sexta-feira, 6 de março de 2015

Após reunião com a CBV, FIVB confirma finais da Liga Mundial no Rio

Competição masculina servirá como evento-teste do vôlei para os Jogos de 2016


Por
Rio de Janeiro
 

Três meses depois de desistir de sediar a fase final da Liga Mundial, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) pode anunciar nesta sexta-feira o Maracanãzinho como sede das partidas decisivas do torneio, e ao mesmo tempo o evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016, entre os dias 15 e 19 de julho. Como anfitrião, o Brasil já tem presença garantida na fase final e buscará seu décimo título na competição.

TR Estádio Maracanazinho (Foto: Dhavid Normando / Futura Press)
Maracanãzinho será sede da fase final da Liga, 
que servirá como evento-teste para 2016 
(Dhavid Normando/Futura Press)


Por já possuir a vaga olímpica do vôlei para 2016 por ser o país sede, o Brasil não poderá disputar a Copa do Mundo, principal competição da temporada 2015. Logo após ter esta confirmação a CBV decidiu reconsiderar a decisão de não receber as finais da Liga.

- Entendemos agora ser hora de priorizarmos o projeto olímpico. É olhar para frente, para 2016. Retomamos as negociações assim que tivemos a informação que estaríamos fora da Copa do Mundo. Não poderíamos comprometer um planejamento que está há três anos mantendo o Brasil no pódio das competições e que encerra o ciclo olímpico jogando em casa - disse o presidente da entidade, Walter Pitombo Larangeiras, o Toroca.

O Brasil já sediou as finais da Liga Mundial em quatro oportunidades: 1993, 1995, 2002 e a 2008. Jogando com sua torcida, o único título foi o primeiro conquistado pela seleção, em 1993, em São Paulo. Além da fase decisiva, o país receberá ainda jogos da fase de grupo. No início desta semana, a CBV anunciou que Belo Horizonte, São Bernardo e Cuiabá receberão jogos do Brasil  contra Sérvia, Austrália e Itália, respectivamente. Todas as partidas terão transmissão ao vivo da Rede Globo.

entenda o imbróglio entre CBV e FIVB

Em dezembro do ano passado, a CBV anunciou sua desistência de organizar a fase final da Liga Mundial. A informação foi divulgada depois do comunicado enviado pela FIVB informando sobre punições relativas ao Mundial da Polônia, disputado em setembro. 
Pelo "mau comportamento", forma como os dirigentes da FIVB se referiram à conduta dos tricampeões durante o confronto contra o time anfitrião na terceira fase, e pelas declarações de Bernardinho após o jogo decisivo, a entidade resolveu punir o técnico com 10 partidas de suspensão e multa de US$ 2.000; o líbero Mário Junior com seis jogos; Murilo Endres por uma partida; e Bruninho, com multa de US$ 1.000. 

No dia 12 de dezembro, a CBV divulgou uma nota oficial dizendo repudiar a atitude da FIVB, "um dia depois do seu presidente, Ary Graça, virar alvo novamente das manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil". Para a entidade, a punição era "uma clara demonstração de retaliação ao posicionamento da CBV frente aos indícios de irregularidades apresentados pela CGU".


FONTE:
http://glo.bo/1EtPO7k

Nenhum comentário: