sexta-feira, 16 de maio de 2014

Djokovic supera Ferrer em confronto equilibrado e avança à semi em Roma

Vice-líder do ranking e número 5 do mundo duelam por cerca de 2h30 até Nole garantir a vitória. Sérvio disputará contra Raonic uma vaga na decisão


Por Roma



Era a primeira partida de quartas de final do Masters 1.000 de Roma nesta sexta-feira que envolvia dois tenistas do top 10 do ranking mundial. E o duelo entre Novak Djokovic e David Ferrer foi de alto nível. Os tenistas números 2 e 5 do mundo travaram uma disputada batalha no saibro italiano que só acabou após 2h31 de jogo. Nole (apelido do sério) levou a melhor sobre o espanhol e garantiu a suada vaga nas semifinais por 2 sets a 1 (7/5, 4/6 e 6/3).

Essa foi a sexta vitória seguida de Djokovic sobre Ferrer, a primeira, dessa sequência, no saibro. Também foi a segunda do sérvio na terra batida em cinco duelos disputados contra o espanhol no piso. Nole lidera o histórico total de confrontos com 12 vitórias e cinco derrotas.

Djokovic entrará em quadra neste sábado, às 9h (horário de Brasília) pelas semifinais. O sérvio jogará contra o canadense Milos Raonic (10º do ranking), que derrotou, nesta sexta, o francês Jeremy Chardy (47º) também em uma partida de três sets: 6/3, 5/7 e 6/2.

O SporTV2 transmite ao vivo as semifinais do Masters 1.000 de Roma.

tenis novak djokovic contra david ferrer roma (Foto: AFP)
Após cinco triunfos seguidos no piso 
duro sobre Ferrer, Djokovic venceu
 o espanhol no saibro (Foto: AFP)


O jogo

Com um início sólido de partida, Djokovic foi o primeiro a conseguir uma quebra. Chegou ao duplo break point no sexto game e converteu a oportunidade com um erro não forçado de Ferrer. O espanhol tentou responder no game seguinte, alcançando o triplo break point com uma paralela no contrapé do sérvio. Se defendendo e contra-atacando bem, Djokovic exigiu que Ferrer corresse bastante para chegar nas bolas, salvou o triplo break point e abriu 5/2. No game seguinte de serviço, novamente Nole teve que suar, mas dessa vez foi ele quem foi quebrado com um erro não forçado.

No seu melhor momento no set, Ferrer empatou em 5/5. Djokovic lutou para confirmar o serviço e, a um game de levar a parcial, voltou a ser agressivo. Em cima do saque de Ferrer, desequilibrou o adversário com bolas fundas para chegar ao triplo set point. Na segunda chance, o espanhol atacou para fora e viu o set acabar, mas reclamou bastante do que parecia ser o choro de um bebê que o teria atrapalhado justamente na hora do saque.

A reclamação de Ferrer não foi acatada pelo árbitro marroquino Mohamed El Jennati. O espanhol não deixou que a irritação o prejudicasse dentro de quadra, tanto que salvou três break points na primeira vez que sacava no segundo set. Trocou bolas em alto nível com o ex-número 1 do mundo e seguiu exibindo a correria característica na defesa. Numa sequência de três belos pontos, em que acertou paralelas vencedoras nos dois últimos, Ferrer quebrou o saque de Djokovic no sétimo game. Nole perdeu a chance de devolver a quebra ao não converter dois break points no game seguinte e não conseguiu evitar que o rival forçasse o terceiro set.

O duelo continuou muito disputado. Quando Djokovic pegou firme com a direita na paralela e obteve a quebra no terceiro game da parcial, Ferrer pressionou e conseguiu devolver a quebra no game seguinte e depois igualar o marcador em 3/3. Após erros do espanhol, Nole teve mais duas chances de abrir vantagem e, apesar de acusar o cansaço com uma tentativa de deixadinha, entrou mais na quadra para fazer 5/3 ao converter o break point.
Djokovic teve dificuldade no game de saque e até desperdiçou um match point com uma dupla falta. Porém, teve mais uma oportunidade de selar a vitória depois de um erro de Ferrer, em um ponto com 38 trocas de bola. Para fechar o jogo, a rede foi a vilã do espanhol, que caprichosamente jogou a bola para fora de quadra, dando a vaga na semifinal ao número 2 do mundo.

tenis grigor dimitrov aniversario roma (Foto: Reprodução / Twitter)
Dimitrov levou bolo na cara na 
comemoração doaniversário de
 23 anos (Foto: Reprodução / 
Twitter)

Aniversário e feito inédito
No dia em que completou 23 anos de idade, o búlgaro Grigor Dimitrov se classificou para a primeira semifinal de Masters 1.000 da carreira. Contra o alemão Tommy Haas, nas quartas de final, o número 14 do mundo venceu o primeiro set por 6/2 e garantiu a vitória antecipada pela desistência do 19º do ranking da ATP, provocada por uma lesão no ombro.

Dimitrov tenta neste sábado melhorar ainda mais a campanha em Roma. Ele pega nas semifinais o vencedor da partida desta sexta-feira entre o espanhol Rafael Nadal e o britânico Andy Murray.

Melo e Dodig eliminados

Único brasileiro vivo no Masters 1.000 de Roma, o mineiro Marcelo Melo acabou sendo eliminado nesta sexta-feira. Nas quartas de final da chave de duplas, ele e o croata Ivan Dodig perderam para o holandês Robin Haase e o espanhol Feliciano López por 2 sets a 0 (6/3 e 6/2). Após a partida, Melo escreveu no Twitter que o parceiro acabou se machucando durante o jogo.
O Brasil também foi representado por Bruno Soares, que, ao lado do austríaco Alexander Peya, foram derrotados na estreia, na quarta-feira, por Dimitrov e o tcheco Lukas Rosol, por 6/4, 3/6 e 10-2.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/djokovic-supera-ferrer-em-confronto-equilibrado-e-avanca-semi-em-roma.html

Nenhum comentário: