sábado, 8 de fevereiro de 2014

Renato vibra com vitória: 'Sobramos em todos os sentidos. Foi barato 3 a 0

Técnico do Flu é só elogios após a vitória sobre o Flamengo, no Maracanã

Por Rio de Janeiro

O técnico Renato Gaúcho foi só elogios a seus comandados após a vitória do Fluminense sobre o Flamengo, neste sábado, no Maracanã. Com o resultado de 3 a 0, o Tricolor tomou do rival a liderança da Taça Guanabara, primeira fase do Campeonato Carioca. Na entrevista coletiva após o clássico, Renato até destacou nomes como Conca, Michael e Walter, mas fez questão de frisar que todos os jogadores foram bem. Pelo menos em três respostas afirmou que esta foi a melhor atuação da equipe sobe seu comando.

- Acho que o que foi determinante foi a entrega da equipe na parte física, técnica, na parte tática foi a melhor partida no ano. Minha equipe manteve o controle do jogo durante os 90 minutos. Conseguimos o gol no primeiro tempo, depois o segundo no início do segundo tempo. Criamos oportunidades, depois Waltinho entrou, belíssimo gol na jogada do Chiquinho. Poderíamos ter feito o quarto. Fizeram uma grande partida, já falei isso. Mas também é pé no chão, não ganhamos nada, mas ganhamos do maior rival. Vamos em busca do objetivo, que é a classificação. Muito bom uma vitória no Maracanã, contra um grande adversário. Muito bom mesmo.

Renato acredita que o placar poderia ser ainda mais elástico. Para ele, em nenhum momento o Flamengo conseguiu equilibrar o jogo.

- Sobramos em todos os sentidos, partida perfeita, o melhor jogo do ano. Foi barato 3 a 0, com todo o respeito ao adversário. Se hoje acaba 5 a 0, 5 a 1, seria normal diante das circunstâncias.
A vitória teve a marca do talento de Conca, novamente o melhor do time, do oportunismo de Michael, o substituto de Fred, que está machucado, e estrela de Walter, o estreante da noite. O camisa 18, aliás, foi muito festejado pelo comandante.

- Fiquei feliz por ele ter entrado e entrado bem. Levei ele para concentração porque perdeu peso, tem treinado bem. É um jogador que desequilibra, fez 13 gols no Brasileiro do ano passado. Ele tem qualidade.  
O Fluminense só volta a jogar no próximo sábado, contra o Boavista, às 19h30m, no Maracanã, pela oitava rodada. Após a vitória no clássico, Renato ampliou a folga do grupo de um para dois dias. Sendo assim, os atletas só voltam aos treinos na manhã de terça-feira, nas Laranjeiras.

Confira a íntegra da entrevista:

Ausência de Fred
- No momento que perdemos o Fred, falei que não tinha dúvidas. Até porque toda vez que precisei do Michael ele entrou, foi bem, fez gol, hoje fez um gol típico de atacante. Taticamente hoje minha equipe fez a melhor partida, se postou muito bem, não deu oportunidades. Tocamos a bola e jogamos com personalidade e confiança. Hoje em dia todos estão se ajudando, voltando, ajudando na marcação.

Renato Gaucho fluminense e flamengo (Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)Renato orienta o time no Fla-Flu
(Foto: Fernando Cazaes / Photocamera)
Conca

- O Conca é o que sempre falo para vocês. Tenho que agradecer ao doutor Celso Barros (presidente da patrocinadora), ao Peter (Siemsen, presidente do clube) e ao Tenório (Ricardo, vice de futebol). É um craque, ídolo da torcida, vem jogando bem em todos os jogos. Hoje, se destacou novamente. É até esquisito elogiar o Conca pelas qualidades que ele tem.
Waltinho
- Foi muito feliz, fez gol de atacante, de quem sabe. Falei que iria nos ajudar bastante, é um jogador inteligente, perdeu bastante peso. Você olha e vê a diferença. Está sendo muito profissional dentro e fora do campo e com certeza vai nos ajudar dentro do campeonato.
Walter titular em breve?
- Fiquei feliz por ele ter entrado e entrado bem. Levei ele para concentração porque perdeu peso, tem treinado bem. É um jogador que desequilibra, fez 13 gols no Brasileiro do ano passado. Ele tem qualidade. Quem se escala é o jogador, já disse. O treinador não tem apenas um time. Tem que ter um grupo. Nem sempre vai contar com todo mundo. É o que mais cobro deles. Quando chamar, tem que aproveitar. O grupo é bom e não posso levar mais que 18. Todos têm que buscar. Todos têm dado conta do recado. É essa dor de cabeça que eu quero. Deixa para mim, deixa que eu resolvo. Deixa se destacar, jogar. Sou um treinador que não sacaneia ninguém, converso olhando nos olhos. Sempre vai jogar o melhor. Às vezes, alguém fica triste por estar fora. Só posso colocar 11 em campo. Procuro ver o melhor para o time.  
Como classifica a equipe?
- Não é porque falei que a equipe seria diferente a partir da quinta rodada. Hoje, quase todos que estavam afastados, menos o Fred que não jogou, jogaram 90 minutos. O Fluminense foi uma equipe madura, jogou com confiança, com jogadores que desequilibram. Falei que só qualidade técnica não vai vencer o clássico. Tem que ter raça. Hoje em dia você precisa ajudar na marcação. São muito bons tecnicamente e desequilibraram.
Equipe está pronta?
- É sempre muito difícil falar isso. Não é pela vitória que está tudo bem. Melhoramos bastante. A cada partida o time vem melhorando. Hoje tivemos a maior base da equipe que não jogava, jogadores melhores na parte física. Muito importante uma vitória dessas, contra um grande adversário. É nessas horas que você vê a sua equipe. Mas não ganhamos nada. Hoje todos eles jogaram bem e subiram de produção. Isso me deixou muito feliz.
Defesa em recuperação
- Mais importante de tudo são os treinamentos, colocar os jogadores da maneira que eu gosto, que eu quero que se comportem. Tenho conversado muito com a defesa, tem sido importante a marcação no meio, a ajuda dos atacantes. Não quero que a equipe faça faltas próximo da área, isso diminuiu bastante. Eles melhoraram em todos os sentidos. Os outros que não estão jogando também são importantes. O que melhorou foi o posicionamento deles e a marcação no meio-campo.
Semana inteira de trabalho
- É a primeira que nós temos. Mesmo sem jogo, sempre temos que corrigir. É sempre bom ter a semana cheia para poder treinar.
Superioridade no clássico
- A gente tem todas as informações, pessoas competentes que buscam saber tudo dos adversários. O que mais me deixou feliz foi a parte tática da minha equipe. Hoje foi a melhor partida sobre o meu comando. O que deixa o treinador feliz é que no momento que você treina, que temos nosso esquema de jogo, é que isso dá certo. O Fluminense é um time grande, de grande torcida, que precisa disputar títulos. Fico feliz por ver o torcedor feliz por onde passa. Isso tudo tem a ver com o meu grupo. 
Postura tática do time
- Era o que falava no Grêmio e falo no Fluminense. Gosto de ver minha equipe jogando para frente. Todo treinador arma a equipe com base naquilo que ele tem. Não adianta armar a equipe se não tem jogadores adequados. Hoje minha equipe, mesmo com três jogadores de marcação, é ofensiva. É só ver os gols e chances que criamos. O importante é a liberdade que você dá para a sua equipe. Sem a bola a gente vai marcar, com a bola a gente vai atacar. Hoje foi isso.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/02/renato-minha-equipe-manteve-o-controle-do-jogo-durante-90-minutos.html

Nenhum comentário: