sábado, 1 de novembro de 2014

Sorte sorri para a Ponte, que derrota Sampaio e já festeja acesso à Série A

Macaca conta com gol contra de Mimica para iniciar festa, mesmo a uma vitória de confirmar classificação. Tricolor, por sua vez, vê chances caírem

 A CRÔNICA


por Heitor Esmeriz

Não fosse uma ciência exata e fria, a matemática já teria se rendido e carimbado a vaga da Ponte Preta para a Série A do Brasileirão. Mas se apega às contas quem precisa de um alento. A Macaca pode se dar ao luxo de dar de ombro para os números. O acesso já é uma realidade no Estádio Moisés Lucarelli. A comemoração da vitória por 1 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, na tarde deste sábado, no Majestoso, foi de quem sabe disso. Ao apito final, jogadores se ajoelharam no gramado e a torcida, sem arredar o pé das arquibancadas, cravou: “A macacada voltou”. Em alto e bom som, com a certeza de que tem motivos de sobra para ignorar a matemática. A festa está pronta.


saiba mais

Tem agora 12 jogos de invencibilidade (nove triunfos e três empates), uma reta final quase irretocável, um elenco forte e equilibrado, cinco jogos pela frente para confirmar o óbvio e ainda tem a sorte ao lado dela quando deixa a desejar em campo. Foi com um gol contra do zagueiro Mimica, no último lance do primeiro tempo, que a Ponte encaminhou de vez o retorno à elite nacional, diante de 11.177 torcedores (recorde de público no ano).

O resultado deixa a Macaca com 64 pontos (12 a mais que o quinto colocado, que é o Avaí). Era a projeção inicial para subir. O número mágico, apontado pelo matemático Tristão Garcia, aumentou para 66. Não tem problema. Bragança Paulista é logo ali. No próximo sábado, contra o Bragantino, uma nova vitória basta para superar a pontuação estimada para o acesso, independentemente de outros resultados. Pela proximidade entre Bragança e Campinas (aproximadamente 50 quilômetros), é esperada uma invasão de pontepretanos no Nabi Abi Chedid. De quebra, a Ponte retomou a liderança da Série B do Brasileiro e segue firme e forte também na briga pelo título.

adilson goiano PONTE PRETA X SAMPAIO CORRÊA (Foto: Rodrigo Villalba/Futura Press/Agência Estado)
Adilson Goiano fica entre dois marcadores do 
Sampaio (Foto: Rodrigo Villalba/Futura 
Press/Agência Estado)


Para o Sampaio, a derrota praticamente enterrou as últimas esperanças de brigar pelo G-4. Tem 47 pontos, cinco a menos que o quarto colocado Atlético-GO. Para seguir sonhando, tem de passar pelo Joinville, terça-feira, às 21h50, em casa. A Ponte também estará de olho neste duelo. O Joinville, com 63, é o principal concorrente alvinegro pelo título.

Na sorte também conta

Se faltou inspiração para a Ponte no primeiro tempo, sobrou sorte. Um gol contra de barriga do zagueiro Mimica salvou uma atuação abaixo da média dos campineiros. O Sampaio dificultou a vida da Macaca ao se fechar na defesa. Jonas colou em Renato Cajá, que pouco fez para sair da marcação. O meio de campo da Ponte sentia a falta de Fernando Bob e também da movimentação dos jogadores para abrir espaços. O mérito da Ponte foi o de insistir, aos trancos e barrancos. A persistência resultou na conquista da vantagem no último lance da etapa inicial. Cafu cruzou da direita, Roni dividiu com o goleiro e a bola desviou em Mimica para entrar nas redes. Para a sorte da Ponte.

Os times trocaram de papel no segundo tempo. A necessidade de buscar o resultado forçou o Sampaio Corrêa a abandonar a postura defensiva. Era a vez de a Ponte dar atenção maior à defesa. Com exceção de um chute no travessão de Renato Cajá logo no início, a Macaca pouco produziu ofensivamente. Os esforços estavam voltados para segurar a vitória. E foi bem sucedida na missão. O Sampaio ameaçou Roberto apenas em chutes de longe. Sem brilho e sem sustos. O suficiente para deixar o acesso ainda mais na mão.




FONTE:

Nenhum comentário: