domingo, 28 de junho de 2015

Dunga faz avaliação positiva na Copa América: "Acho que foi ótimo"

Técnico afirma que desfalques da Seleção pesaram, reconhece falta de experiência do grupo e faz diagnóstico após eliminação nas quartas: "Temos que trabalhar muito"



Por
Concepción, Chile


Dunga Brasil x Paraguai (Foto: EFE)Dunga não consegue levar o Brasil à semifinal da Copa América no Chile (Foto: EFE)


Fala pausada e tom sereno. Dunga mostrou-se tranquilo após a eliminação da seleção brasileira na Copa América, neste sábado, em Concepción. Após a derrota nos pênaltis para o Paraguai e a queda precoce nas quartas de final da competição, o treinador fez uma avaliação positiva da participação do Brasil. Na avaliação dele, ficam bons ensinamentos para as eliminatórias.

- Todos nós vamos tirar muitas lições da Copa América, eliminatória é difícil, complicado, tem que jogar no limite. Muitas vezes tem que jogar no aspecto físico. Não podemos deixar de jogar no aspecto técnico. Sem a bola, marcar. Com a bola, colocar a nossa qualidade técnica. Acho que foi ótimo, poucos jogadores jogaram a Copa América, poucos tiveram nas eliminatórias. Vão saber o que encontrar lá na rente. Cada um se preparar individualmente e depois trabalhar coletivamente.

Questionado sobre a ausência de Neymar, que ficou fora após suspensão de quatro jogos imposta pela Conmebol, procurou minimizar.

- Historicamente a Copa América é complicada. O Brasil ganhou poucas vezes a Copa América. Argentina e Uruguai estão na frente. Quando ganha, não se fala do que faltou. Quando perde, se diz que falta. Neymar é importante para o Barcelona, para a Seleção. Temos jogadores de qualidade, bons jogadores. Falta um pouco de experiência. Esse torneio é importante para irmos nos ambientando como se joga a eliminatória.


saiba mais

O técnico deixa o Chile ciente de que será ainda mais cobrado após o resultado ruim.

- A pressão no Brasil sempre tem. Quando ganha, tem pressão. Quando perde, muito mais. Se estamos aqui, é porque temos condições. Tenho que trabalhar muito com minha equipe e confederação para dar resposta aos torcedores que estão tristes, assim como nós. É inútil lamentar. Temos que trabalhar muito.

A seleção brasileira volta ao Brasil na manhã deste domingo. O voo fretado sai de Concepción direto para São Paulo.


Confira como foi a entrevista de Dunga:

Jogadores com viroseTentamos neutralizar a principal jogada deles, que é a bola aérea, alternamos bons momentos durante a partida, tentamos impor a velocidade, a troca de jogo de uma lateral para outra. Não é desculpa ou atenuante, mas 15 jogadores tiveram virose durante a semana. Era um jogo fundamental para usar a velocidade. Isso veio a faltar para nós que era a chave para conseguir chegar ao gol do adversário. Tiveram virose, muita dor de cabeça, dor nas costas, uns sentiram mais do que os outros, tivemos de diminuir a intensidade dos treinamentos, alguns tiveram ânsia de vômito.


Saídas e Willian e Robinho no segundo tempo
Willian passou mal no intervalo, Robinho estava muito casado. Para ter os pênaltis, tinha que acabar a partida. Tinha que equilibrar na questão física para tentar ter controle de bola, jogada em velocidade, tentar ganhar o jogo. Só depois pensar nos pênaltis. Não poderia pensar nos pênaltis naquele momento.


Próximos passos
Acredito que a gente vai continuar no trabalho, na nossa forma de pensar no que tinha programado, perdemos cinco jogadores para o torneio, dificulta o trabalho, principalmente quando se fala de experiência, renovação, mas nunca deixar de lado o quanto é importante a experiência dos jogadores dentro de uma competição como é difícil a Copa América e a Libertadores.


Erro estratégico ou crise de geração
É um todo. Eu já expliquei outras vezes. O Brasil teve seleções fantásticas e ficou 40 anos sem ganhar a Copa América. Numa competição como essa, perdemos cinco jogadores, entramos numa competição sem esses jogadores e isso é importante. É uma preparação, gostaríamos de ganhar, foi uma ótima lição, ótimo aprendizado para a eliminatória, que continua sendo o principal objetivo.

Dunga Brasil x Paraguai (Foto: Richard Souza)Dunga revela que 15 jogadores da Seleção sofreram com virose (Foto: Richard Souza)


Paraguai surpreendeu?
Paraguai jogou da sua forma, sua característica. Nós fizemos o gol, estávamos neutralizando bem até o instante do pênalti. Não sei o que se passou no pênalti, foi um lance muito confuso, o árbitro estava perto, temos que ver na televisão.


Decisão por pênaltis
Se fosse fácil, quem tinha que bater era o presidente. Fácil para quem está fora, muitas coisas em jogo, é o futebol. Não se pode ganhar sempre.


Momento do futebol brasileiro
Meu diagnóstico é que todos temos que pensar no futebol brasileiro. Quando se fala em repensar o futebol, não é só o campo. A gente não pode deixar de notar que outras seleções melhoraram bastante, até pelo intercâmbio, uma série de circunstâncias. Vamos ter que arregaçar as mangas, trabalhar muito, até para ter o conceito no Brasil de que jogador que joga bem dois jogos é craque Não é porque não joga bem dois jogos que não presta e nem quando vai bem é o melhor do mundo. A gente tem que ser mais objetivo nas análises e saber que vamos ter muito trabalho pela frente. Sabíamos que não seria fácil. A sequência de vitórias não nos deixou contentes, sabia que teríamos de melhorar. É o que o Gilmar disse: agora que vamos ver se somos bons ou não. Com a derrota, vamos ter que ressurgir e ter a força para reagir.


Pode convocar mais jogadores que atuam no Brasil para eliminatórias? Esse problema de viagem e eliminatória sempre teve. Tem que olhar onde estão os jogadores que podem corresponder. Chamamos vários jogadores do futebol dentro do Brasil, assim como de fora. Temos de ver a velocidade que se joga o futebol, começar a pensar na forma, no ritmo que se joga, para conseguir acompanhá-lo.


FONTE:

Nenhum comentário: