quinta-feira, 1 de maio de 2014

Grêmio vê "fama copeira" abalada e admite obrigação por taça neste ano

Pela terceira vez seguida, Tricolor cai nas oitavas de final da Libertadores. Barcos fala em "recomeçar" e coloca grupo sob pressão por Brasileirão ou Copa do Brasil


Por Porto Alegre


Nem mesmo a mística do passado foi capaz de ajudar o Grêmio a se reerguer na busca pela América. Pela terceira edição consecutiva, o clube amarga queda nas oitavas de final da Libertadores, isso que, nas duas recentes, o presidente é o mesmo das conquistas de 1983 e 1995. Desde 2001 sem títulos de maior expressão - quando foi campeão da Copa do Brasil -, o Tricolor vê arranhada a "fama copeira" tão orgulhosamente sustentada pelo próprio Koff. As quedas sucessivas aumentam a pressão sobre o grupo, a ponto de levar o capitão Barcos a admitir obrigação por taça ainda neste ano.

Nas últimas três campanhas na competição sul-americana, acabou deixando o sonho morrer nas oitavas. Em 2011, com Renato Gaúcho, caiu para a Universidad Católica. No ano passado, eliminação diante do Santa Fé, sob comando de Vanderlei Luxemburgo. Sem contar as duas quedas em semifinal de Copa do Brasil em 2012 e 2013, torneio que o clube conquistara quatro vezes na história.

Após a derrota nos pênaltis diante do San Lorenzo, na noite desta quarta-feira, Koff tornou-se personagem principal na zona mista da Arena. Cercado por dezenas de microfones, o presidente falou da "dor" da desclassificação. Como exemplo, lembrou a frustração na derrota para o Ajax em 1995 na busca pelo bicampeonato mundial, tempos em que o clube amplificou sua imagem de mestre em mata-matas.

- Dói muito. Eu como presidente perdi o bi mundial em Tóquio. Com dez jogadores desde os dez minutos do primeiro tempo, perdemos contra um time que estava invicto - recorda.  


fabio koff gremio arena libertadores san lorenzo (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Koff admitiu a frustração com a perda 
da vaga (Foto: Diego Guichard/
GLOBOESPORTE.COM)

Mesmo envolto sob decepção, encontrou bom humor para explicar a queda para o time do Papa Francisco. A mística, no caso, pendeu para o lado do pontífice.

- Acho que o Papa tem mais força do que eu - brinca.


Precisamos levantar alguma taça este ano. Hoje já é obrigação
Barcos, capitão do Grêmio

Entre os discursos da direção gremista, a ideia era sempre buscar forças no passado. Em 1982, por exemplo, a desclassificação na fase de grupos virou aprendizado para a campanha vitoriosa no ano seguinte. O caso era utilizado como modelo para o time de Enderson Moreira.
   
Não deu certo. E a pressão externa por títulos ecoa no elenco atual. Ainda na zona mista, surgiu um abatido Barcos para tentar justificar a derrota e o pênalti desperdiçado contra o gol defendido por Torrico. Se a conquista de um título antes era obsessão, hoje se tornou "obrigação". Essa é a ótica do Pirata para o restante da temporada. 


- Precisamos levantar alguma taça este ano. Hoje já é obrigação - frisa.

Por outro lado, Barcos não se apoia no passado para planejar o futuro. Pelo contrário, fala em "recomeçar" do zero:

- Temos que mudar sim, conversar e começar de novo. 


Barcos gremio san lorenzo libertadorse arena (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)
Barcos coloca o grupo em pressão por 
títulos (Foto: Diego Guichard/
GLOBOESPORTE.COM)


saiba mais

O último título do clube, embora não em nível nacional, fora o Gauchão de 2010, quando superou o Inter nas decisões. De lá para cá, no entanto, perdeu a hegemonia local para o arquirrival. E neste ano, a queda foi ainda mais dura: derrota por 4 a 1.

Para Koff, todavia, o estadual tem um valor inexpressivo. Tanto que admitiu ter errado o planejamento ao tentar disputar o Gauchão com o mesmo afinco em relação à Libertadores.

- Há muito tempo eu desprezei o Gauchão, sendo tratado de cafezinho (célebre expressão cunhada nos anos 1990). Me dói mesmo é perder uma competição como essa (Libertadores) - comenta. - O Grêmio errou no planejamento. O Inter chegou ao Gre-Nal com nove jogos, e nós, cansados. Numa semana, o Grêmio jogou três vezes. Demos muita importância ao Gauchão num determinado momento.Foi um equívoco.

A partir de então, o Grêmio foca-se em duas competições regidas pela CBF: a Copa do Brasil e o Brasileirão. Ao mesmo tempo em que o clube almeja sorrir nacionalmente, volta a tentar garantir vaga na maior fixação: a Libertadores de 2015. 



Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/gremio/noticia/2014/05/gremio-ve-fama-copeira-abalada-e-admite-obrigacao-por-taca-neste-ano.html

Nenhum comentário: