quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Gay assumida, austríaca prata em Sochi se divide entre esqui e futebol

Sochi 2014 sochi 2014 

Vice-campeã olímpica nos saltos e goleira, Daniela Iraschko-Stolz diz ter sido bem recebida, apesar da polêmica lei antigay na Rússia: 'Não tive nenhum problema'

Por Direto de Sochi, Rússia

A posição de goleiro pode ser considerada dura no futebol. Mais do que a técnica, quem topa ficar debaixo das traves precisa também de segurança. Talvez por isso a jogadora Daniela Iraschko-Stolz tenha obtido sucesso também em outra modalidade, longe dos gramados. Atleta do Wacker Innsbruck, a goleira austríaca ficou com a medalha de prata no salto com esqui em Sochi 2014, sendo desbancada apenas pela alemã Carina Vogt.
 
A paixão pelo futebol veio pouco antes do esporte de inverno. Nos campos desde 1993, ela sempre soube equilibrar bem as duas paixões, sem diminuir o comprometimento. No entanto, evita comparações. Não usa a experiência dos campos na neve ou vice-versa. Daniela gosta justamente do fato de os dois serem completamente diferentes.

Daniela Iraschko Esqui Sochi (Foto: Getty Images) 
Daniela Iraschko em ação nos Jogos Olímpicos
 de Sochi (Foto: Getty Images)

- Não acho importante levar algo de um esporte para o outro. Gosto do contraste do esporte individual e de equipe. Quando se joga com um time, você luta por todos. No salto de esqui, você tem dois ou três segundos para fazer tudo certo. Não tem chance de repetir. No futebol, você pode errar, e as outras vão te ajudar, até limpar seus erros - analisou a nova medalhista olímpica.

Entre o calor e o frio, Daniela prefere mesmo clima das montanhas. Por mais que não queira escolher o preferido, faz questão de deixar claro que seu principal esporte é, de fato, o esqui. Para ter tempo para as duas modalidades, a austríaca divide os treinamentos entre o verão e o inverno.
- Eu me dedico ao esqui, mas treino futebol no verão principalmente. Os treinos de futebol são sempre de noite, e treinamos esqui pela manhã.

Daniela Iraschko Esqui e Futebol Sochi (Foto: Reprodução / Site Oficial Wacker Innsbruck)Site do Wacker saúda Daniela pela prata em Sochi (Foto: Reprodução / Site Oficial Wacker Innsbruck)
 
Homossexual não crê em polêmica 
Iraschko não teme assumir quem de fato é. Homossexual, ela é casada com outra mulher e sempre tornou isso público, assumindo inclusive o sobrenome da amada. Nas Olimpíadas onde a controversa lei antigay russa virou centro de polêmica, ela não se importou em falar abertamente sobre o assunto. Daniela classificou toda a discussão que antecedeu o evento como um ''estardalhaço'' e disse ter sido bem recebida no país sede dos Jogos.

- Eu acho que tudo está sendo ''explodido'' de uma forma muito maior do que é. Eu fui muito bem recebida, como todos os outros atletas. Não tive absolutamente nenhum problema - disse, em entrevista à imprensa internacional.

 Daniela Iraschko-Stolz atleta Austria Sochi (Foto: Reuters) 
Daniela Iraschko-Stolz: orientação sexual não
 gerou qualquer contratempo em 
Sochi (Foto: Reuters)

Esta foi a primeira participação feminina na disputa de saltos com esqui em Jogos Olímpicos. Daniela fez parte de um grupo de competidoras que vinha brigando, desde Vancouver 2010, pela inclusão da modalidade no programa olímpico. Aos 30 anos, ela confessou que está sentindo uma alegria de estar no evento.


saiba mais

- É o passo mais importante para as mulheres do salto com esqui chegar nos Jogos Olímpicos. É o nível máximo a que o esporte poderia chegar. Acho que tudo que quero é aproveitar minha noite. Custo a acreditar que estou aqui - completou.
 As Olimpíadas de Inverno vão até o dia 23 de fevereiro, e o SporTV.com fará cobertura diária em Tempo Real. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.

Nenhum comentário: