, cometia erros que atrapalhavam a dupla carioca, e os veteranos se aproveitavam disso. O ponto do jogo veio em 15 a 13 com Emanuel, que desbancou o bloqueio de Evandro e fez a festa. O "Rei", aliás, foi escolhido melhor da partida.



(OBS. DO BLOG:
Para assistir ao VIDEO, clic no LINK da FONTE abaixo)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2015/09/fora-de-2016-ricardoemanuel-bate-dupla-olimpica-e-vence-etapa-em-mg.html

Nenhum comentário: