quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Desabafo de Elias : 'Fecha uma janela, outra, e a porta de saída não se abre'

Na primeira entrevista desde início da novela sobre sua saída ou não do Sporting, volante reitera desejo de jogar no Fla e revela angústia vivida nos últimos dois meses

Por Lisboa, Portugal

Angustiado, sozinho, vendo as janelas de transferências se fecharem e a porta para sua saída do Sporting jamais se abrir. Depois de dois meses sem conseguir definir seu futuro, Elias desabafou e se pronunciou pela primeira vez desde o começo da novela sobre sua permanência - ou não - em Portugal. Comentou ainda a negociação frustrada para retornar ao Flamengo, um encontro com dirigentes do Fluminense, a distância da família e a indefinição sobre os rumos da sua carreira.
Em entrevista exclusiva ao programa Globo Esporte, Elias abriu o coração. O volante reitera sua vontade de voltar ao Rubro-Negro - ele ainda não desistiu -, mas ficou triste pela anunciada desistência do clube na sua contratação. O volante admite que um acerto com o Fluminense seria pouco provável, explica o motivo de ter recusado transferência para o futebol chinês, revela a angústia dos últimos dois meses, a dor por conta da distância do filho Davi e comenta sobre sua rotina em Portugal. 

- Muita vontade de voltar a atuar. Torço para encontrar essa luz no fim do túnel  para poder, quem sabe, voltar a vestir a camisa do Flamengo - disse Elias. 

Confira abaixo a íntegra da entrevista.

Elias flamengo Cruzeiro (Foto: Alexandre Loureiro / Agência Estado) 
Mal na foto: Elias reitera sua vontade de voltar 
para os braços da torcida rubro-negra, mas 
sabe que situação é delicada e lamenta 
todo imbróglio com o Sporting, de 
Portugal (Foto: Alexandre 
Loureiro / Agência Estado)
 
Você está quase esquecido em Portugal. Não joga, não dá entrevistas e está sem a família por perto...

Elias: Não posso fazer nada. É uma fase ruim que estou passando, mas Deus vai abençoar e me tirar daqui, ou até me colocar para jogar aqui mesmo.
 Fecha uma janela, outra, e só a porta de saída para eu ir embora que não se abre
Elias
 
Como foram esses dois meses desde que você teve que se reapresentar ao Sporting  até agora, vendo o tempo passar, as janelas se fecharem, as inscrições na Libertadores terminarem?
Foi angustiante. Cada dia que passa você cria uma expectativa, acha que vai dar certo, que eles vão aceitar e acabam não aceitando. Fecha uma janela, outra, e só a porta de saída para eu ir embora que não se abre. Mas tenho esperança ainda. Enquanto a janela do Brasil e outras estiverem abertas, tenho a expectativa de poder sair.

O Sporting quer reaver o investimento feito em você. As propostas que apareceram do Flamengo não agradaram. A da China foi considerada boa e você que não quis ir, foi isso?  
Na China, eu não tinha objetivo de jogar com essa idade (28 anos). Dois meses atrás, almejava ainda a Seleção. Acho que agora ficou muito difícil. Rejeitei, pois queria voltar para o Flamengo e, com certeza, estando bem, estaria bem mais perto da Seleção, mas isso não aconteceu. Fiquei triste. Estou aqui sem jogar. Coisa que fiz muito bem no ano passado.

Acabou sendo punido pelo ano que você fez? Talvez se estivesse ido mal as coisas fossem mais fáceis hoje?  
Já teriam liberado de graça (risos). Mas é assim. No futebol, quando alguém investe, quer ter o retorno. Só que, às vezes, tem que ter um pouco de jogo de cintura, pois como eu fui muito bem no ano passado, eles querem o dinheiro. Se eu ficar sem jogar nesses seis meses, eles não vão receber o dinheiro que querem. Tenho certeza que nenhum clube vai pagar o que estão pedindo por um jogador que ficou seis meses sem jogar.
 A proposta do Flamengo não agradou. Entendo o Flamengo, mas tento entender também o Sporting
Elias
 
 Por conta das negociações arrastadas por muito tempo, você acabou tendo que entrar com uma nova ação na Fifa e na Uefa. O Flamengo, oficialmente, desistiu de sua contratação. Publicou um comunicado no site do clube, os dirigentes disseram isso nas entrevistas. De certa forma isso te entristeceu?
Fico triste, mas entendo. Pelo que eu sei, o Flamengo até hoje não recebeu uma resposta do Sporting. E era o que eu pedia para eles, rejeitem a proposta, não fiquem prolongando. Pela conversa que os clubes tiveram, o Flamengo ficou muito chateado com a postura. Entendo o Flamengo, mas tento entender também o Sporting. Eles fizeram o investimento e queriam o retorno, a proposta do Flamengo não agradou. Agora é torcer para que o Flamengo ou outro clube possa conseguir esse dinheiro que o Sporting está pedindo, para que eu possa voltar a ser feliz.

A sua maior vontade ainda é jogar no Flamengo ou hoje você tem desejos divididos?
Tenho vontade de jogar no Flamengo, mas agora não posso escolher muito. Claro, se aparecer outro clube interessado, o Flamengo pode ter certeza que vai ter a preferência. Vou comunicá-los e pedir para que eles consigam empatar essa proposta com o Sporting. Caso não aconteça, vou agradecer o ano que tive lá no Flamengo, que foi maravilhoso. O respeito que tenho pelo clube vai ser eterno. Vou tentar falar com o Flamengo para chegar essa proposta.
 Acho que é muito difícil isso acontecer (jogar no Fluminense)
Elias
 
 Nos últimos dias, saiu no Brasil que o Fluminense teria o desejo de te contratar. Houve algum contato com você, com seu pai ou com o Sporting?
Comigo, não. Só uma vez que eu estava em um restaurante tradicional aqui e encontrei um dos diretores. Ele se apresentou para mim, mas ficou só nisso. Acho que o interesse do Fluminense vem de tempos atrás, já tive algumas sondagens antes de ir para o Flamengo. Perguntaram se eu tinha interesse em jogar lá e eu falei que sim. Mas hoje minha cabeça está voltada para o Flamengo e espero que possam reabrir essas negociações.

Seria estranho você voltar ao Rio de Janeiro e se apresentar no Fluminense, e não ao Flamengo?
Acho que é muito difícil isso acontecer. Agradeço ao Fluminense, é um clube muito grande, todo jogador sonha jogar em uma grande equipe, mas hoje, no Rio de Janeiro, não me vejo vestindo outra camisa que não seja a do Flamengo.

chicão e Elias Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)Elias revela a saudade do filho Davi, que está no Brasil (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
 
A história com o seu filho (Davi) que comoveu o Brasil, por conta do problema de saúde que ele teve, a torcida do Flamengo homenageou, aquilo criou um vínculo maior com o clube. Você está desde o dia 2 de janeiro sem vê-lo. Como está o seu lado pai?
Cheio de saudade dele e da minha mulher, só tenho conversado pela internet, mas são ossos do ofício. Tenho que aguardar um pouco. Eles já estão querendo vir. Ainda tenho esperança de poder resolver isso, ter um desfecho feliz e que eu possa retornar ao Brasil.

Seu pai disse que seu filho vê o jogo do Flamengo na televisão e fala que é você...
Qualquer pessoa que está com a camisa do Flamengo na rua ele grita "papai". Todo mundo sabe, eu sou corintiano, acho que vai ser difícil mudar a cabeça dele. Ele vai torcer para o time que quiser, tem que ser feliz.

Pelo que você conhece de futebol, está vendo luz no fim desse túnel para acontecer esse negócio ou você acha realmente que está difícil?
Eu pensei muito nisso no primeiro mês, agora não. Penso em ir lá, tentar fazer o melhor no treino para estar bem preparado. Caso apareça um clube interessado e me contrate, eu vou chegar lá estando bem. Deixo por conta de Deus, para que tudo possa acontecer do jeito que eu desejei. Se eu ficar pensando nisso, acabo angustiado e não rendo bem. Procuro fazer meu trabalho, vou treinar bem na equipe B, para que um dia, se tiver uma oportunidade em outro clube, possa chegar bem.

Como é sua rotina aqui em Portugal?
Sempre acordo às 8h, tomo café da manhã aqui no hotel, vou para o treino, almoço com um amigo meu que está aqui. Às vezes, encontro algum amigo meu para tomar um chá da tarde, depois da sesta (risos). Converso com eles, às vezes vou ao cassino, janto com amigos e assim está sendo.

Está com saudade de ouvir a torcida gritar seu nome no Maracanã, de pisar no estádio?
Muita vontade de poder voltar a atuar. Torço para encontrar essa luz no fim do túnel  para poder, quem sabe, voltar a vestir a camisa do Flamengo.

Nessa Libertadores, caso o Flamengo se classifique, você ainda tem a possibilidade de entrar na segunda fase. Torce para o time se classificar?
Mesmo não acontecendo um acerto, vou torcer sempre para os meus antigos companheiros e amigos que eu deixei no Flamengo. Desejo toda sorte, é um grupo que trabalha muito e espero que chegue longe e dispute as finais da Libertadores.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2014/02/desabafo-de-elias-fecha-uma-janela-outra-e-porta-de-saida-nao-se-abre.html

Nenhum comentário: