segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Levir rebate suposta crítica de lateral quanto à marcação: “Me senti traído”

Marcos Rocha revela que jogadores têm dificuldade com relação à marcação por zona, adotada pelo treinador, e que preferem marcação individual


Por Belo Horizonte

 

Durante a entrevista coletiva após a vitória sobre o Palmeiras, por 2 a 1, neste domingo, no Independência, o técnico Levir Culpi foi perguntado sobre o que achava de uma declaração do lateral-direito Marcos Rocha que, na saída do gramado, teria dito que os jogadores do Atlético-MG estão com dificuldades para assimilar o estilo de marcação adotado pelo treinador, que é por zona, preferindo que fosse utilizada a marcação individual. Os elogios em relação à atuação do time ficaram em segundo plano, após a pergunta sobre o suposto comentário. (Veja no vídeo ao lado outros trechos da entrevista do técnico Levir Culpi).

Primeiro, Levir se mostrou surpreso com a suposta queixa, ainda sem ter entendido quem teria sido o jogador que externou essa situação, mas cujo nome havia sido falado durante a pergunta.

- Me sinto traído. Me sinto traído, porque não falaram disso comigo nos treinamentos, que não gostam dessa situação (de marcação por zona). E eu vou discutir isso com eles. Quero saber quem falou. Quem falou? (Levir foi informado que foi Marcos Rocha) Vamos conversar... - disse o treinador.  



saiba mais

Depois, questionado sobre como é a comunicação entre o treinador e os atletas, um dos principais recursos utilizados pelos técnicos para repassar aos atletas o que pretendem, Levir Culpi falou sobre essa relação fazendo uma analogia com a relação entre professor e aluno, além de ter frisado que deixa os seus comandados à vontade para opinar e dar sugestões durante os treinamentos das jogadas.

Datolo, Atlético-mg e Palmeiras (Foto: Bruno José / Agência estado)
Levir Culpi falou sobre o esquema de 
marcação adotado. Lateral teria 
reclamado (Foto: Bruno José / 
Agência estado)

- O que eu acho é que o comando, principalmente no caso do técnico de futebol, você mandar fazer é uma coisa, e você fazer o jogador entender o que está sendo pedido, é o que eu acho o ideal. Nós tivemos professores, e a gente se lembra daqueles que nos fizeram aprender, e não daqueles que mandavam. Dos que mandavam, a gente não gosta. Então, a minha ideia é essa. Quando eu vou fazer uma jogada ensaiada, por exemplo, eu abro para todos os jogadores: “Tem alguém com uma ideia diferente?”. A mesma coisa no posicionamento de bola parada, faltas, escanteios... “Tem alguém com alguma ideia diferente?”. E às vezes aparece um. Dá uma ideia e tal, mas eu não gosto. Aí prevalece a minha. De repente, ok (aparece uma que agrada), aí vamos fazer. Acho que é assim que deve ser, e é assim que eu costumo proceder. Eu não gosto muito da marcação individual no escanteio. Misto (marcação individual ou por zona) ainda pode ser, um ou dois jogadores marcados individualmente, mas eu prefiro a marcação por zona. Isso é uma situação que a gente pode discutir, claro. Mas quando eu (levo) esses dois gols (contra Chapecoense e Palmeiras), foram responsabilidade minha, porque a nossa marcação é por zona. E vai continuar sendo. A não ser que todo o time ache que é uma situação mais favorável para eles marcar dessa maneira (individual), aí a gente pode mudar.

Frame Tardelli comemroa gol do Atlético-mg contra o Palmeiras (Foto: Reprodução)Atuações, como a do lateral Pedro Botelho, foram elogiadas pelo técnico (Foto: Reprodução)


Modificações certeiras
Já sobre o jogo contra o Palmeiras, Levir destacou as atuações do jovem zagueiro Jemerson, que entrou na equipe em substituição a Réver, lesionado, e do lateral-esquerdo Pedro Botelho, que ganhou a vaga de Emerson Conceição e foi bem, mesmo após um longo período afastado por contusão.

- O que eu achei de mais interessante no jogo foram as atuações do Jemerson e do Botelho. Não esperava tanto do Botelho, que correu muito pela lateral do campo, porque voltava de contusão. Treino é treino, e jogo é jogo. É difícil manter um ritmo forte, e ele conseguiu. Estão de parabéns. O Jemerson pela juventude, está de parabéns. Foram muito bem na partida.


Em seguida, lembrado da boa atuação do meia Dátolo, que entrou no primeiro tempo (no lugar de Guilherme, que saiu contundido) e teve participação decisiva, dando o passe para o primeiro gol, de Diego Tardelli, e marcando o gol da vitória, já no fim do jogo, Levir reconheceu o esquecimento e fez questão de incluir o argentino na lista de destaques da partida.

- Foi injusto, porque deixei o Dátolo de fora. Mas vou incluir. Nas partidas que ele tem entrado, o nosso volume tem melhorado muito. Hoje ele foi decisivo. Poderia colocá-lo até como o destaque do jogo, mas sem esquecer do Jemerson e do Botelho. Estamos falando do lado bom. E eles foram muito bem.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/08/levir-rebate-suposta-critica-de-lateral-quanto-marcacao-me-senti-traido.html
  

Nenhum comentário: