sábado, 15 de novembro de 2014

No ritmo veloz de Londres, Djokovic e Federer brigam por vagas na decisão

Sérvio e suíço fizeram cinco dos seis jogos mais rápidos da primeira fase e pegam Nishikori e Wawrinka na semi. Melo/Dodig é ovelha negra nas duplas


Por  
Londres



O cenário é o mesmo desde 2009, mas neste ano os tenistas de simples decidiram resolver as partidas do Torneio dos Campeões da ATP de modo tão rápido a ponto de superar os jogos de duplas nesse quesito. Dois dos principais responsáveis por essa edição extraordinária do evento disputado em Londres, os invictos Novak Djokovic e Roger Federer entram em quadra neste sábado de olho na decisão de domingo. Às 12h e às 18h (de Brasília), o sérvio e o suíço enfrentam nas semifinais, respectivamente, o japonês Kei Nishikori e o também suíço Stan Wawrinka.

montagem Djokovic x Nishikori e Federer x Wawrinka  (Foto: Editoria de Arte)
Djokovic x Nishikori e Federer x Wawrinka: 
as semifinais do Torneio dos Campeões 
(Foto: Editoria de Arte)


Na primeira fase, a partida mais rápida nas duplas foi entre Ivan Dodig (Croácia)/Marcelo Melo (Brasil) e Daniel Nestor (Canadá)/Nenad Zimonjic (Sérvia): 1m16m54s. Sete das 12 partidas de simples duraram menos que isso, com direito a três que acabaram com menos de uma hora de jogo. Ainda, desses sete duelos, cinco foram com Djokovic ou Federer em quadra. Por outro lado, o confronto mais longo de simples (Nishikori 2 x 1 David Ferrer - 1h56m59s) durou menos de dois minutos além daquele mais arrastado das duplas (Dodig/Melo 2 x 0 Granollers/López - 1h55m31).


Partida Tempo
Federer 6/0 6/1 Murray 56m05s
Djokovic 6/1 6/1 Cilic 56m42s
Wawrinka 6/1 6/1 Berdych 58m16s
Djokovic 6/3 6/0 Wawrinka 1h05m18s
Djokovic 6/2 6/2 Berdych 1h09m07s
Federer 6/3 6/2 Nishikori 1h09s27s
Berdych 6/3 6/1 Cilic 1h15m15s


- Não sei se as pessoas estão desapontadas ou tristes ou o que seja. Mas não acho que estejam. Os verdadeiros fãs de tênis não estão, porque sabem que isso pode acontecer. As duplas são divertidas, fazem um grande espetáculo. E os organizadores do torneio fazem de tudo para que aqui seja um lugar inacreditável - comentou Federer, depois da vitória sobre Murray.

Primeiro colocado do Grupo A, Djokovic é quem menos tempo esteve em quadra dentre os semifinalistas. Foram 191 minutos e sete segundos, uma média de quase 1h04 em ação. O sérvio, que assegurou o posto de número 1 do mundo ao final da temporada com a terceira vitória em Londres, pega justamente quem batalhou durante mais tempo. Nishikori, segundo colocado do Grupo B, passou 281 minutos e 55 segundos em quadra durante a primeira fase, média de quase 1h34.

Líder do Grupo B, Federer não ficou longe de Djokovic. Motivado pela busca pela liderança do ranking, impedida pelo sérvio, o número 2 do mundo atuou durante 214 minutos e 10 segundos, média de aproximadamente 1h11. O suíço foi responsável pela vitória mais rápida da primeira fase, quando bateu o britânico Andy Murray perdendo apenas um game, em apenas 56 minutos e cinco segundos. Adversário de Federer na semifinal, Wawrinka jogou 229 minutos e 43 segundos, média aproximada de 1h16.

As semifinais também marcam a estreia de Gustavo Kuerten como comentarista. O SporTV2 transmite o Torneio dos Campeões da ATP ao vivo. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar o evento pelo SporTV Play.

tenis marcelo melo ivan dodig atp finals (Foto: Getty Images)
Melo e Dodig não conquistaram Grand Slams
nesta temporada (Foto: Getty Images)


Melo e Dodig: ovelhas negras

Nas duplas, Marcelo Melo e Ivan Dodig entram nas semifinais se sentindo um pouco como ovelhas negras. Sétima melhor dupla da temporada, o brasileiro e o croata são os únicos semifinalistas que não conquistaram um Grand Slam em 2014. Já repetindo a campanha do ano passado, eles jogam neste sábado, às 10h (de Brasília), contra o polonês Lukasz Kubot e o sueco Robert Lindstedt, campeões do Aberto da Austrália e ainda invictos em Londres.

- Ivan e eu estamos muitos felizes de jogar o Torneio dos Campeões e em um nível muito forte. Fizemos uma bela primeira fase e precisamos continuar assim. Agora é foco total na semi e tentar superar nosso resultado do ano passado. Vamos seguir tranquilos, pensando em cada ponto, para tentar alcançar à final. Eles (Kubot e Lindstedt) são perigosos, têm um saque potente e devolvem muito bem. Vieram para o torneio sem confiança, mas estão fortíssimos - analisou o brasileiro.

A outra semifinal, às 16h (de Brasília), terá a presença dos irmãos Bob Bryan e Mike Bryan, campeões do US Open, e dos francês Julien Benneteau e Edouard Roger-Vasselin, vencedores de Roland Garros.


Confira a programação do final de semana (horários de Brasília):

Sábado, dia 15
10h - Lukasz Kubot (POL)/Robert Lindstedt (SUE) x Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)
12h - Novak Djokovic (SER) x Kei Nishikori (JAP)
16h - Julien Benneteau (FRA)/Edouard Roger-Vasselin (FRA) x Bob Bryan (EUA)/Mike Bryan (EUA)
18h - Roger Federer (SUI) x Stan Wawrinka (SUI)


Domingo, dia 16
11h30 - Final de duplas

16h - Final de simples


FONTE:
http://glo.bo/1zY12jD

Nenhum comentário: