sexta-feira, 6 de março de 2015

A dois sets da liderança geral, Rio pega um Praia Clube lutando pelo G-4

Caso leve o jogo ao tie-break, atual bicampeão da Superliga garante o primeiro lugar geral e passará a ter vantagens nos playoffs. Mineiras tentam se distanciar do Minas


Por
Rio de Janeiro


Os seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Sesi-SP, deixam o time do Rio de Janeiro a um de confirmar a liderança geral da Superliga feminina, restando três rodadas para o fim da fase de classificação para as cariocas e duas para as paulistas, que só poderiam igualar os atuais 61. Por conta disso, a equipe de Bernardinho só precisa levar dois sets na noite desta sexta-feira, às 19h, no Tijuca, contra o quarto colocado, Praia Clube. Desta forma, garante o direito de decidir em casa todos os jogos decisivos nos playoffs. 

- Queremos ser primeiro lugar, até pelas vantagens que teremos (mando de quadra). Elas (jogadoras do Praia) fizeram um grande jogo contra o Sesi-SP e contra Pinheiros também. Vamos jogar da mesma maneira como estamos porque queremos crescer como equipe e aumentar nossa confiança nos playoffs. O primeiro lugar, apenas, não garante que você será o campeão. É um excelente teste para a equipe se fortalecer. Jogamos em casa e mais do que nunca queremos vencer - destacou a levantadora Fofão, de 44 anos, que vai se aposentar ao fim da temporada.

Bastam dois sets para a equipe de Bernardinho conquistar o primeiro lugar geral da fase classificatória da Superliga 14/15 (Foto: Fabio Leme)
Bastam dois sets para o time de Bernardinho 
conquistar o primeiro lugar geral da fase 
classificatória da Superliga 14/15 
(Foto: Fabio Leme)


Se um simples tie-break já serve pro objetivo inicial, vencer as mineiras é o foco. Além de manter a invencibilidade na competição, aumenta a confiança de um elenco que, apesar de estar ganhando, ainda mostra-se insatisfeito com oscilações durante os duelos.

- Temos falhado em minutos finais de sets importantes, no passe, no saque. Abrimos algumas vantagens, mas permitimos que as equipes retornem rapidamente ao combate. Essa inconsistência é o que mais me preocupa. Precisamos aprimorar o entrosamento, o ataque e, principalmente, os contra-ataques, que temos desperdiçados. A gente quer chegar bem nos playoffs. O primeiro lugar é muito interessante, uma vantagem importante, mas o que mais me preocupa é a equipe estar jogando bem e com confiança. Invencibilidade não é relevante - salientou Bernardinho.

A gente quer ser primeiro lugar, até pelas vantagens que teremos
Fofão, levantadora do Rio

A cobrança constante do exigente técnico carioca faz uma das mais experientes do elenco dar risada. Para a líbero Fabi, a palavra tranquilidade nunca bateu à porta desta equipe durante toda a década em que enverga essa camisa.

- Em 10 anos que estou aqui (Rio), nunca vi a possibilidade de termos dias, semanas tranquilos (risos). Sempre estamos em busca de algo para melhorar, evoluir. Independentemente de se garantir o primeiro lugar, a luta será para vencer e estar em evolução. Jogar em um time que tem o Bernardo é impossível relaxar em algum momento, impossível ter na cabeça alguma coisa que não seja a vitória - disse a comandada e amiga pessoal de Bernardinho.

Nas próximas três rodadas, o Rio terá pela frente, além do Praia Clube, o arquirrival Osasco e o atual vice-campeão Sesi-SP. A sequência, considerada a mais dura do campeonato, vem em boa hora e servirá como testes para a fase decisiva que virá a seguir.

- Chegamos em um nível de afunilamento do campeonato, ou seja, times que vão estar brigando pelo título. Apesar de estarmos a um ponto do primeiro lugar, nós só vamos ter a vantagem nos playoffs de jogar os jogos decisivos em casa. Agora, é onde você tem os adversários mais fortes  e pode se testar para entrar bem nos playoffs  - complementou Fabi.

- Enfrentaremos Osasco e Sesi-SP completas. Osasco, com a volta da Dani Lins, e o Sesi-SP, com o retorno da Monique - finalizou Bernardinho, lembrando que nos jogos do turno, as duas rivais tinham sérios desfalques.

Praia Clube vôlei Tandara Letícia Daymi Ramirez (Foto: Praia Clube/Divulgação)
Daymi Ramirez (1) e Tandara (16) foram muito 
elogiadas por Bernardinho. Cubana fez 22 
pontos contra o Sesi-SP
(Foto: Praia Clube/Divulgação)


destacada no Rio, Ramirez é a arma do praia clube

Se a situação das cariocas é tranquila na tábua de classificação, o mesmo não se aplica às visitantes. Na quarta posição, com 45 pontos, o Praia Clube vê muito próximo de seu retrovisor o conterrâneo Minas (43), que só enfrentará equipes com chances remotas de título: São Bernardo (9º), Brasília (7º) e São Caetano (8º). Os quatro primeiros da tabela ao fim da primeira fase têm o mando de quadra do terceiro jogo das quartas de final, se necessário.

Um revés fora de casa e uma vitória do time de Jaqueline podem fazer com que as colocações se invertam, dependendo do número de sets vencidos pelas equipes.

Para evitar que isso aconteça e fazer o que ninguém ainda conseguiu nesta edição da Superliga, o técnico Ricardo Picinin se apega aos estudos. Cada passo da equipe carioca tem sido acompanhado pela comissão técnica, que antes da partida encheu as atletas de informações e tentará formar a melhor estratégia. A importante vitória sobre o Sesi-SP na última rodada e o bom momento vivido pela cubana Ramirez, responsável por 22 pontos contra as paulistas e 96 nas cinco rodadas anteriores, são os fatores que dão esperança à delegação.

- Cada partida é uma história e temos que estar preparadas para jogar bem contra o Rio de Janeiro. Jogo difícil e espero continuar jogando bem – afirmou Ramirez.

O desempenho da oposta do Praia também não passou em branco nos cadernos e livros de Bernardinho. Enaltecendo o trabalho mineiro, o técnico pediu atenção ao momento da rival e lembrou que existem outras personagens capazes de desequilibrar.

- Ela é perigosa em todos os aspectos, como o ataque, onde é extremamente forte. É uma cubana, então, fisicamente é muito forte. Além da Ramirez, tem a Tandara, que é excepcional no ataque. Também não podemos perder a atenção na Ju Costa e na Natasha, que esteve aqui com a gente, e no sistema de jogo da equipe deles - descreveu Bernardinho.

No duelo do turno, o Rio não tomou conhecimento do Praia Clube e, mesmo fora de casa, venceu em sets diretos, com grande participação da ponteira Gabi, principal atacante desta Superliga.


vôlei, Praia Clube x Rio de Janeiro (Foto: Assessoria / Praia Clube)
Gabi (à esquerda) foi o destaque, com 21 pontos, 
na vitória do Rio no turno por 3 sets a 0 
(Foto: Assessoria / Praia Clube)


os outros jogos da 11ª rodada do segundo turno

19h30m - Minas x São Bernardo
19h30m - São José x Pinheiros
20h15m - Rio do Sul x Brasília
20h15m - Maranhão x São Caetano
21h30m - Sesi-SP x Osasco (com transmissão do SporTV)


*Colaborou Gullit Castro, direto de Uberlândia


FONTE:
http://glo.bo/1EtSaTG

Nenhum comentário: