quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Após 'esquecer' Alison, Emanuel mira títulos com Pedro: 'É preciso acreditar

Campeão olímpico conta que deixou de lado emocional na decisão em Natal  e diz que foco é fortalecer parceria com Pedro: 'Tem muita qualidade técnica'

Por Direto de Natal, RN

Maior vencedor da história do vôlei de praia mundial, com 151 conquistas, Emanuel escreve um novo capítulo em sua vitoriosa carreira. Em meados de dezembro, rompeu a parceria com Alison e iniciou um trabalho que já deu sinais de que poderia ir longe ao lado de Pedro Solberg, atual campeão brasileiro e vice mundial. A ascensão tem sido notória. Após a estreia na etapa do Circuito Brasileiro em São Luís (MA), onde amargaram a eliminação nas quartas de final, apesar do bom desempenho, os jogadores voltaram a surpreender no segundo torneio juntos. Usando o bloqueio e a defesa como suas principais armas, a dupla levou o título da etapa de Natal ao superar, curiosamente, os seus ex-parceiros, Alison e Bruno Schimdt. Ainda há muito o que acertar para encontrar a química ideal, mas a equipe está no caminho certo.

Emanuel e Pedro Solberg conquistaram o primeiro título no vôlei de praia na etapa do Circuito Brasileiro em Natal (Foto: Paulo Frank/CBV) 
Emanuel e Pedro conquistaram o 1º título na 
etapa do Circuito Brasileiro em Natal (Foto: 
Paulo Frank/CBV)
 
- O time tem muita qualidade técnica, na minha opinião, mas eu achei que o título fosse demorar um pouquinho mais. Não esperava, mas estou muito feliz com essa conquista. O esporte não é só treinar e jogar. É preciso ter estrutura de time e acreditar. E eu pude viver isso com o Pedro. Temos uma postura de não desistir nunca e isso me traz muita felicidade. Fomos consistentes na estratégia que planejamos. Ainda falta muita coisa que a gente percebe, principalmente, nos momentos decisivos. Falhas que notamos quando já estamos cansados e que não podem acontecer em uma equipe de alto nível. Vamos trabalhar para acertar o levantamento, o bloqueio, a defesa e melhorar a estratégia de saque - analisou o paranaense, radicado no Rio de Janeiro.

Na decisão, o atleta conta que precisou deixar de lado o coração para dar lugar à razão. Emanuel e Alison eram mais do que simples parceiros. Eram amigos. Além da medalha de prata nos Jogos de Londres, eles conquistaram dois títulos mundiais, 51 pódios e 349 vitórias em quatro anos de parceria. Os números expressivos atestam porque a dupla se consolidou como uma das mais bem sucedidas do vôlei de praia brasileiro.
 
Alison e Emanuel medalha de prata vôlei de praia olimpíadas 2012 (Foto: AP) 
Entre os 51 pódios que conquistaram juntos, 
Alisone Emanuel foram prata em Londres 
2012 (Foto: AP)
 
- Encarei esse jogo com respeito total. Sou profissional, gosto de jogar vôlei, mas tenho um lado emocional que eu precisei deixar de lado para a partida. Eu joguei quatro anos com o Alison, vi o nosso time crescer e mudar, com derrotas e vitórias. Nós criamos uma amizade e um laço emocional grande que eu tive de esquecer naquele momento para apenas praticar o esporte - disse Emanuel, eleito o melhor jogador da final em Natal.

Com cinco Olimpíadas e três medalhas na bagagem, ouro em Atenas 2004, prata em Londres 2012 e bronze em Pequim em 2008, Emanuel prefere não traçar planos a longo prazo. O objetivo é fortalecer a parceria com Pedro jogo a jogo, etapa por etapa. Antes de retomar os treinos, o veterano planeja encontrar a família, que está em Brasília. A viagem deve acontecer no próximo final de semana.

- Primeiro, vou voltar para casa e analisar o nosso desempenho. Às vezes, a vitória esconde um pouquinho os defeitos. O meu objetivo é fazer com que essa dupla seja vitoriosa e mantenha uma regularidade. Depois, quero aproveitar para ficar com a minha esposa e o meu filho, Lukas. Matar as saudades. Eles estão em Brasília e eu gostaria de passar o final de semana lá, devo ir na sexta e volto no domingo. Recarregar as energias é muito importante para mim.

O multicampeão volta às quadras para a penúltima etapa do Circuito Brasileiro, em João Pessoa (PB), de 21 a 23 de fevereiro. O foco de Emanuel e Pedro é a temporada de 2014.

vôlei de praia Emanuel e Pedro Solberg (Foto: Paulo Frabk / CBV) 
Após eliminação nas quartas pela estreia em 
São Luís, dupla foi campeã em Natal 
(Foto: Paulo Frabk/CBV)
 
 
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: