quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Campinas joga para o gasto, quebra sequência negativa e vence Rio

Com um meio de rede forte com Vini e Gustavão e mais experientes, paulistas voltam a vencer depois de três rodadas e impõe quarta derrota seguida ao esfacelado rival

Por Campinas, São Paulo

Campinas x Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Inamine / Brasil Kirin Vôlei)Vini foi importante para vitória de Campinas sobre o Rio (Foto: Gabriel Inamine / Brasil Kirin Vôlei)
 
No confronto entre o quarto e o quinto colocados da Superliga, que vinham de três derrotas consecutivas, melhor para o Campinas. Jogando em casa, com o apoio do torcedor, que compareceu em ótimo número ao ginásio do Taquaral, na noite desta quarta-feira, o time do técnico Alexandre de Azevedo, mesmo não fazendo uma grande exibição, mostrou força no saque - foram oito aces contra nenhum do adversário -, no bloqueio (8 a 3) e mais maturidade nos momentos decisivos para fazer 3 sets a 0 (21 a 19, 21 a 15 e 21 a 17), em 1h09m de partida, sobre um esfacelado e desmotivado Rio de Janeiro. O destaque do jogo foi o oposto Rivaldo, com 11 pontos. Pelo lado carioca, Bob, com 12, foi o mais eficiente.

O duelo apresentou dois times longe de suas melhores condições. Se os donos da casa ainda buscam uma adaptação à ausência do ponteiro João Paulo Bravo (hérnia de disco) e a volta gradativa de João Paulo Tavares - que passou por uma operação no ombro e ainda joga por poucos minutos -, os mandantes, já garantidos nos playoffs, tentam dar uma maior experiência aos garotos que assumiram os lugares dos medalhões e, especialmente, levantar o ânimo de atletas renomados como Mário Jr., que chegou a ser substituído no final do embate. A questão, inclusive, foi criticada pelo técnico Marcelo Fronckowiak, que não chegou a fazer uma crítica aberta ao líbero.

- Eu gostaria de começar minha declaração dizendo que tem muita responsabilidade de manutenção no projeto. Estamos lutando contra uma série de dificuldades, colocando uma série de jogadores inexperientes e quando o contexto não é rico, a gente sofre. Temos que entender a qualidade do adversário, mas o que me chateou foi que senti uma desmotivação do meu time em coisas que treinamos muito e que não podemos errar. A situação é delicada, mas a responsabilidade é grande. Fui muito incisivo no vestiário quanto à nossa postura. Temos uma obrigação moral com as nossas famílias e nossos patrocinadores que continuaram. Temos jogadores com nível de seleção e que podem dar um algo a mais. Não podemos abandonar. A questão comportamental é muito séria e nisso deixamos a desejar hoje - desabafou o técnico Marcelo Fronckowiak.

O Campinas volta à quadra no próximo sábado, às 18h, em Montes claros, contra os donos da casa. A partida será válida pela nona rodada do segundo turno. Já os cariocas tem outra parada duríssima. Também no sábado, recebem o terceiro colocado, Minas, no Rio de Janeiro, às 19h, no ginásio do Tijuca.

Marcelo Fronckowiak Rio de Janeiro vôlei (Foto: Divulgação) 
Marcelo Fronckowiak reclamou a desmotivação 
de alguns jogadores do time do Rio na derrota 
para o Campinas (Foto: Divulgação)


01
o jogo
Os paulistas abriram o placar com um ace de Mineiro. Mas com personalidade, o Rio virou o placar através de Bob, que se destacava com dois ataques e um bloqueio (7-4). Somente após o tempo técnico foi que o Campinas conseguiu converter seu primeiro ponto em virada de bola, trazendo a desvantagem para um ponto (9 a 8). Mineiro foi para o saque e com três bons fundamentos desmontou a recepção carioca e virou a parcial. O time de Marcelo Fronckowiak se perdeu e, sem as bolas nas mãos de Índio, começou a parar no bloqueio adversário e no placar, que chegou a 16 a 12.

Porém, depois do 13º ponto, Índio foi para o saque e sua passagem trouxe os mandantes de volta para o duelo. O empate em 16 pontos fez com que Alexandre de Azevedo parasse a partida. A conversa surtiu efeito e com um ataque e um bloqueio de Vini, no meio de rede, os paulistas abriram dois (18 a 16). Na jogada seguinte, Gustavão pegou Riad no bloqueio - quarto ponto de Campinas no quesito no set -, e a vantagem subiu para três. Porém, o Rio era brioso e não desistia. Com um ponto de ataque de Riad, e um erro de Campinas, os cariocas ficaram atrás pela diferença mínima (20 a 19). Mas, no ataque seguinte, Gustavão cravou no chão, dando números finais (21 a 19).

O segundo set começou com o Campinas tentando mostrar sua maior força ao fazer 3 a 1. Mas com bons levantamentos de Índio em ataques de Bob e Rodriguinho, o Rio buscou o empate por 4 a 4. Só que Vini e Gustavão, no meio de rede, continuavam levando vantagem e não deixavam os cariocas virarem (7 a 6).

 Depois da parada técnica, um ace de Mineiro para cima de Vinícius fez os mandantes, novamente, ficarem dois à frente. Vinícius recuperou o moral no ataque seguinte. Mas Gustavão não deixou o placar voltar para a igualdade com um ataque preciso. Rivaldo, com um bloqueio, ampliou (10 a 7).

O Rio sentiu o momento delicado e se perdeu. Com um bloqueio bem postado, e Rivaldo e os centrais passando a parede adversária, o Campinas abriu 15 a 10 e, depois, só administrou o período para fechar por 21 a 15, fazendo 2 sets a 0.

Campinas x Rio de Janeiro (Foto: Gabriel Inamine / Brasil Kirin Vôlei) 
Jogadores do Campinas comemoram mais três 
pontos na tabela, após vitória sobre o Rio de 
Janeiro por 3 sets a 0 (Foto: Gabriel Inamine
 / Brasil Kirin Vôlei)

02
cariocas lutam, mas não resistem
O abatimento visto no final do set anterior, não entrou em quadra junto com o Rio para a terceira parcial. Jogando de igual para igual, mesmo perdendo por 2 sets a 0, os cariocas revezaram no placar com o adversário até a primeira parada técnica, quando chegaram um ponto na frente, após um ataque de Rodriguinho explorando o bloqueio rival (7 a 6). Empolgados, os mandantes voltaram abrindo três, com um ataque de Rodriguinho e um bloqueio de Riad (9 a 6). Uma bola de segunda de Paulo Renan trouxe a diferença para dois. Mas Bob deu uma medalha no adversário e fez a vantagem de três retornar (10 a 7).

 Não dispostos a deixarem o jogo se prolongar, Alan, com uma largadinha, e Rivaldo num bloqueio fizeram a diferença cair para um (10 a 9). O jogo continuava lá e cá, totalmente indefinido, até dois aces de Rivaldo e um erro de ataque de Rodriguinho, que deixaram os campineiros à frente por três (15 a 12). Mais uma vez, a falta de experiência e a pressão da partida pesaram nos ombros da garotada carioca, que não conseguiu se recuperar. Ainda houve tempo para Marcelo Fronckowiak se irritar e substituir Mário Jr., que não foi em uma bola que estava entre ele e Rodrigão. No fim, valeu a maior experiência e opções do Campinas, que impôs a quarta derrota seguida dos cariocas nesta Superliga (21 a 17).



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/02/campinas-reage-quebra-sequencia-negativa-e-afunda-mais-o-time-do-rio.html

Nenhum comentário: