quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Nadal sofre com umidade e chora ao vencer batalha de mais de 4 horas

Espanhol precisa de atendimento médico no terceiro set e supera americanoTim Smyczek em cinco sets para avançar à terceira fase do Aberto da Austrália


Por
Melbourne, Austrália


Rafael Nadal chora Aberto da Austrália Smyczek (Foto: Getty Images)Rafael Nadal chora após vitória sobre Smyczek na segunda fase em Melbourne (Foto: Getty Images)


Foi uma longa batalha para Rafael Nadal superar o americano Tim Smyczek (112º no ranking do ATP). No fim, o choro de emoção após o ponto final que decretou a vitória por 3 sets a 2 (6/2, 3/6, 6/7(2), 6/3 e 7/5) após 4h11m de disputa, mostrou o quanto o espanhol precisou se superar para conseguir avançar à terceira fase do Aberto da Austrália. Não bastasse a duração da partida e o bom jogo de Smyczek, o Touro Miúra sofreu com a umidade de Melbourne, que lhe causou mal-estar desde o fim do primeiro set, precisando que ele fosse atendido por um médico do torneio antes de prosseguir no confronto.

- A noite foi muito difícil. Queria agradecer o Smyczek, foi um grande cavalheiro no fim do jogo. Eu acho que jogamos uma grande partida. Nos últimos meses, eu joguei poucas partidas. Senti muito o cansaço desde o primeiro set por causa da umidade muito alta. A torcida foi incrível e me ajudou bastante - explicou Nadal, que também disse ter se sentido desidratado ainda no início da partida.

Na próxima fase, Rafael Nadal vai enfrentar o israelense Dudi Sela (106º), que surpreendeu o tcheco Lukas Rosol na segunda fase, ao vencer por 3 sets a 1. Caso avance às oitavas de final, o espanhol encara o vencedor do confronto entre o sul-africano Kevin Anderson (15º) e o francês Richard Gasquet (28º).

Rafael Nadal atendimento médico Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)
Rafael Nadal atendimento médico Aberto da 
Austrália (Foto: Getty Images)


O jogo

O início da partida foi dentro do que se esperava de Rafael Nadal. Com boas subidas à rede, poucos erros e sem dar chances de quebra para o rival, Touro Miúra conseguiu superar o saque de Smyczek em duas oportunidades para fechar o set em 6/2, com muita facilidade. No entanto, a partida mudou de figura já no início do segundo set e ganhou em emoção. Os dois primeiros games tiveram uma quebra para cada lado. No sétimo game, Smyczek abriu um triplo break point e viu Nadal cometer uma dupla falta para quebrar o saque do espanhol. Com nova quebra de serviço, o americano fechou em 6/3, colocando pressão em cima do favorito e ganhando boa parte da torcida em Melbourne.

Tim Smyczek Rafael Nadal Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)Tim Smyczek fez uma grande partida e esteve próximo de vencer Nadal (Foto: Getty Images)


No intervalo, Nadal gastou bastante tempo indo para vestiário e descansando ainda um pouco mais quando retornou à quadra sob o aval do árbitro da partida. O semblante de Touro Miúra não era dos melhores. Smyczek começou salvando um break point, confirmou seu serviço e quebrou o de Nadal no game seguinte. Mesmo devolvendo a quebra no game seguinte, o espanhol pediu atendimento médico e disse que estava se sentindo tonto.

Após receber um comprimido do médico do Aberto da Austrália, Nadal retornou ao jogo. Com uma nova quebra de saque para cada lado, sempre com o americano forçando muito o primeiro serviço, a decisão foi para o tie-break. Melhor para Smyczek que, mais consistente, não se intimidou com a vibração do rival e fechou em 7/2, virando o jogo, em um set que durou 1h21m.

Mais uma ida de Nadal para o vestiário ao fim do terceiro set. Desta vez, porém, ele pareceu ter se encontrado em quadra e, mesmo aparentando esgotamento físico, usou da sua experiência e longas trocas de bola com Smyczek para conseguir uma quebra de serviço e vencer o set em 6/3. A partida já durava 3h10m.


saiba mais
No último set, Nadal pareceu ter se recobrado e Tim Smyczek estava seguro para salvar break points e se manter vivo no confronto para uma possível vitória histórica. Após confirmar seu serviço e fazer 5/4, o americano viu a chance de vencer a partida caso quebrasse o serviço do espanhol. No entanto, Rafael Nadal justificou o apelido de "Touro" ao confirmar seu saque com bolas potentes, quebrou o rival em sequência e, apesar de perder três match points, ainda conseguiu cravar novamente seu serviço para fechar o confronto em 7/5 e cair no chão, extenuado e com lágrimas de felicidade.

Rafael Nadal chora Aberto da Austrália Smyczek (Foto: Getty Images)
Rafael Nadal cai na quadra após a vitória sobre 
Smyczek e chora num misto de alegria e cansaço 
(Foto: Getty Images)


FONTE:

Nenhum comentário: