segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Confira 10 estrelas que estarão no Rio para as Paralimpíadas daqui a um ano

Lista dos eventos mais aguardados dos Jogos tem nomes como os brasileiros Daniel Dias e Andre Brasil, a australiana Jacqueline Freney e o sueco Jonas Jacobsson



Por
Rio de Janeiro


O dia 7 de setembro de 2015 marca o início da venda de ingressos para as Paralimpíadas do Rio e a contagem regressiva de 1 ano para o início do evento (veja o vídeo acima). Durante 11 dias, 4.350 atletas de 178 países vão competir em 528 provas que valem medalhas (264 masculinas, 226 femininas e 38 mistas). Entre os ícones do esporte paralímpico que estarão em ação no ano que vem, destacam-se feras como os brasileiros Daniel Dias, Andre Brasil, Terezinha Guilhermina, além de diversas estrelas estrangeiras como a australiana Jacqueline Freney, a iraniana Zarah Nemati e o sueco Jonas Jocobsson. Confira na lista abaixo:


DANIEL DIAS

Com má formação congênita dos membros superiores e da perna direita, o fenômeno brasileiro da natação começou sua trajetória em 2006. De lá para cá, ele soma 14 medalhas em Jogos Paralímpicos – seis de ouro em Londres; e oito de ouro e um bronze em Pequim. Daniel esteve recentemente em Toronto para a disputa dos Jogos Parapan-americanos. O paulista nadou oito provas e levou o ouro nas oito. No Rio 2016, Daniel tentará o índice para todas as provas que envolvam a sua classe, a S5. A final dos 100m peito está marcada para o dia 11 de setembro de 2016, no Parque Olímpico da Barra, a partir das 17h30. 




Daniel Dias Parapan Toronto natação (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)
Daniel Dias é a principal estrela das Paralimpíadas 
do Rio (Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB)



TEREZINHA GUILHERMINA

Nascida com uma retinose pigmentar, doença congênita que provoca a perda gradual da visão, Terezinha começou nos esportes através da natação. Em 2000, por influência da irmã, trocou as águas pelas pistas de atletismo. Terezinha já participou de três Paralímpiadas, somando seis medalhas – duas de ouro em Londres; uma de ouro, prata e bronze em Pequim e uma de bronze em Atenas. No Rio, Terezinha compete na classe T11 do atletismo. As principais provas da atleta nas Paralimpíadas de 2016 serão os 100m rasos, cuja final será no dia 9 de setembro, os 200m rasos; com final no dia 13, e os 400m; com final no dia 16.

Terezinha Guilhermina venceu os 200m e os 400m rasos no mesmo dia (Foto: Daniel Zappe/MPIX​/CPB)
Terezinha Guilhermina vai para a sua quarta 
participação nas Paralimpíadas (Foto: 
Daniel Zappe/MPIX​/CPB)


JACQUELINE FRENEY

Com paralisia cerebral, a australiana teve os movimentos de suas pernas afetados. Começou a praticar natação aos 6 anos de idade e se tornou recordista de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Londres-2012. No total soma 11 medalhas – 8 de ouro em Londres e três bronzes em Pequim. No Rio, Jacqueline compete nos 100m costas classe S7, cuja final será no dia 8 de setembro, a partir das 17h30.

Jacqueline Freney natação paralimpíadas medalha (Foto: AFP)
Jacqueline Freney natação paralimpíadas 
medalha (Foto: AFP)


ALEX ZANARDI

Nome conhecido no automobilismo, o italiano Alex Zanardi foi piloto de Formula 1, WTCC e Card. Em 2001, ele sofreu um grave acidente e teve ambas as pernas amputadas. Em 2007 adotou o paraciclismo como novo esporte. Em Londres conquistou três medalhas – duas de ouro e uma de prata. As competições de paraciclismo do Rio 2016 acontecem do dia 14 ao dia 17 de setembro, na Barra da Tijuca.

Alex Zanardi Paralimpíadas de Londres (Foto: Getty Images)
O ex-piloto Alex Zanardi adotou o 
paraciclismo como seu novo 
esporte (Foto: Getty Images)


ZAHRA NEMATI

A arqueira iraniana conseguiu a primeira medalha de ouro de uma atleta mulher do seu país tanto em Jogos Olímpicos quanto Paralímpicos. Zahra era faixa preta de taekwondo até sofrer um grave acidente em 2008, quando sofreu uma lesão na medula espinhal. Dois anos depois, ela conheceu o tiro com arco. Possui duas medalhas em Jogos, uma de ouro e outra de bronze. Zahra compete no Rio 2016 nas provas para as classes W1 e W2, cujas competições acontecem no dia 17 de setembro, das 9h às 13h30.

Zahra Nemati Irã tiro com arco Paralimpíadas (Foto: Getty Images)
Zahra Nemati Irã tiro com arco Paralimpíadas 
(Foto: Getty Images)


JONAS JACOBSSON

Um dos grandes nomes da história paralímpica, o sueco praticante de tiro esportivo vai disputar sua 10º edição do evento no Rio de Janeiro – a estreia foi em 1980 em Amsterdam, aos 15 anos. De lá para cá foram 17 ouros, duas pratas e nove bronzes. As provas de tiro esportivo do Rio 2016 serão de 8 a 13 de setembro, em Deodoro.

Jonas Jocobsson tiro esportivo paralimpíadas (Foto: Getty Images)
Jonas Jocobsson tem 17 medalhas no tiro 
esportivo nas Paralimpíadas 
(Foto: Getty Images)


TATYANA MACFADDEN

Nascida na Rússia, Tatyana foi adotada em um orfanato por uma família americana. Sua mãe adotiva visitava o país em uma expedição do departamento de saúde dos Estados Unidos quando a conheceu. Por ter os músculos muito atrofiados, Mcfadden praticou natação, ginástica, basquete em cadeira de rodas e hóquei sobre trenó. Mas foi no atletismo que se consagrou com três ouros, quatro pratas e três bronzes. No Rio 2016, ela compete nos 100m rasos feminino classe T54, cuja final será no dia 9 de setembro, a partir das 17h30, no Estádio Olímpico Nilton Santos.

Tatyana Mcfadden atletismo paralimpíadas (Foto: Getty Images)
Tatyana Mcfadden tem 10 medalhas no atletismo 
das Paralimpíadas (Foto: Getty Images)



ANDRE BRASIL

Com apenas três meses de idade, Andre teve poliomielite por reação a vacina, o que lhe trouxe uma pequena sequela na perna esquerda. Conheceu a natação como forma de reabilitação e iniciou sua carreira de nadador profissional em 1992. Junto a Daniel Dias, é um dos maiores medalhistas paralímpicos do Brasil. Já são sete medalhas de ouro e três de prata nas participações de Pequim 2008 e Londres 2012. No Rio 2016, o carioca compete nas provas unificadas para as classes S10, SB9 e SM10. A final dos 50m livre será no dia 9 de setembro, das 17h30 às 21h40.

Andre Brasil Parapan Toronto (Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPB)
Andre Brasil tem 10 medalhas em Paralimpíadas 
(Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPB)


HE JUNQUAN

O nadador chinês perdeu os dois braços após sofrer uma descarga elétrica. Começou a participar nos Jogos Paralímpicos em Sidney-2000, conquistando três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Em Atenas 2004 contabilizou mais quatro ouros. Em Pequim 2008, competição dentro do seu  país, Junquan ganhou dois ouros e uma prata. Em Londres 2012, o nadador conquistou outras duas medalhas: uma prata e um bronze. Ele é um dos principais concorrentes de Daniel Dias na prova de 50m nado costas. Sua principal prova no Rio 2016 é os 50m borboleta masculino classe S5, cuja final será no dia 10 de setembro, a partir das 17h30.

He Junquan natação paralimpíadas (Foto: Getty Images)
He Junquan brigará pelo ouro com Daniel Dias 
nos 50m costas do Rio 2016 (Foto: Getty Images)



NATALIA PARTYKA

A polonesa que nasceu sem uma parte do braço direito é tricampeã paralímpica no tênis de mesa, tendo conquistado o ouro nos Jogos de Atenas, Pequim e Londres. Ela também participou dos Jogos Olímpicos de Pequim e Londres. Sua primeira participação em Jogos foi em Sidnei 2000 com apenas 11 anos de idade. As competições de tênis de mesa das Paralimpíadas do Rio acontecem de 11 a 14 de setembro na Barra.

Natalia Partyka x Li Jie, Tenis de Mesa (Foto: Agência AP)
A polonesa Natalia Partyka é tricampeã 
paralímpica no tênis de mesa 
(Foto: Agência AP)


FONTE:

Nenhum comentário: