sábado, 8 de fevereiro de 2014

Coutinho brilha com o Liverpool em massacre sobre o líder Arsenal: 5 a 1

Brasileiro não marca, mas participa ativamente de chocolate em Anfield com direito a quatro gols nos primeiros 19 minutos. Sterling e Sturridge anotam duas vezes cada

Por Liverpool, Inglaterra

 
saiba mais

Philippe Coutinho vive a expectativa de ser convocado por Luiz Felipe Scolari para a seleção brasileira na próxima terça-feira. A concorrência no meio-campo é grande, mas atuações como a deste sábado reforçam a fase mágica que vive o camisa 10 do Liverpool. E ele sequer precisou marcar para se tornar um dos destaques do massacre dos Reds sobre o líder Arsenal por 5 a 1, em Anfield Road, em jogo que abriu a 25ª rodada do Campeonato Inglês.

O brasileiro ficou em campo durante os 90 minutos, deu uma linda assistência para Daniel Sturridge e participou ativamente dos lances ofensivos do Liverpool – atuando como peça-chave nos contra-ataques ao roubar a bola no meio-campo e lançar os companheiros. O zagueiro Skrtel e o atacante Sterling, com dois gols cada, também brilharam. Arteta, de pênalti, descontou.


- Tivemos uma grande atuação. O time todo foi muito bem e tudo deu certo. Pude dar a minha colaboração, como tento fazer em todos os jogos e hoje tudo se encaixou. Conseguimos marcar forte, não dar espaços e jogar em velocidade. Foi um jogo perfeito – disse Coutinho.

Philippe Coutinho comemora, Liverpool x Arsenal (Foto: Getty Images) 
Philippe Coutinho comemora com Suárez, 
Sturridge e Sterling: Liverpool deu show 
contra o Arsenal (Foto: Getty Images)


Desde o primeiro tempo já se sabia que a tarde seria de Suárez e companhia. Melhor: desde os 19 minutos, quando o time do técnico Brendan Rodgers vencia por 4 a 0 num dos maiores chocolates que Anfield presenciou. O resultado acachapante tirou os Gunners da liderança, já que o Chelsea chegou aos 56 pontos ao derrotar o Newcastle, por 3 a 0. A equipe de Arsène Wenger estacionou nos 55 e está em segundo.

O Liverpool, por sua vez, se enche de confiança em sua reconstrução para alcançar o maior objetivo da temporada: a classificação para a Liga dos Campeões. Os Reds somam 50 pontos e ocupam a quarta colocação. O mais próximo é o rival Everton, com 45 pontos e um jogo a menos.


Sturridge comemora, Liverpool x Arsenal (Foto: AP) 
Sturridge comemora o quarto gol do Liverpool 
após assistência primorosa de Coutinho (Foto: AP)

Anotou a placa?

Quem esteve no Anfield Road presenciou uma das maiores atuações dos donos da casa num intervalo tão curto de tempo. Bastaram 19 minutos de jogo para o Liverpool decidir o clássico contra o Arsenal, ninguém menos do que o líder do Campeonato Inglês. Houve eficiência, combatividade, velocidade e, claro, gols.

Os Reds marcaram quatro vezes neste pequeno período. O primeiro logo aos 52 segundos, numa falta cobrada por Gerrard que encontrou Skrtel absolutamente sozinho na grande área – o eslovaco estava levemente adiantado, mas os visitantes sequer reclamaram. De fato, seria um mero detalhe diante do que estava por vir.

O próprio Skrtel seria o responsável por ampliar o placar. Aos dez, novamente na bola parada, Gerrard achou o zagueiro, que acertou linda cabeçada para encobrir Oxlade-Chamberlain e Szczesny. A bola na trave de Luis Suárez, numa finalização mágica e improvável logo em seguida, indicava um placar ainda mais elástico.


Skrtel LIVERPOOL X ARSENAL (Foto: Reuters) 
Skrtel abriu o placar com apenas 52 segundos 
de jogo (Foto: Reuters)


Foi quando entrou em ação um outro Liverpool. Um time totalmente entrosado e mordedor engoliu o adversário como se fosse um pobre qualquer das divisões inferiores. Com marcação sob pressão no meio-campo e um contra-ataque de almanaque, os Reds fariam o terceiro e quarto. Aos 16, Özil foi desarmado, Henderson acionou Suárez, que cruzou para Sterling completar. Philippe Coutinho apareceria aos 19 com uma linda assistência para Sturridge fechar a conta do primeiro tempo.

'Só' cinco

Philippe Coutinho e Ozil, Liverpool x Arsenal (Foto: Getty Images)Coutinho leva a melhor sobre Özil: brasileiro teve grande atuação; alemão saiu apagado (Getty)
 
O Liverpool poderia simplesmente abdicar do segundo tempo, poupar seus maiores destaques e esperar o fim do jogo tocando a bola tamanha superioridade. Mas não. Preferiu manter a filosofia de jogo e tentar um resultado histórico. Estava fão fácil que o quinto gol sairia cedo, logo aos cinco minutos: Kolo Touré encontrou Sterling nas costas de Mertesacker, o jovem entrou sozinho na área e não perdoou após duas finalizações.

Desolado, Arsène Wenger mexeu três vezes de uma só vez: Özil, dono de atuação muito abaixo da média, não olhou para o treinador francês ao deixar o gramado. Fato é que o Arsenal melhorou sem o alemão e ao menos conseguiu o gol de honra aos 24, em pênalti cobrado por Arteta.

Não se pode dizer que os Gunners ensaiavam uma reação. Era preciso muito mais do que algumas finalizações para a meta de Mignolet. Do outro lado, o Liverpool seguia sobrando e teve ao menos três enormes oportunidades para chegar ao sexto. Parou em Szczesny – ou na falta de capricho de Henderson após jogada brilhante de Philippe Coutinho. No fim das contas, saiu até barato.



FONTE:]
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/2014/02/coutinho-brilha-com-o-liverpool-em-massacre-sobre-o-lider-arsenal-5-1.html

Nenhum comentário: