terça-feira, 23 de junho de 2015

Bola na mão ou mão na bola? Confira seis polêmicas do fim de semana

Árbitros têm diferentes interpretações em jogadas parecidas. Em duas delas, juízes apitaram, mas nas outras, não. Botafogo, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro reclamam


Por
Rio de Janeiro
 
Lance polêmica no Corinthians x Santos (Foto: Reprodução)Lance polêmica em Santos x Corinthians: pênalti? (Foto: Reprodução)


Bola na mão ou mão na bola? A discussão sobre esse polêmico momento no futebol ganhou força após a Copa do Mundo no ano passado. O rigor dos árbitros brasileiros criou o debate, e vários lances geraram dúvidas. A Fifa enviou um instrutor para tentar esclarecer suas orientações. Mas ainda não há unanimidade. O último fim de semana provou isso. Seja na Série A ou B, juízes têm interpretações diferentes em jogadas parecidas.  

O GloboEsporte.com separou seis lances. Em dois, o árbitro apitou e deu pênalti. Os outros quatro foram dentro da área, mas a arbitragem nada marcou, para a revolta de Botafogo, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro. A Fifa fala em marcar todos os lances em que houver “mão deliberada”, ou seja, o toque, mesmo que involuntário, deve ser marcado quando o atleta que cometeu a infração assume o risco ao se jogar na bola. No entanto, ainda há espaço para interpretação. E para polêmica.

Para o ex-árbitro e comentarista da TV Globo, Leonardo Gaciba, o saldo não foi bom. Para ele, dos seis lances, os árbitros só acertaram em suas decisões em dois dos seis lances.

- Respeitando conclusões contrárias, creio que não foi uma rodada legal se tratando deste conceito. Quatro erros e dois acertos, uma média ruim - analisa Gaciba.

Confira todas as jogadas e a opinião do comentarista em cada lance:

Botafogo x Boa Esporte - nada marcado



No empate por 1 a 1 entre Botafogo e Boa Esporte no Nilton Santos, Elvis, do Bota, tentou um cruzamento para a área no fim da primeira etapa. A bola explodiu no braço de Alê. Os jogadores do Botafogo pediram pênalti, mas o árbitro Alisson Sidnei Furtado (TO) não marcou. Viu o lance como normal e mandou o jogo seguir. Os botafoguenses ficaram na bronca. Para Leonardo Gaciba, foi pênalti.

- Pênalti. O jogador do Boa se atira para bloquear o cruzamento e o faz com os braços abertos. Ele assume o risco que a bola bata no seu braço - analisou o comentarista.

América-mg x Atlético-go - pênalti


O gol da vitória do América-MG diante do Atlético-GO nasceu a partir de um lance de mão na bola. Logo no primeiro ataque do Coelho, Sávio recebeu cruzamento de Robertinho pela esquerda e chutou em cima de Éder Sciola, do Dragão goiano. O árbitro alagoano José Ricardo Vasconcellos Laranjeira não hesitou em dar o pênalti. Leonardo Gaciba concordou com a decisão do juiz.

- Pênalti. A decisão mais polêmica é essa. Pequena distância, mas um detalhe importante torna a jogada faltosa. O defensor se atira de forma atabalhoada para bloquear o cruzamento. Ao se jogar desta forma, ele corre o risco de a bola bater no seu braço que, se não estiver na frente ou junto ao corpo caracteriza a infração - analisa Gaciba.

Ceará x Santa Cruz - pênalti


O jogão no Castelão também entra na lista com o pênalti que originou o segundo gol do Ceará contra o Santa Cruz. Aos 28 minutos do segundo tempo, Fabinho tentou um voleio pelo canto esquerdo, e a bola bateu no braço de Nininho, lateral do time pernambucano. O paraense Wasley do Couto Leão marcou a penalidade e deu cartão amarelo para o jogador do Santa. Marinho cobrou o pênalti e marcou. No entanto, para Leonardo Gaciba, o juiz não devia ter sinalizado a penalidade.

- Não foi pênalti. Este não é um erro de interpretação e sim de visão. Tenho a sensação de que o árbitro viu o braço aberto, e claramente isso não ocorreu - comentou o ex-árbitro.

Santos x Corinthians - nada marcado


O lance que causou polêmica no clássico paulista na Vila Belmiro aconteceu aos 38 minutos da etapa final. O lateral corintiano Uendel cruzou, e a bola bateu na mão do santista Daniel Guedes. Os jogadores do Corinthians pediram a penalidade, mas Luiz Flávio de Oliveira deixou a partida seguir e marcou apenas escanteio. Para Gaciba, Luiz Flávio deveria ter apitado o pênalti.

- Pênalti. Dificílimo de ser observado dentro  do campo de jogo pelo fato do corpo do defensor estar à frente do campo de visão do árbitro. O defensor cola o cotovelo no corpo mas com o antebraço aberto bloqueia a bola com a mão.

Flamengo x Atlético-mg - nada marcado


O Atlético-MG foi imponente contra o Flamengo no Maracanã, mas os rubro-negros ficaram com a sensação de que poderiam ter amenizado a derrota. Aos 17 minutos do segundo tempo, Sheik tentou cruzar pela esquerda, mas a bola bateu no braço do lateral atleticano Patric. Thiago Duarte Peixoto estava no apito e não marcou nada no lance. Os donos da casa pediram pênalti, mas para Gaciba, o juiz acertou em não apitar.

- Não foi pênalti. Uma das orientações da regra é que o árbitro observe se a bola bateu na mão ou a mão bateu na bola. Neste caso, o defensor claramente visa tirar a bola do atacante com o pé,  não com o corpo, somente com o pé. Ação contínua, com uma curta distância, o atacante chuta a bola na mão do defensor. Bola na mão - opina o comentarista da TV Globo.

Cruzeiro x Chapecoense - nada marcado


O Cruzeiro foi surpreendido no Mineirão e viu sua boa sequência ser interrompida pela Chapecoense. Perdeu por 1 a 0. No entanto, a Raposa saiu de campo revoltada. Reclamou muito de um lance que ocorreu aos 46 minutos do primeiro tempo. Allano cruzou pela esquerda, e a bola bateu na mão de Bruno, da Chapecoense. Péricles Bassols Cortez nada marcou. O juiz é o mesmo que deu pênalti para o São Paulo contra o Grêmio na sexta rodada em lance parecido. Gaciba crê que a penalidade deveria ser sinalizada.

- Pênalti. Jogada muito semelhante a do jogo do Botafogo e Boa. O cruzamento é feito para a área e o defensor se joga para bloqueá-lo conseguindo seu intuito com as mãos que estão fora do eixo do corpo.


FONTE:

Nenhum comentário: