quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Galo vira sobre o Santa Fé com brilho das estrelas de Autuori e Neto Berola

Mesmo com um a mais, alvinegro sai atrás no Independência. Técnico acerta nas mexidas, atacante faz o gol da vitória, e Atlético-MG lidera grupo

A CRÔNICA 
 
por Fernando Martins Y Miguel e Léo Simonini
 

A grande estrela da companhia, Ronaldinho Gaúcho, nem de longe teve o brilho costumeiro, sobretudo no conhecido terreno da Libertadores da América. Mas nem foi preciso. Outras duas estrelas brilharam intensamente nesta quarta-feira, no Independência, diante do Santa Fé. 

Estrelas de uma dupla muito criticada pela torcida: Paulo Autuori e Neto Berola. O técnico foi o responsável pelas alterações que mudaram diretamente o placar. Primeiro com Guilherme, que entrou na vaga de Josué e deu lindo passe para Jô marcar. Depois com Berola, que substituiu Fernandinho e fez o gol da virada, já nos minutos finais. Omar Pérez tinha aberto o placar para o valente time colombiano, que, mesmo com um jogador a menos durante 45 minutos, deu muito trabalho ao atual campeão da América. Não foi o bastante para evitar a vitória do Galo por 2 a 1

.
saiba mais

Com o resultado, o Atlético-MG assume a ponta isolada do Grupo 4, com seis pontos em dois jogos, enquanto o Santa Fé permanece com três, ao lado do Nacional-PAR, mas na frente pelos critérios de desempate.

Agora, o Galo volta suas atenções para o campeonato estadual. Sem direito a carnaval, o time enfrenta o Villa Nova-MG, em Nova Lima, no sábado, às 18h30m (de Brasília). Pela Libertadores, o alvinegro só volta a campo no dia 12 de março, quando vai ao Paraguai enfrentar o Nacional. Já o Santa Fé, no mesmo dia, vai até Barinas, na Venezuela, encarar o Zamora.

Pressão sem gol, mas com expulsão

Do jeito que a torcida gosta. Foi assim que o Atlético-MG começou o jogo diante dos colombianos do Santa Fé. Independentemente do estilo do atual treinador, Paulo Autuori, ou do antigo, Cuca, o time começou o jogo como não se via há tempos. Sem querer saber de estudar o adversário, o Galo partiu para cima, com bom toque de bola, rapidez e muita movimentação na frente, sobretudo de Tardelli e Fernandinho. Marcado de perto por Juan Roa, Ronaldinho destoava um pouco do ritmo acelerado da equipe e poucas vezes conduzia o ataque atleticano com perigo.


Netol Berola, atacante do Atlético-MG (Foto: Reprodução / TV Globo Minas) 
Neto Berola festeja o gol da virada no 
Independência  (Foto: Reprodução
 / TV Globo Minas)
Com muito volume de jogo, as chances foram criadas com Tardelli, Fernandinho e até Josué, que arriscou de fora da área. Mas o goleiro Camilo Vargas trabalhou mesmo em cabeçada a queima-roupa, do argentino Otamendi. Milagre do Horto, e não foi de São Victor.

Já na parte final da primeira etapa, quando os colombianos passavam a tocar mais a bola e assustar em alguns contragolpes, o Atlético-MG ficou com um homem a mais em campo. Otamendi acabou atingido no rosto por uma cotovelada do atacante Medina. O auxiliar chamou a atenção do árbitro Daniel Fedorczuk, que não titubeou e mostrou o vermelho direto. Foi o ato final do primeiro tempo no Horto.

Estrelas de Autuori e Berola brilham

O ritmo alucinante do Atlético-MG deu lugar a um jogo mais cadenciado. Com um homem a menos, o Santa Fé deixou apenas Cuero na frente, caindo pela esquerda do ataque, para tentar, numa arrancada, encontrar o gol. Com isso, o Galo passou a ter mais espaço para girar a bola na busca pelo espaço. E ele apareceu, aos sete minutos, depois de giro e chute de Jô que explodiu na trave.

Ronaldinho, Atlético-MG x Santa Fé (Foto: Léo Simonini) 
Ronaldinho foi marcado por Roa durante toda a 
partida desta quarta (Foto: Léo Simonini)
Mas o Santa Fé não estava morto, ainda mais com um camisa 10 como Omar Pérez. Numa falta lateral, após bobeada de Leonardo Silva, ele já obrigou Victor a fazer uma grande defesa. Mas na segunda chance não teve jeito. Tardelli errou passe na defesa, a bola chegou para Pérez, que com tempo, arriscou um forte chute. A curva foi milimétrica para a bola sair do alcance de Victor e abrir o placar no Horto.

Só que o Santa Fé não teve nem dois minutos para comemorar a vantagem. Guilherme, que havia acabado de entrar na vaga de Josué, deu passe de fazer inveja até a um apagado Ronaldinho. Jô nem precisou dominar e, no giro, mandou no canto de Vargas para empatar tudo, aos 16.


Se a grande estrela da equipe não vinha brilhando, brilharam outras duas, muito questionadas pela torcida. Primeiro a de Autuori, que sacou Fernandinho para a entrada de Neto Berola. Minutos depois foi a do próprio atacante. Em cobrança de lateral que passou por todo mundo, Berola pegou um lindo voleio para virar a partida, aos 41 minutos, e sacramentou a segunda vitória do Galo na competição.


FONTE:

Nenhum comentário: