Campeão na primeira participação, Rubro-Negro tem um histórico recente de desempenhos ruins e conta com elenco experiente para voltar a dar alegria
Hernane é a esperança de gols do Flamengo
(Foto: Gustavo Miranda / O Globo)
(Foto: Gustavo Miranda / O Globo)
Prestes a iniciar sua 12ª participação na competição, o Fla foi campeão logo na estreia, ao vencer o Cobreloa em Montevidéu, mas frustrou o torcedor logo no ano seguinte. Classificado direto para semifinal por ser detentor do título, disputou um triangular com River Plate e Peñarol, sendo eliminado pelos uruguaios em um Maracanã lotado. Em 83 e 84, o Grêmio foi o carrasco, com eliminações na primeira fase e na semifinal. Na década de 90, foram apenas duas participações, mas com campanhas aceitáveis: caiu nas quartas para o Boca Juniors, em 91, e o São Paulo, em 93.
saiba mais
A virada do século XXI, entretanto, não trouxe boas histórias na relação Fla/Libertadores. Já em 2002, uma participação vergonhosa, com eliminação na primeira fase. Cinco anos se passaram até o retorno. Campeão da Copa do Brasil, o time foi bem na primeira fase e caiu para o Defensor Sporting, do Uruguai, após perder por 3 a 0 fora e vencer por 2 a 0 em casa em 2007. No ano seguinte, o pior dos cenários: Cabañas e o América do México calaram o Maracanã com um 3 a 0, após vitória rubro-negra por 4 a 2 no jogo de ida. Dois anos se passaram até o retorno, em 2010:
último classificado, o time de Adriano e Vagner Love eliminou o líder Corinthians nas oitavas, mas caiu para La U de Montillo por conta do 3 a 2 em pleno Maracanã (o Fla venceu por 2 a 1 fora, mas acabou eliminado). Por fim, Ronaldinho não impediu a queda na primeira fase em 2012.
Com tantos fracassos recentes em mente, o Flamengo deu prioridade à Libertadores em 2014. Praticamente três times foram montados, os titulares tiveram pré-temporada prolongada e jogadores experientes e campeões da competição, como Alecsandro e Elano, foram contratados. Tudo dentro do script perfeito – com exceção da derrota por 3 a 0 sofrida diante do Flu, no último sábado. Nesta quarta, a força rubro-negra além das fronteiras será colocada mais uma vez à prova, e para começar com o pé direito Jayme de Almeida tem apenas uma dúvida: Samir ou Erazo na defesa.
Já o León vive o oposto do Flamengo. Ainda engatinhando além das fronteiras mexicanas, jogará a Libertadores pela segunda vez, a primeira na fase de grupos. Eliminado na pré pelo modesto Deportes Iquique, do Chile, no ano passado, deposita suas fichas na temporadas no torneio sul-americano. Atual campeão do México, é somente o 15º entre 18 times na disputa atual. Para partida com o Fla, o técnico Gustavo Matosas tem apenas uma dúvida em relação à sua força máxima: o ídolo Rafa Marquéz está com um problema na coxa e, caso seja vetado, dará lugar a Eisner Loboa.
Além de Flamengo e León, o Grupo 7 tem Bolívar, da Bolívia, e Emelec, do Equador. O trio de arbitragem para este jogo será colombiano. José Buitrago apita o duelo, auxiliado por Wilmar Navarro e Rafael Rivas. A Rede Globo transmite para RJ, RS, PR, SC (Florianópolis) ES, GO, TO, MS, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, e o SporTV também mostra a partida. O GloboEsporte.com acompanha todos os lances em tempo real.
Flamengo: sem problemas de lesão, Jayme de Almeida poderá escalar o que tem de melhor nesta primeira rodada. A única dúvida está na zaga. Após duas atuações ruins, Erazo pode perder a vaga para o jovem Samir, sempre muito bem quando foi titular. Com isso, o Fla entrará em campo com Felipe, Léo Moura, Wallace, Samir (Erazo) e André Santos; Amaral, Muralha, Elano e Everton; Paulinho e Hernane.
León: capitão da equipe e da seleção mexicana, Rafa Márquez é a única dúvida. O zagueiro sente dores na coxa direita e desfalcou a equipe nos últimos dois jogos.
Flamengo: o time carioca não tem desfalques.
Flamengo e León se enfrentaram apenas uma vez na história, em partida amistosa em 1962 durante uma excursão da equipe carioca à América do Norte. Na oportunidade, dia 4 de fevereiro, o Rubro-Negro, que contava com nomes como Carlinhos, Gerson e Dida, derrotou a equipe mexicana por 1 a 0, gol do Canhotinha de Ouro. As duas equipes, que se enfrentam pela primeira vez na Taça Libertadores, têm histórias diferentes na competição. Enquanto o Fla disputa a Libertadores pela 12ª vez e possui um título, a equipe mexicana joga a competição apenas pela segunda vez.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2014/02/rumo-ao-bi-capitulo-11-fla-pega-leon-e-renova-sonho-na-libertadores.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário