quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Fracasso' no gelo, Isinbayeva crava ida ao Rio nas pistas ou na área VIP

Sochi 2014 sochi 2014 

 

Estrela do salto com vara revela aventuras mal-sucedidas nos rinques de patinação, faz mistério sobre retorno ao esporte e se esquiva apenas de falar sobre a gravidez

Por Direto de Sochi, Rússia

Desde o Mundial de Atletismo de Moscou, Yelena Isinbayeva faz raras aparições públicas. Após anunciar que queria ser mãe, a atleta ficou reclusa e passou a vetar o tema em entrevistas. Em Sochi, a barriguinha está muito evidente, mas nem assim a russa comenta a gravidez. Atarefada com os compromissos de prefeita da Vila Olímpica da costa, ela prefere falar sobre o desafio de trabalhar com os Jogos de Inverno. E, para deixar claro que entende do assunto, revelou seu passado nada vitorioso nos rinques. Antes de se tornar a maior saltadora com vara de todos os tempos, Isinbayeva colecionou tombos no gelo ao se arriscar na patinação artística.

- Eu tentei, mas descobri que era muito difícil e também perigoso para mim, então parei de treinar. Eu já saltava na época. Era muito arriscado para me machucar, e preferi me afastar de todo este tipo de risco e cuidar de mim para ter a melhor performance na pista. Eu não era boa, estava sempre caindo – contou.

Isinbayeva grávida sochi (Foto: Helena Rebello ) 
Isinbayeva tenta esconder a barriga com casaco 
largo, pois não comenta publicamente sua 
gravidez (Helena Rebello )

Na cidade-sede dos Jogos de 2014, a musa é a responsável por dar as boas-vindas às delegações que se hospedam no Parque Olímpico às margens do Mar Negro e por guiar autoridades. Nesta semana, ela recepcionou o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o presidente russo, Vladimir Putin, que a requisita bastante como garota propaganda das aspirações esportivas do país. 

Yelena Isinbayeva e Vladimir Putin Sochi (Foto: Helena Rebello)Yelena Isinbayeva e Vladimir Putin: musa colabora frequentemente com ações de promoção esportiva do governo (Foto: Helena Rebello)
 
Apesar de acordar cedo, ter a agenda lotada e dormir pouco, Isinbayeva está animada com este desafio. Além de se esforçar para se familiarizar ao menos com seus compatriotas, ela promete acompanhar o maior número possível de provas ao longo das próximas duas semanas.

- É totalmente diferente do que eu faço normalmente, mas também é bem legal. Eu gosto do meu novo trabalho. É uma grande responsabilidade, mas acho que estou apta a fazer tudo o que preciso. Vou tentar ver tantos eventos quanto possível. Definitivamente vou ver o hóquei no gelo masculino, a patinação artística e a patinação de velocidade em pista curta. Quero estar por perto.
A saltadora ainda estará presente na Cerimônia de Abertura, nesta sexta-feira, 7 de fevereiro. Ela terá uma função importante na festa, mas não revela qual.

- Eu tenho um papel importante na Abertura, mas é ultrassecreto. É sim, no mesmo nível – disse, rindo, em resposta à pergunta sobre se este papel é tão secreto quanto o que ela fala durante seu ritual de concentração para as competições de atletismo.

Ida ao Rio está confirmada, de um jeito ou de outro


Isinbayeva medalha de ouro Mundial Moscou (Foto: Agência Reuters)Isinbayeva com o ouro do Mundial de Moscou: musa ainda quer saltar no Rio (Foto: Reuters)
 
Com o parto previsto para este ano, Isinbayeva ainda não tem data definida para seu retorno às pistas. A recordista mundial do salto com vara pretende buscar o tricampeonato olímpico, mas deixa claro que quer ir às Olimpíadas no Rio de Janeiro mesmo que seja como espectadora.

- É difícil falar algo sobre retorno. É claro que sinto falta, mas também é claro que estes Jogos de Sochi me inspiraram a continuar minha carreira profissional. É claro que gostaria de tentar competir no Rio, porque tenho certeza de que serão Olimpíadas incrivelmente boas, já que estou um pouco familiarizada com os brasileiros e os vejo como pessoas muito emotivas. Eu só quero ver estes Jogos ao vivo. Se eu estiver apta a saltar, eu vou ficar feliz, mas se não puder, estarei lá como convidada VIP. Mas definitivamente estarei no Rio.


saiba mais

Nenhum comentário: