sexta-feira, 6 de março de 2015

Mayer se impõe sobre Bellucci e empata confronto Brasil x Argentin

COPA DAVIS

Brasileiro volta a viver altos e baixos dentro de uma partida e chega à sua sétima derrota em 11 jogos na temporada; neste sábado, duplas entram em quadra


Por
Direto de Buenos Aires


Tudo igual ao fim do primeiro dia de disputas entre Brasil e Argentina pela Copa Davis, em Tecnópolis, Buenos Aires. Se Feijão conseguiu uma grande virada após quase 5 horas de partida para derrotar Carlos Berlocq, Thomaz Bellucci passou menos tempo em quadra ao ser superado por Leonardo Mayer, 29º da ATP, por 3 sets a 1, parciais de 6/4, 6/2, 1/6 e 6/3 após 2h39. Com o posto de número 2 do Brasil e 87 do mundo, o paulista do Tietê teve menos problemas com a torcida, que esteve em menor número do que no confronto anterior, mas o jogo mais lento do saibro de Buenos Aires dificultou seu estilo, normalmente calcado por um bom saque e bolas rápidas. Após uma boa reação no terceiro set, uma quebra de Mayer no oitavo game do quarto set selou a derrota de Bellucci, com o argentino fechando o jogo logo em sequência, já perto de anoitecer na cidade.

A derrota foi a segunda de Bellucci para Leonardo Mayer em cinco confronto entre eles. Na Copa Davis, o brasileiro somou seu 11º revés, enquanto tem 16 vitórias em jogos de simples. O ano de 2015 começou muito abaixo do potencial do paulista do Tietê, que venceu partidas apenas no ATP de Quito. Bellucci foi eliminado nas primeiras rodadas do ATP de Auckland, de Buenos Aires e nos Abertos do Brasil e do Rio de Janeiro, além da derrota desta sexta-feira.

Leonardo Mayer x Thomaz Bellucci - Copa Davis Brasil x Argentina (Foto: Juan Mabromata / AFP)
Leonardo Mayer sacramentou a vitória sobre 
Bellucci com 3 sets a 1 sobre o brasileiro 
(Foto: Juan Mabromata / AFP)


- Thomaz não começou bem. Até o meio do primeiro set estava bem, mas com a retomada do break point que ele (Mayer) estava atrás, ele encontrou a posição e o tempo ideal na quadra para jogar, ganhou confiança. O final do primeiro set até boa parte do segundo foi assim. No fim do segundo, o Thomaz voltou a jogar melhor, botou mais velocidade na bola. O jogo ficou interessante e o Thomaz tomou as rédeas, a iniciativa. O quarto set foi decisivo no sentido de que, se o Thomaz vence, o jogo ia ficar mais favorável a ele. Mas, é assim mesmo. Dentro do jogo, Thomaz reagiu com um adversário jogando bem. Acabou o jogo bem melhor do que começou. Visando o confronto como um todo isso é importante. Provavelmente vamos precisar dele no último jogo - analisou João Zweitsch, capitão do Brasil.

O empate após o primeiro dia de disputas garante que haverá ao menos um confronto no domingo. Neste sábado, às 13h (de Brasília), Marcelo Melo e Bruno Soares devem encarar Federico Delbonis e Diego Schwartzman, mas há expectativa sobre uma troca de dupla por parte dos argentinos. No domingo, a partir de 11h, os confrontos de simples se invertem, com Feijão x Mayer e, se necessário, Bellucci x Berlocq.

Leia: Feijão erra muito, mas vence argentino em jogo de quase 5h
Leia:Outros duelos - Djokovic e Murray vencem com Sérvia e Grã-Bretanha


O vencedor pega nas quartas de final, em julho, o ganhador da série entre Sérvia e Croácia - os sérvios abriram 2 a 0 nesta sexta. Quem perder terá de disputar a repescagem em setembro para tentar se manter na elite.

O SporTV.com acompanha a série entre Brasil e Argentina em Tempo Real. O SporTV transmite as partidas ao vivo pelo SporTV2. E assinantes do Canal Campeão também podem seguir pelo SporTV Play na internet.

o jogo

Leonardo Mayer x Thomaz Bellucci - Copa Davis Brasil x Argentina (Foto: EFE)Thomaz Bellucci começou mal, se recuperou no terceiro set, mas perdeu no fim (Foto: EFE)

O início de partida teve Bellucci sacando muito bem e imprimindo um bom ritmo, dificultando muito a recepção de Mayer. Em seus primeiros três serviços a favor, foram três aces e apenas três pontos perdidos para o adversário. Com boas devoluções no sétimo game, o brasileiro conseguiu tomar a frente do jogo com uma quebra de saque e abriu 4/3. No entanto, foi o argentino quem pareceu se encontrar no confronto após o game. Em sequência, ele quebrou duas vezes o saque de Bellucci e confirmou o seu com facilidade para virar e fechar o set em 6/4 após três break points salvos pelo brasileiro.

A vitória no set foi mais que suficiente para animar novamente o torcedor argentino, que tinha começado o jogo com um “volume mais baixo” após a vitória de Feijão no primeiro jogo. Enquanto Bellucci tinha dificuldade com seu primeiro serviço, Mayer mostrou confiança para forçar bastante o jogo, buscando winners no fundo de quadra. Foi desta forma que ele voltou a quebrar o brasileiro no quarto game, contando com um toque na fita para enganar o adversário, abrindo 3/1. O argentino seguia sacando muito bem e confirmando seu serviço sem problema. 

O jogo encaixava bem para Mayer, o que desestabilizou Bellucci, que ficava bastante cabisbaixo a cada ponto perdido para o adversário. Mesmo nos pontos conquistados, havia muito mais comemoração e incentivo do capitão João Zweitsch do que do próprio jogador. No oitavo game, que teve o saque confirmado por Mayer para abrir 5/2, não foi raro ver o brasileiro fazer sinal de negativo com a cabeça olhando para baixo após os pontos do rival. Somente no game seguinte, quando conseguiu confirmar seu serviço, Bellucci voltou a vibrar, soltando um “Vamos!” no fim. Ainda assim, Mayer não se intimidou e fechou o período sacando no game seguinte.

Leonardo Mayer x Thomaz Bellucci - Copa Davis Brasil x Argentina (Foto: Divulgação / CBTenis)
Bellucci passou a vibrar mais e dificultou a 
partida contra Mayer a partir do terceiro 
set (Foto: Divulgação / CBTenis)


Porém, a mudança de atitude com o “Vamos!” no set anterior pôde ser sentida em Bellucci na sequência. Logo no início do terceiro set, o brasileiro sacou bem e conseguiu ótimas devoluções para anotar oito pontos consecutivos e, depois, confirmar mais uma vez seu serviço, abrindo 3/0. No sexto game, Bellucci voltou a quebrar o saque de Mayer e anotou 5/1 para, em seguida, confirmar o seu serviço e fechar em 6/1. Foi um ótimo período do brasileiro, que se mostrou mais agressivo, enquanto seu adversário teve performance bem abaixo.

Apoiado pelo torcedor argentino, Mayer recobrou a concentração e passou a dificultar o saque de Bellucci. Ambos seguiram confirmando seus saques, com o brasileiro precisando salvar dois break points. O oitavo game foi dramático. Com quatro game points, o brasileiro abusou dos erros não forçados e viu o argentino conseguir a quebra de saque. Já anoitecendo e perto de a partida ser adiada por falta de luz natural, Mayer sacou para o jogo e conseguiu confirmar, fechando em 6/3 com uma devolução para fora do brasileiro. No banco da delegação argentina, vibração de Juan Martín del Potro, que deu um abraço no companheiro vitorioso.
argentina x brasil - resultados e programação


Sexta-feira
Carlos Berlocq (ARG) 2 x 3 Feijão (BRA) - 6/4, 3/6, 5/7, 6/3 e 6/2
Leonardo Mayer (ARG) 3 x 1 Thomaz Bellucci (BRA) - 6/4, 6/2, 1/6 e 6/3



Sábado
13h - Federico Delbonis/Diego Schwartzman (ARG) x Marcelo Melo/Bruno Soares (BRA) - transmissão do SporTV2



Domingo
11h - Leonardo Mayer (ARG) x Feijão (BRA) - transmissão do SporTV2
Em seguida - Carlos Berlocq (ARG) x Thomaz Bellucci (BRA) - transmissão do SporTV2



FONTE:
http://glo.bo/1ExgjsE
19
comentários
recentes
populares

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.
  • Virgilio Neto
    há uma hora
    Quem disse para o Belluci que ele jogava Tenis? É muito fraco e pipoqueiro. Parem de dar espaço para ele. Busquem outro jogador começando.
  • Edson Dutra
    há 2 horas , respondido há uma hora
    Esse é o melhor tenista brasileiro?
  • Imagem do usuário
  • Francisco Brandão
    há 2 horas
    A verdade é uma só e não adianta chorar, esse Bellucci é pra lá de fraco, é ruim e não vai passa disso.

    Nenhum comentário: