domingo, 28 de junho de 2015

René fala em aprendizado e lamenta 1ª derrota: "Um dia, teria que chegar"

Técnico do Botafogo diz tentou manter invencibilidade na Série B “ao máximo”, elogia reação na segunda etapa e defende Luis Ricardo: “Continua tendo a confiança”



Por
Macaé, RJ



Foram oito rodadas de invencibilidade nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Nelas, o Botafogo conquistou seis vitórias, dois empates e a liderança absoluta da competição. O primeiro lugar na tabela persiste, mas o status de equipe a ser batida foi encerrado na tarde deste sábado com a derrota por 4 a 2 para o Macaé, no Estádio Moacyrzão. Renê Simões ficou na bronca com o primeiro tempo apagado do seu time, mas abraçou de forma natural a primeira derrota no torneio.

O treinador abriu apenas uma ressalva: os três primeiros gols sofridos na partida – anotados por Anselmo (duas vezes) e Pipico. Todos eles foram originados pela esquerda da defesa botafoguense, o que, para o comandante, não pode acontecer.


- Tomamos dois gols absolutamente iguais, do mesmo lugar, com o mesmo jogador. No terceiro gol, a gente tinha até trocado o Fernandes ali para ajudar na marcação. Faltou atenção. A gente começou o primeiro tempo bem, mas tomou três gols e desarrumou tudo. O bom foi voltar depois de 3 a 0, que não é fácil, com personalidade e fazer dois gols. No momento que estávamos prontos para a recuperação, tomamos o quarto. Depois da saída do Gilberto ficou difícil. Um dia, teria que chegar. A derrota teria que chegar. Óbvio que a gente tentou adiar ao máximo, mas a competição não se ganha de cabo a rabo. Vamos aprender com o que aconteceu hoje. Do mesmo lado, não se pode tomar três gols – analisou.


saiba mais

Com Thiago Carleto ainda sem poder atuar, Luis Ricardo foi improvisado na lateral esquerda, justamente no lado onde o Macaé fez os três primeiros gols. Renê, então, tratou de sair em defesa do jogador e afirmou que nem mesmo o titular da posição poderia fazer alguma coisa nessa situação.
- (Luis Ricardo) é um bom jogador, não se dobrou na marcação. Mas, às vezes, tinham dois jogadores ali em cima dele, tinha uma troca constante do Anselmo com o Marquinho. Mas o Luis Ricardo é um bom jogador, continua tendo toda nossa confiança. Ainda conversei com o Carleto no jogo. Mesmo se tivesse colocado ele, ele não ia aguentar e ia cair nas costas dele. O Luis Ricardo estava mais fisicamente capaz – acredita o treinador.

René Simões Botafogo (Foto: Vitor Silva / SSPress)
René Simões culpou o primeiro tempo pela 
derrota em Macaé (Foto: 
Vitor Silva / SSPress)


Confira os principais pontos da entrevista de Renê Simões:

Lado positivo?
- O que eu tiro de bom é a reação. Achei que o vestiário ia ser pesado, mas o vestiário acabou ficando leve, os jogadores ficaram bem, fizeram dois gols. Lamentável foi sofrer o quarto gol, foi uma ducha de água fria. Mas o que eu levo de bom é isso.


Atuação do Botafogo
O Macaé fez uma boa partida, não se pode só querer dizer que o Botafogo teve má atuação. Não podemos tirar o brilho da vontade do Marcelo. O número 10 deles estava no meio, nas costas, em cima, em velocidade e sempre aberto. A gente trabalhou muito isso, essa bola sempre do outro lado, mas, infelizmente, erramos. Não vamos tirar o brilho deles. É um sabor muito ruim, tomar 3 a 0 assim. Em toda a competição, só tomamos três gols. Hoje, tomamos quatro. Não foi um dia normal do Botafogo. Mas vamos continuar e respirar.


Muda a visão das outras equipes?
- Acho que eles querem vencer o Botafogo. E o Macaé conseguiu. Mas até levarmos o primeiro gols, estávamos bem. Rapidamente, tomamos o segundo gol. Só que quando tomamos gols parecidos assim, eles causam desarrumação. Tive que arrumar duas coisas na parte tática. O número 8 ali estava circulando, mas corrigimos isso no segundo tempo. Fizemos isso, e o time jogou bem, conseguiu os dois gols rapidamente. Aí tomamos o quarto gol, que foi uma ducha de água fria. São lições. Temos que ter tranquilidade nesse tempo. Quem não souber perder não vai ganhar. Dias como esse virão, mas espero que não se repita tão cedo.


Botafogo entrou desligado?
- A gente vem sempre conversando sobre isso. Tomamos dois gols em três minutos, mas não achei que a equipe entrou desligada no primeiro tempo. Os erros aconteceram de formas idênticas. Conversamos e corrigimos isso.


Irrita sofrer três gols iguais?
- Não é uma irritação, mas eu fiquei surpreso. Nossa zaga, principalmente em cima, é muito segura. É difícil o Botafogo tomar gol por cima. Não sei se foram os quatro, mas tomamos alguns gols com bola em cima. E nós erramos hoje em jogadas iguais. O marcados vai na frente, mas o jogador está atrás. É muito difícil. Então, foi mais uma surpresa do que irritação. Fica a lição. Vamos corrigir isso, trabalhar e ter muita tranquilidade na hora da derrota. A gente não pode imaginar que vai ganhar a competição ganhando todos os jogos. O último campeão dessa competição perdeu seis. Temos muita coisa pela frente.

Fernandes está preparado para ser titular?
- Essa pergunta é excelente e mostra que temos que ter calma com o jogador. Eu digo para você que sem o Vinícius, a equipe caiu um pouco. É normal isso, temos que ter responsabilidade. Alguns garotos entram e não rendem. Quando tem a exceção, ficamos muito felizes. Mas a regra é isso mesmo. Coloca um pouco, tira um pouco, até a hora que ele se sente adaptado. Mas, tecnicamente, é um excelente jogador.


FONTE:

Nenhum comentário: