sexta-feira, 6 de março de 2015

Feijão erra muito, mas vence argentino em jogo de quase 5h; Brasil abre 1 a 0

COPA DAVIS

Com mais de 100 erros não forçados, número 1 do Brasil reage após tomar virada e vence pela primeira vez em cinco sets. Bellucci e Mayer duelam ainda nesta sexta


Por
Direto de Buenos Aires


Fazendo sua estreia em Grupo Mundial e defendendo pela segunda vez o Brasil na Copa Davis, João Souza, o Feijão, por pouco não deixou escapar o primeiro ponto da equipe verde-amarela na série de oitavas de final contra a Argentina. Abrindo o confronto, nesta sexta-feira, em Tecnópolis, em Buenos Aires, o número 1 do Brasil e 75 do mundo sofreu com os 105 erros não forçados cometidos contra o 67º do ranking da ATP (70 erros não forçados). Porém, em 4h55 de jogo, o tenista brasileiro levou a melhor por 3 sets a 2, parciais de 6/4, 3/6, 5/7, 6/3 e 6/2, e garantiu o primeiro ponto para o Brasil.

Feijão nunca havia disputado uma partida que se encaminhou para o quinto set. Inclusive nunca havia ganhado um jogo de melhor de cinco sets. O paulista de Mogi das Cruzes ainda manteve a invencibilidade sobre Berlocq. Na única vez que os tenistas haviam se enfrentando, em 2011, o brasileiro levara a melhor por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 7/6(2), em Prostejov, na República Tcheca.

copa davis Feijão X Berlocq tenis (Foto: Reuters)
Feijão deixa o Brasil na frente da série contra 
a Argentina com vitória sobre Berlocq 
(Foto: Reuters)


Logo após o confronto entre Feijão e Berlocq, Thomaz Bellucci (87º) enfrenta Leonardo Mayer (29º), fechando o primeiro dia da série. Neste sábado, às 13h, Marcelo Melo e Bruno Soares devem encarar Federico Delbonis e Diego Schwartzman, mas há expectativa sobre uma troca de dupla por parte dos argentinos. No domingo, a partir de 11h, se necessários, os confrontos de simples se invertem, com Feijão x Mayer e depois Bellucci x Berlocq.

Brasil e Argentina não se enfrentavam pela Copa Davis desde 1980. Os argentinos possuem cinco vitórias (ganharam os quatro últimos encontros), enquanto os brasileiros, duas (edições de 1972, no Rio de Janeiro, e de 1975, em São Paulo). Sempre que o Brasil foi visitar a Argentina, voltou para casa com a derrota.

O país vencedor nesta semana pega nas quartas de final, em julho, o ganhador da série entre Sérvia e Croácia. Quem perder terá de disputar a repescagem em setembro para tentar se manter na elite.

O GloboEsporte.com acompanha a série entre Brasil e Argentina em Tempo Real. O SporTV transmite as partidas ao vivo pelo SporTV2. E assinantes do Canal Campeão também podem seguir pelo SporTV Play na internet.


o jogo

Os 8.290 lugares da quadra montada em Tecnópolis não estavam todos cheios, mas a torcida argentina, sempre que pôde, soltou a voz para tentar motivar Berlocq. A questão é que Feijão, já no primeiro game, tratou de acalmar os ânimos dos hermanos ao quebrar o saque do argentino. Já foi a fagulha necessária para incendiar os mais de 100 torcedores brasileiros presentes em Tecnópolis, que fizeram barulho durante toda a partida.

Dentro de quadra, Feijão, quando tinha calma nos ataques, encaixava bem os golpes, e somente deixava a desejar quando forçava demais as jogadas ao contra-atacar as bolas altas do adversário. Atuando muito no fundo da quadra, Berlocq pontuava muito por conta dos erros de Feijão, que eram cada vez mais frequentes. No sexto game, o brasileiro caiu de nível mesmo após virar um 0-30 e tomou o empate (3/3) ao jogar a bola na rede.

Porém, Feijão foi rápido para se encontrar novamente em quadra e no game seguinte voltou a ficar com uma quebra à frente. Depois se viu a um game de faturar o primeiro set. Após uma tranquila confirmação de saque por parte de Berlocq, Feijão foi agressivo nos golpes e fechou em 6/4.

Berlocq deu o troco no segundo set. Logo de cara abriu 3/0, fazendo a festa da torcida argentina. No entanto, Feijão devolveu a quebra no quinto game e em seguida fez o mesmo que o adversário no set anterior, deixando tudo igual em 3/3. O comportamento na arquibancada mudou, agora com os brasileiros fazendo mais barulho e os argentinos respondendo lembrando a goleada de 7 a 1 para a Alemanha sofrida pela seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo de 2014. Para azar de Feijão, Berlocq retomou a confiança e forçou o brasileiro a salvar um duplo break point. Porém, depois de dar mais uma chance de quebra para o oponente, o paulista arriscou uma direita cruzada curta que acabou indo para fora. Com uma quebra de vantagem, Berlocq sacou para o set e empatou o jogo ao confirmar o serviço.

Com o oponente em alta, Feijão não aproveitou as diversas oportunidades que teve no terceiro set. Até ficou à frente ao obter a quebra no quarto game. Porém, desandou justo quando liderava por 5/2. Foram três set points desperdiçados (um na devolução e dois no saque) e uma quinta dupla falta ao longo dos cinco games ganhos em sequência por Berlocq. Feijão havia salvado sete break points, não evitou a virada, decretando o triunfo do argentino no terceiro set, de 1h31 de duração, com uma devolução para fora.

Feijão entrou na quarta parcial com 73 erros não forçados em todo o jogo (16, 23 e 34 nos três sets iniciais). Berlocq cometeu 42. O semblante mais pensativo do brasileiro mostrava o quanto buscava alternativas para recuperar o prejuízo. Uma que funcionava era subir à rede. O problema é que ele foi quebrado logo no terceiro game e só foi deixar tudo igual no sexto game. Ainda com bastantes vacilos, Feijão precisou salvar break point para então fazer 4/3 com um ace. No oitavo game, o brasileiro brilhou com boas devoluções e faturou de zero a quebra. A vitória no set veio com tensão: depois de salvar dois break points, o número 1 do Brasil forçou o saque, fez o 6/3 e levou a decisão da disputa para o quinto set.

Feijão ganhou fôlego com o empate e a confiança passou a sobressair, ainda que por pouco, sobre os erros não forçados, que já eram 100 no terceiro game do último set. Porém, foi justamente nesse game que o brasileiro assumiu a dianteira com uma quebra de frente. No sétimo game, Feijão devolveu no pé do adversário, culminando no erro de Berlocq e na segunda quebra no set. O argentino, já exausto com o sol e a duração da partida (quase cinco horas), ficou bastante pressionado, já que o paulista agora sacava para o jogo. E Feijão confirmou com facilidade, fazendo delirar a torcida brasileira depois de 4h55 de partida.


argentina x brasil: resultados e programação

Sexta-feira
Carlos Berlocq (ARG) 2 x 3 Feijão (BRA) - 6/4, 3/6, 5/7, 6/3 e 6/2
Em seguida - Leonardo Mayer (ARG) x Thomaz Bellucci (BRA) - transmissão do SporTV2


Sábado
13h - Federico Delbonis/Diego Schwartzman (ARG) x Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) - transmissão do SporTV2


Domingo (se necessário)
11h - Leonardo Mayer (ARG) x Feijão (BRA) - transmissão do SporTV2
Em seguida - Carlos Berlocq (ARG) x Thomaz Bellucci (BRA) - transmissão do SporTV2



FONTE:
http://glo.bo/1McB8KG

Nenhum comentário: