quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Revista alemã causa polêmica ao usar foto de Lauda para retratar Schumi

'Titanic' teve 35 edições banidas desde sua criação, em 1979, e tricampeão austríaco critica a publicação: 'Eu me pergunto: quem produz tamanho lixo?'

Por Rio de Janeiri

Capa da revista satírica Titanic (Foto: Reprodução)Capa da revista satírica Titanic (Foto: Reprodução)
 
Famosa por sátiras ácidas, polêmicas e, na maioria das vezes, consideradas de mau gosto, a revista alemã "Titanic" tem causado mal-estar com a sua mais recente edição. Na capa, a publicação usa uma foto do tricampeão de Fórmula 1 Niki Lauda – que sofreu um grave acidente no GP da Alemanha de 1976, quando foi retirado do carro em chamas, resultando em diversas cicatrizes –, com a legenda: "Exclusivo! Primeira foto após o acidente: veja o quão lesionado Schumacher ficou", numa questionável brincadeira com o trágico incidente sofrido pelo heptacampeão alemão no dia 29 de dezembro de 2013, quando esquiava nos Alpes Franceses.

A piada do folhetim não para por aí. O artigo se propõe a ensinar os pais a explicar com jogos e diversão a queda sofrida por Schumi. Uma das brincadeiras consiste em completar um labirinto em montanhas cobertas de neve. No entanto, caso o leitor erre o caminho, ele cairá e irá parar no hospital. 

Lauda tratou imediatamente de rechaçar a publicação:

– É uma publicação sem vergonha e desrespeitosa. Eu me pergunto: quem produz tamanho lixo? – reclama o tricampeão ao site austríaco Austriantimes.at.

Desde sua criação, em 1979, a revista teve 35 edições banidas e proibidas de serem publicadas. Dentre as capas infames que não puderam ser colocadas à venda, está a edição que atacava o Papa Bento XVI. Nela, sob o título "Noch eine Undichte Stelle Gefunden" ("Encontrada mais uma ruptura") – uma alusão ao escândalo de furto de documentos secretos na Santa Sé publicados na imprensa e batizado com o nome de "Vatileaks" – o Pontífice é retratado com uma grande mancha amarela na parte da frente da batina branca, outra marrom na parte de trás, numa clara referência a urina e fezes.

Edição que satiriza Papa Bento XVI foi proibída de circular (Foto: Reprodução) 
Edição que satiriza Papa Bento XVI foi proibida 
de circular (Foto: Reprodução/Titanic)

O editor chefe da revista, Thomas Gsellha, afirmou que qualquer famoso está sujeito às brincadeiras.

– A reação da mídia britânica é hipócrita. As pessoas estão apenas irritadas, pois a ideia foi tirada de debaixo dos seus narizes – afirmou.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/02/revista-alema-causa-polemica-ao-usar-foto-de-lauda-para-retratar-schumi.html

Nenhum comentário: