sexta-feira, 10 de abril de 2015

Com inspiração em Jordan, Filipe tenta o 3º título com o Cruzeiro na Superliga

Ponteiro que sonhava jogar na NBA diz que estilo vibrante e espírito guerreiro são influência do ídolo; no domingo, time enfrenta o Sesi-SP na final do Nacional


Por
Belo Horizonte

 
Filipe comemoração cruzeiro vôlei (Foto: Divulgação/CBV)Filipe comemora ponto (Foto: Divulgação/CBV)


Os voos que chamavam a atenção, lá por volta dos 14 anos, não eram os que iam em direção a uma rede, mas a uma cesta. Aquele homem que avançava sobre os adversários, com a língua à mostra, e os deixava para trás impressionava o adolescente Filipe. Por vezes, se viu tentando repetir os gestos de Michael Jordan, imitar suas comemorações nos Jogos do Interior, nos quais representava a cidade mineira de Joaíma. Era assim nos tempos em que atuava como ala-armador e ainda pensava que seu futuro seria dentro de uma quadra de basquete. Como também se arriscava no vôlei, resolveu fazer um teste no Minas e acabou seguindo o conselho do irmão. A bola laranja ficou de lado, mas os olhos seguiram fitando o craque do Chicago Bulls. Credita a ele o seu estilo vibrante, que impulsiona o Cruzeiro nos bons e maus momentos. 

Neste domingo, o ponteiro de 35 anos, que funciona como o coração da equipe, espera colocar em prática os ensinamentos de seu mestre na final da Superliga masculina de vôlei. Em busca do tricampeonato, o Cruzeiro enfrentará o Sesi-SP, a partir das 10h, no Mineirinho. A TV Globo transmite ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos. 

- Era apaixonado por basquete e o Jordan era uma inspiração. Eu queria ser igual a ele, jogar na NBA. Eu acompanhava aquelas dez melhores jogadas, gostava de conduzir, comandar e de usar o número 23. Não tinha muito dinheiro para comprar a camisa dele na época, mas tinha uma dos Bulls. Ele foi muito marcante para mim, fora aquela coisa de vibrar, de garra, aquela expressão de guerreiro. Ele nunca deixou de tentar. E essa minha postura em quadra vem um pouco de lá. Eu já tinha isso de vontade que vem do coração, que vem da alma mesmo, sendo ponto meu ou do meu colega. E acho que isso contagia a torcida e os jogadores. Quando não estou assim, o time sente.

BAsquete nba Michael jordan torneio de enterradas 1988 (Foto: Agência Getty Images)
Michael Jordan participa de Torneio de 
Enterradas da NBA em 1988 
(Foto: Agência Getty Images)


Jordan costumava dizer que nos playoffs os homens se separam dos meninos. A frase que um dia havia lido, passou a fazer parte da história de Filipe.

- E é isso mesmo. Na edição 2004/2005 da Superliga, o Nalbert usou essa expressão antes do último jogo (contra o Minas). E ajudou bastante. Aquela era hora de a gente se divertir e fomos campeões. Então, gosto dessa energia, da imagem de guerreiro.


saiba mais

Gosta também de ser aquele a quem os companheiros recorrem seja para falar de jogo ou para contar algum problema da vida. Considera a equipe que defende há cinco temporadas como um família.

- Converso com todos, tenho amizade, uma forma de comunicar mais tranquila. Criei isso com eles, essa confiança. Durante todo esse tempo, criamos um respeito. Temos desentendimentos como em qualquer família, mas nossa cobrança é sempre dentro de quadra, por comprometimento, dedicação, para que cada um doe mais. Tudo é pelo bem comum. Queremos chegar a esta decisão nas melhores condições porque a Copa Brasil nos frustrou (perderam para o Taubaté na semifinal). 

Filipe Cruzeiro vôlei (Foto: Alexandre Arruda / Divulgação CBV)
Filipe e seus companheiros durante treino do 
Cruzeiro no Mineirinho (Foto: Alexandre 
Arruda / Divulgação CBV)


Além da vibração de Filipe, o time mineiro espera contar também com sua eficiência no ataque e na recepção. Sabe que o Sesi-SP apostará no saque para tentar anular o ataque celeste.

- Os caras vão sapecar mesmo no saque. A gente está treinando para isso. Temos sacadores fortes. Eles vão ter momentos bons no saque e nós também. Acho que eu, meus companheiros estamos preparados na recepção para a estratégia deles. Acredito que este jogo será muito igual, decidido nos detalhes.  


saiba mais

Nenhum comentário: